Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












julho 22, 2017

25ª Lição Discipulado Conforme o Coração de Deus.




14º capítulo = Discipulado da Teoria à Prática.


Jesus preparou tudo para a Igreja, isto conforme já indicado na Palavra de Deus, que somos nós. 

Agora temos que aprender como aplicar estes princípios Bíblicos para então poder formar a liderança na Igreja em cada igreja local. 

Indagações ocorrem na vida de cada filho de Deus; como poderemos ver as regras e diretrizes na liderança bíblica? Será que todos nós somos obrigados a observar isto? E como fica o fato que sou livre uma vez que sou salvo? Amo pesquisar sobre isto na Bíblia para encontrar respostas para minhas indagações. Tenho visto em minha caminhada que a Bíblia nos dá a resposta em todas as nossas indagações. A liderança bíblica tem traços de caráter e personalidade de um líder segundo o coração de Deus; e o exemplar perfeito nisto é Jesus Cristo. Como poderíamos conceituar liderança bíblica segundo o coração de Deus?

O apóstolo Paulo nos convida a ser imitadores dele, assim como, ele é imitador de Jesus Cristo. Uma resposta rápida seria: Vamos fazer tudo conforme a vontade de Deus e não a nossa maneira. Isto basicamente todos sabem, porém como vou saber se na liderança a qual Deus me confiou estou fazendo a vontade de Deus?  Acredito que liderança íntegra segundo o coração de Deus, descreve o perfil do líder que Deus escolhe.  Jesus escolheu doze discípulos. Qual era o traço de caráter deles? Acredito que quando Jesus os escolheu eram pessoas comuns iguais a mim e a você. Por isto vamos nos esforçar para que possamos honrar aquele que nos chamou para servirmos ele aqui nesta terra como seus embaixadores. Desenvolvemos a conduta de um líder na medida que permitimos Ele nos transformar na caminhada com Ele. Eu quero me posicionar e ser um líder íntegro. Quero governar conforme nos foi instituído por Deus. Seguir os Princípios que devemos e também agir sob o código de conduta que Deus estabelece no qual devemos nos conduzir.  Eu quero ser conforme o coração de nosso Deus; e você como deseja ser? Deus chama, habilita e capacita.

Ordenado e honrado por Deus.

Em 1 Sm. 9:15-10:27, encontra-se a linda história como Deus escolhe Saul, e o trata com honra, sendo convidado na casa do profeta para jantar. O profeta reserva para ele a coxa, parte especial da carne, para ele comer, e em seguida, lemos a linda historia como ele foi ungido a rei. Saul foi honrado diante do povo e Samuel o profeta sela tudo isto num livro no verso 25: “E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa”. Saul foi o único a ganhar este tipo de cortejo para o trono dele. Saul tinha tudo para ser um excelente rei, diríamos que ele foi muito sortudo em ser imposto como rei assim, nem precisou fazer campanha política e ser votado e tal. Mas, algo que eu pessoalmente observo, Saul não havia sido treinado antes observando um rei que agia nas conformidades divinas; o qual servia a Deus. Saul, nunca havia observado algum rei agir diante de Deus e os seus súditos corretamente; dignificando a Deus em todo seu proceder. Saul tinha a unção de Deus e foi escolhido por Deus; e lemos isto em: 1 Sm. 10:11 – “E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?” Como também em 1 Sm. 19:24 diz que ele estava no meio dos profetas.


Davi também foi ungido a rei, e também vemos esta descrição na Bíblia:
“Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá” - 1 Sm. 16:12-13.  Apesar de Deus ter usado o profeta Samuel para ungir a Davi, e o Espírito de Deus se retirar de Saul e se apoderar de Davi, mesmo assim; ainda levou muito tempo até Davi literalmente assumir o trono de Israel. Diz a Palavra que Saul ainda reinou por muito tempo, e só depois da morte de Saul, que Davi foi ungido novamente pelo povo sobre Judá. Em 2 Sm. 2:1-4 lemos como ele foi recebido pelos homens de Judá que o ungiram rei sobre a casa de Judá. Anos se passaram enquanto Davi sempre se posicionou debaixo da ordem de Deus. Ele sempre buscava a Deus o que devia fazer. Até o dia que ele foi também ungido sobre todo Israel. Em todo seu reinado vemos que Davi buscava sempre a Deus.

Aqui temos dois exemplos como Deus chama seus filhos, os habilita e capacita, os ungi e provê de tudo necessário para que eles sejam líderes conforme seu coração; porém a pessoa tem o direito de escolha de querer seguir isto ou não

Saul obedeceu até certa altura, e depois disto ele fez o que ele creu ser certo. 

Davi, em suas escolhas buscava sempre a Deus em sua liderança como rei. 

Davi, Moisés, José, Paulo, Pedro, João e os outros discípulos aprenderam a liderança na teoria e depois na prática. 

Cada ser humano que for usado por Deus, primeiro tem que conhecer a Palavra de Deus. Isto pelo fato que a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. Portanto, temos que ter fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. (Ro. 10:17 -  “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” – Hb. 11:6 -  “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Cada um de nós aprende ouvindo, igual os discípulos aprenderam e foram treinados a andar nesta conduta. Da Teoria à Prática, do Aprendizado ao Líder. Ninguém nasce sabendo as coisas e nem tão pouco um líder se constitui sem o conhecimento. Conhecimento se adquire através de várias formas e as mais importantes são aprender e praticar. 

Após terem aprendido durante três anos andando ao lado do Mestre, os discipulos ouviam a Jesus ensinar e pregar. Os discípulos viam Jesus curar, prover comida e dar conforto aos que choram. Os discípulos viram que Jesus ia de casa em casa cuidar daqueles que assim o necessitavam.....

Minha pergunta para todos nós hoje é:  "Será que eu estou disposto a ser um discipulo conforme o coração de Jesus????  

Você o segue a Jesus a quanto tempo? 3 anos como os discípulos? E você está preparado para ir e fazer discípulos?  Comece em ser um bom amigo... ouve quando tem alguém que necessita alguém para conversar... Ofereça a esta pessoa que irás orar por eles.... Discipulado começa assim... depois ouça como o Espírito Santo te guia para ajudar mais e ir adiante nesta preciosa tarefa. 

Abraços em Cristo Jesus... sejamos fiéis nesta obra. 




A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, 
Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM