Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












agosto 04, 2017

26ª Lição Discipulado Conforme o Coração de Deus.



15º capítulo = Paulo nos ensina sobre Liderança


Paulo ensina a Timóteo a ser um bom líder e como introduzir novos líderes na igreja. Vamos ler e analisar o texto aqui: 1 Tm. 3:1-13.
ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”.

Está ai o relato de bons princípios nos quais cada líder deve treinar seus liderados. Paulo mostra o que é importante observar e o que não. Existem os princípios estipulados por Deus como devemos proceder em nossa casa como filhos de Deus. Temos por obrigação seguir os ensinos em sua Palavra. Vamos analisar cada item separadamente. Paulo ensina a norma de conduta e os princípios que a Igreja deve seguir, pelo fato que os requisitos para a liderança aqui na terra foram estabelecidos por Deus. Vamos analisar cada item separadamente. Ele começa a mostrar a Timóteo que: “ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”.  Não foi Paulo que estabeleceu as regras e sim, ele mostra que A Palavra é fiel que ele está dando, é de Deus em primeiro lugar; e que se alguém deseja o episcopado, ou seja, a liderança... Excelente obra deseja.

Mas, porém, contudo, todavia se quisermos ser “líderes” dentro da Igreja não podemos querer fazer as coisas do nosso jeito. Nosso jeito tem que se ajoelhar aos pés de Cristo, o Senhor!! Paulo adestrado por Deus nos ensina como o líder deve ser, vamos estudar a seguir.
                                             
Ele mostra a segunda norma que convém, pois, que o bispo seja; Irrepreensível ó o dicionário nos diz que esta palavra significa: => ir.re.pre.en.sí.vel – adj. (lat. irreprehensibile)
1  Que não pode ser repreendido.
2  Correto.
3  Perfeito.
4  Imaculado.
Alguém que não pode ser repreendido, isto na verdade não se encontra em nenhum ser humano; pelo fato que todos somos falhos. Pelo que podemos aprender aqui, a pessoa deve ser tão correta que é impossível encontrar falha nela, e isto com certeza só podemos obter andando em espírito e em verdade como a Bíblia nos ensina. Correto e perfeito; isto era a pessoa de Jesus Cristo. Consequentemente vemos que é exigido de um líder aqui na terra que ele espelha a vida de Jesus em seu viver. Apenas existe uma maneira de sermos irreprensíveis... e isto é quando somos vasos para honra Dele, nas mãos Dele.
Deve ser imaculado. Humanamente pelos nossos esforços é impossível, mas o Espírito Santo opera isto dentro em nós se deixamos ele nos aperfeiçoar. Compare isto com o que o apóstolo fala aos Filipenses. Fl.1:6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Fl. 2:13 “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”  Sendo assim Deus faz com que seja possível que os seus servos sejam conforme Ele exige. Deus torna os seus filhos na estatura que Ele exige deles, se assim permitirmos que Ele o faça.

·         Marido de uma mulher, = esta palavra se esclarece sozinho nem precisa que ainda explicamos algo sobre isto. Um servo de Deus pode ser solteiro como Paulo era, mas se quiser casar, que seja marido de uma mulher, amém? A pessoa que deseja ser um líder na Igreja de Jesus Cristo não tem opção nesta área, está prescrito certíssimo conforme Deus exige e não adiante ficarmos teimando que cremos diferente sobre isto. Neste item Deus não pede nossa opinião e sim Ele impõe a Dele. Deus jamais vai avaliar alguém de nós de acordo com o que nós achamos sobre isto. Muitas pessoas crêem que pelo fato que elas pensam diferente e não concordam o que está escrito na Bíblia; neste caso são dispensadas no que diz respeito a observar o que Deus prescreve.
-     A Bíblia não diz que a pessoa tem que ser casada, pois Paulo não era casado. Era solteiro pelo que se sabe. Ele afirma que se o servo é casado, deve ser marido de uma só mulher.
·         Vigilante = é requerido que um servo de Deus vigie para que ele faça tudo conforme está escrito na Bíblia; e que ele não caia em tentação. Gostaria de deixar alguns versos sobre vigilância aqui: Mc. 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Para sermos aptos a vigiar temos que buscar Deus em oração. 1 Co. 15:34 “Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.” 1 Co. 16:13 “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” 1 Pe. 4:7 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.” 1 Pe. 5:8 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”
·         Sóbrio = segundo o dicionário Aurélio significa: adj.1. Moderado no comer, no beber, e em geral em todos os apetites sensuais. = Creio que a sobriedade vem quando aquilo que ingerimos não vem a nos controlar, e sim, nós controlamos o quanto ingerimos de bebidas e a comida.
·         Honesto = uma pessoa honesta não engana nem a si mesmo e nem o próximo. Ser honesto é transparente, não engana a ninguém.
·         Hospitaleiro, = aquele que acolhe o próximo quando necessita de ajuda.
·         Apto para ensinar; Eu creio que o dom vem de Deus para ensinar, este apto para ensinar é o fato de buscar conhecimentos e entendimento na Palavra de Deus para ser apto para ensinar. A pessoa só consegue ensinar o que ela já sabe. Portanto, a pessoa deve ter conhecimento da Palavra de Deus o suficiente para poder ensinar. Em outras palavras requer-se que um líder estude a Palavra de Deus o suficiente para ter qualificação para ensinar a mesma.
·         Não dado ao vinho, = com certeza esta parte significa que temos que ter o autocontrole sobre a vontade de tomar vinho. Na época de Jesus, todos tomavam vinho, mas era ensinado que só podemos tomar a quantia que não faz a pessoa ficar afetado pelo mesmo. Se, tomarmos e ficarmos bêbados, já não somos senhores sobre nossos atos. Exige-se de um cristão que ele tenha o fruto do Espírito Santo dentro dele, e um deles é o autocontrole que nos é dado pelo Espírito Santo de Deus. A Bíblia não diz que tomar vinho é pecado, mas quando não sabemos ter autocontrole sobre a quantia que tomamos, ai então se torna pecado.
·         Não espancador, = Deus não concorda com violência contra o próximo, e nem contra si mesmo. Espancar com certeza é pecado. – Existem as pessoas que se auto-mutilam, se espancam a si mesmas para se corrigir. Isto não é bíblico. Eu conheci uma irmã que toda sexta feira ela entrava no banheiro da casa dela e se espancava até cair desmaiada no chão. Ela dizia que é bíblico a autodisciplina. Eu  creio que ela compreendeu completamente errado o contexto da Palavra. Autodisciplina na Bíblia significa que devemos ter o cuidado de observar se estamos vivendo conforme a Bíblia nos ensina. Devemos nos autodisciplinar sim, averiguar nas Escrituras se estamos de fato vivendo  agindo conforme a Palavra diz; porém não é correto auto-molestar-nos fisicamente. Espancar é pecado. E também não devemos fazer isto com os filhos ou ao próximo. Deus é contra a violência.
·         Não cobiçoso de torpe ganância, O dicionário nos diz que torpe significa: adj. 2 g.1. Impudico; obsceno. 2. Sórdido; infame; ignóbil. 3. Interesseiro. 4. Nojento; impuro. 5. Sujo; manchado. Ganância = s. f.1. Lucro; ganho. 2. Ganho ilícito. 3. Avidez de ganho, de lucro.
Portanto = não cobiçar, ou ter um desejo impuro de lucros ou ganhos ilícitos. Mas moderado, = moderar significa não ir a extremos, mas se controlar e não exagerar nas coisas que fazemos ou adquirimos.
·         Não contencioso, = contenda é o contrario de bom entendimento. Deus não concorda com brigas.
·         Não avarento; = avareza significa: s. f.1. Apego sórdido ao dinheiro para o acumular.  2. Mesquinharia. Devemos levar isto muito a sério porque na casa de Deus isto não é aceito que a liderança proceda desta forma. Isto é pecado diante de Deus e o ser humano, a avareza é um apego sórdido ao dinheiro par o acumular; e satanás tenta muitos que estão na liderança para desviar-se do alvo.
·         Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. Para ser um líder na igreja é importante que a pessoa possa apresentar o seu currículo, eu estou cuidando bem da minha família pessoal; cuidarei da mesma forma a família de Deus. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); = Experiência minha no passado, em todo lugar onde uma igreja coloca uma pessoa no cargo de liderança quando esta não sabe liderar bem sua própria casa; isto só resulta em problemas dentro da igreja.
·         Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. = Não devemos colocar novos cristãos nos cargos na igreja, Jesus colocou seus discípulos apenas após três anos de treino em cargos de responsabilidade. Será que foi por acaso? Creio que não, isto era sabedoria divina.
·         Ter bom testemunho. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. A pessoa que é colocada num cargo na igreja não deve apenas ter um bom testemunho de pessoas amigas. Ele deve ter testemunho das pessoas de fora também; isto é de pessoas não cristãs. Se de fato for irrepreensível como aprendemos no início desta passagem de Paulo dificilmente ele vai ter mau testemunho dos de fora; não é mesmo?
·         Não de língua dobre = Pr. 17:20 “O perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua dobre vem a cair no mal.”  De acordo com o dicionário a língua dobre é: Significado de dobre em Português adj. Dobrado, duplicado. Fig. Fingido. Que revela diferentes sentimentos, segundo os fins que mais lhe convêm.
·         Ser honesto. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; = dos diáconos é exigido a mesma qualificação que dos pastores.  Algum dia você já procurou saber o que significa ter uma língua dobre? Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. = É bíblico que a pessoa faça primeiro uma época um estagio por assim dizer. Trabalhar sob supervisão de alguém que já está na liderança por mais tempo.  Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Um líder deve ter uma esposa honesta. É por este motivo que um homem de Deus deve buscar a Deus com quem ele venha se casar porque para servir a Deus ela necessita ter suas qualificações também.
·         Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Creio que uma igreja deve orar como os apóstolos oravam, antes de colocar alguém na liderança. Buscar de Deus para que Ele venha mostrar quem deve ser ungido para cada posição. A pessoa deve ser provada pela igreja, observado sua conduta e testado, assim como numa escola somos testados antes de recebermos a nota final; para ser qualificado, no Reino de Deus também é assim. Nosso currículo deve ser aprovado primeiro por Deus para que possamos estar sendo colocado na posição de líder na Igreja de Cristo.
-        É primordial que na Casa de Deus se aja absolutamente conforme está escrito em sua Palavra.
-        É primordial que a pessoa seja filho de Deus. Deus chama os membros do Corpo de Cristo.
-        Jesus enviou seus discípulos e não pessoas alheias por ai para dirigir sua Igreja. Vemos que em Atos 13:2, era Deus que disse que deveriam separar a Paulo e a Barnabé: “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.


A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, 
Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM