Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 04, 2017

16ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus



8º Capítulo: LIDERANÇA REPROVADA


Jesus também nos ensina sobre o que é reprovado na liderança que Ele impõe. A Palavra de Deus os dá claros ensinos sobre o que é correto e aceito; e tudo o que não é aceito, e que não é correto diante de nosso Deus. Você conhece passagens nas Sagradas Escrituras que falam sobre como Deus reprova líderes? Deus realmente reprovava as pessoas? Podemos começar a falar sobre Adão e Eva, sobre Salomão. Vemos que Caim e Abel estavam trazendo as suas ofertas e vemos que um deles trouxe a oferta e foi aceita, e o outro também trouxe a sua e foi rejeitada.

Temos vários textos onde lemos que os seres humanos reprovavam a Jesus como Messias. Pessoas reprovavam tudo que Deus mandava fazer; e outras passagens onde Deus reprova o que as pessoas fazem, e temos também as reprovações de pessoas contra a liderança humana... porém todavia neste capítulo vamos falar mais sobre a liderança que Deus reprova. O que seria uma liderança reprovada por Deus, você saberia descrevê-la? Temos que ter entendimento na Palavra de Deus o que vem a ser conforme o coração de Deus e o que é o contrário a isto. Temos várias passagens que nos ajudam a entender este assunto. Deus usa seu servo para nos escrever o livro de Hebreus. O autor é desconhecido. É muito importante ler o assunto em seu contexto para não interpretar isto erroneamente. Texto fora de contexto é pretexto para heresia, como diz o famoso ditado.

Hebreus 6:8 “Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.” Lendo os primeiros 12 versos deste capítulo vemos um precioso alerta que Deus nos dá através de seu servo aqui que devemos ter cuidado para que nossos atos não venham produzir espinhos e abrolhos, pois é reprovado; e perto está a maldição.  Se de fato o Espírito Santo habita em nós vamos ser conforme Jesus disse: seremos reconhecidos pelos nossos frutos.
Mt. 7:16,20 “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

Hebreus 5:11-14 e 6:1-12[1] => Hebreus 5

11  Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. = vamos ser cautelosos para não nos tornar negligentes para ouvir o que Deus nos ensina em sua Palavra.

12  Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. = Muitas pessoas já fizeram parte muitos anos da igreja tendo condições de ser mestres na Palavra de Deus; mas, se comportam como quem necessita sempre ser ensinado por alguém mais forte na fé.  Permanecem sempre crianças na vida espiritual, não amadurecem. Porque será?

13  Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. = Está na hora de começar a ingerir comida sólida da Palavra de Deus. Este é mais uma preciosa admoestação de nosso Deus ao fato que novos convertidos não devem estar na liderança.

14  Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. = Exercitar o que se houve e aprende diariamente produz vida que demonstra que sabemos discernir tanto o bem como o mal dirigidos pelo Espírito Santo de Deus.

=> Neste trecho do capítulo 6 de Hebreus versos 1-12;  Ele nos ensina o que de fato deve ser ensinado. Faremos menção desta passagem para observar o que de fato devemos observar e ensinar. 
 Leia a seguir os 12 versos:

1  POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2  E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno 3  E isto faremos, se Deus o permitir. 4  Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5  E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6  E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. 7  Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; 8  Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. 9  Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. 10  Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. 11  Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; 12  Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Citamos a passagem acima para não dar margem a dúvidas.  => Todos temos que aprender os rudimentos sim, os princípios básicos, mas temos que prosseguir e aprender mais e mais, amadurecimento é mandatório; pois não podemos viver sempre como infantis na fé. Resumindo é de suma importância como diz o apóstolo que aprendamos tudo que Deus nos ensinou, para que saibamos enfrentar neste mundo as tribulações, porque existem muitas doutrinas erradas, e temos que manter o ensino saudável na igreja para que ninguém venha ser enganado.  Baseado nisto; podemos ter toda certeza que antes que nós reconhecemos a pessoa pelos seus frutos; Deus a conhece. Se ensinarmos o ensino correto, e a Palavra de Deus como Deus a entregou aos apóstolos, neste caso a igreja terá sólido ensino e saudável; que irá produzr frutos de justiça. Se, a nossa doutrina for torcida com o inimigo tentou induzir ao ser humano no início,  então nosso coração não estaria limpo diante de Deus.  Existe a possibilidade de enganar aqueles que nos seguem, mas a Jesus não podemos enganar. Deus vê nosso coração e em Salmo 139 verso 1-4 podemos ver que Deus sabe tudo que fazemos, falamos. Salmos 139:1-4  “1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.” 

Deus sonda, conhece, sabe quando me levanto, quando deito; e de longe ele entende meu pensamento. De longe Deus já enxerga se um dos seus filhos aqui na terra permite maus pensamentos fluir em seu coração produzindo esquemas para fazer tudo contrário a sua Palavra. Ele cerca o andar de cada ser humano, o deitar, e conhece todo caminho; isto é, não importa o que a pessoa planeja a fazer, Deus o sabe. Não existe como fugir da presença de Deus. E o salmista fala disto também mais adiante neste capítulo. Leia o capítulo inteiro de Salmo 139. Deus observa todo ser humano aqui nesta terra, e principalmente os que estão servindo em Seu Reino. Este é o maior motivo porque devemos ser dedicados em amor servindo ao Senhor quando lidamos com o nosso próximo. Deus reprova a ação da pessoa que for contra a Palavra Dele; mesmo que ela apenas interprete de sua própria maneira. Se ensinarmos conforme faz sentido para nós, então é nossa palavra e não a de Deus. Devemos deixar o Espírito Santo interpretar a Palavra de Deus para que faça sentido. Quando fazemos as coisas concernentes ao reino de Deus de nossa maneira, desonramos a Deus. Quando alguém usa a Palavra de Deus fora de contexto e para seu próprio proveito desviando-a do original como Deus a deu; somos reprovados por Deus. Conforme diz o ditado muito popular: “Texto fora de contexto, vira pretexto para heresia.” A heresia veio de nosso arqui-inimigo; satanás não quer ver ninguém obedecendo a Deus. Ele disse para Eva: ‘Será que...’ lançando uma dúvida no contexto; este é outro meio pelo qual nos desviamos da verdadeira palavra de Deus. Apenas uma dúvida sugestiva como satanás fez com Adão e Eva foi suficiente para alcançar o seu objetivo; poristo, devemos vigiar e sermos cautelosos, buscando sempre a Palavra de nosso Deus. Era apenas uma duvida sugestiva que ele induziu..... sejamos cautelosos e vamos buscar a Deus antes de agir quando as duvidas batem na porta do nosso coração.

Pedro nos alerta em sua carta que tem pessoas que reprovam a pedra viva. Jesus foi eleito como pedra preciosa, e somos alertados que isto irá acontecer. Existirão pessoas que vão rejeitar a Jesus. 1 Pedro 2:4 “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,”. Neste primeiro versículo deste capítulo Pedro começa a nos ensinar que devemos deixar de tudo que fazíamos quando ainda não éramos filhos de Deus. Fico imaginando como deve ter sido uma grande mudança na vida dos discípulos quando começaram a seguir a Jesus. Eles eram acostumados a levar sua vida e com certeza igual a todas as pessoas falavam e faziam coisas que nem sempre eram tão boas; de acordo com a Palavra de Deus.

Todos temos hábitos que ao chegar à presença de Jesus, nos deixam envergonhados. Acredito que era isto que aconteceu com Pedro no dia que ele disse que Jesus era para se ausentar dele, pois ele não sentia digno de ser servido pelo Messias. Lemos isto claramente em Lc. 5:8-9. “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.” Pedro e os outros discípulos não se sentiam dignos de estar diante de  Jesus que acabou de fazer este milagre. Jesus mostrou claramente que ele tem poder de enviar os peixes para ele, para dar-lhes o suprimento para família e tudo mais. Eles haviam pescado a noite toda; estavam no mar, porém alcançaram nada pelos seus próprios esforços. Jesus sabia tudo que havia acontecido com eles. Nada está encoberto de Deus. Os seus atos de pecadores acusavam eles que não eram dignos de estar andando com o Messias. Os nossos pecados, nossa natureza na carne é completamente contrária à santidade de Cristo; por isto Pedro disse: ausenta-te de mim.

Há um confronto no reino espiritual no qual estamos antes de ser salvo por Jesus; e este confronto se manifesta na presença de Jesus aqui. Nascemos espiritualmente mortos, e necessitamos nascer-de-novo como Jesus disse a Nicodemos; em João 3. Pedro se deparou com o fato que Jesus era Santo e que ele não era digno de estar na presença dele; sua vida lhe acusava.  Jesus transformou a vida de Pedro e anos mais tarde em sua carta ele ensina a igreja o que um dia ele havia aprendido. Estar em jugo desigual significa que não devemos andar na carne e servir a Jesus ao mesmo tempo; isto é impossível. A vida na carne e a vida no espírito são opostas entre si. Pedro em sua carta esclarece isto muito bem. Vamos tomar um tempo e ler alguns versos nesta carta de 1 Pedro 2 analisando versos 1-9:

“1 DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,” = neste primeiro verso ele nos admoesta de deixar toda a malícia, engano, fingimento, invejas, murmuração pelo fato que uma vez que somos nascidos de Deus devemos deixar de praticar as obras da carne; pois guerreiam contra o espírito. O discipulado reprovado é aquele que é conduzido em malícia, no engano, fingimentos, invejas e todas as murmurações. Estas são algumas das coisas que não são aceitas e são reprovadas no reino de Deus.

“2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;” = Pedro havia aprendido que era necessário de ter sede e um desejo afetuoso pelo alimento que Jesus nos oferece. Ninguém nasce sabendo, porém como ele diz vamos crescendo quando nos alimentamos da verdade que Jesus nos concede. Ele se expressa dizendo um leite racional não falsificado.


[1]http://www.chamada.com.br/biblia/?pesq=Hebreus+5%3A11-14%2C+6%3A1-12+



A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM