Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 24, 2017

17ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus


Segunda parte da Liderança Reprovada...
“SE ALIMENTAR DO ALIMENTO REAL QUE VEEM DE DEUS E NÃO UM FALSIFICADO.”


Se, a alerta está aqui sobre o fato que devemos ter sede pelo leite racional e não falsificado; é porque existe o fato, que aqui neste mundo alguns seres humanos ainda buscam o falsificado. Deus quer que nos alimentamos com a verdade para não sermos seduzidos pelo engano, permanecendo na verdade. Crescer em Cristo e na intimidade com ele para não sermos enganados; desta feita iremos evitar tudo que é reprovado pela Palavra de nosso Deus.

“3 Se é que já provastes que o Senhor é benigno;” = Tem muitas pessoas que ouviram a Palavra de Deus, creem nela; porém ainda não a provaram. Uma coisa é crer que Jesus é filho de Deus, outra bem diferente é receber ele como Senhor e Salvador de nossa vida. Porque Jesus declarou que ele viria fazer em nós morada. Somente crer não é o suficiente, devemos receber esta benção, a vida de Cristo em nós. E isto inclui a sua Palavra em sua Íntegra; vivendo dentro em nós ela começa produzir frutos de justiça. A Bíblia nos diz que os demônios também crêem, porém estremecem. Tiago 2:19 “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”

“4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,” = Este verso refere em primeiro lugar ao fato que os judeus reprovaram a Jesus, O Sinédrio, os Fariseus e escribas deveriam ter defendido a Jesus como o Messias; do qual o Antigo Testamento fala, porém o seu povo não o reconheceu como tal como nos foi descrito no verso 1. Jesus é a pedra viva,Ele é o fundamento sobre o qual toda a igreja é edificada. 

“5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. = Quando lemos este verso, ai os versos anteriores fazem mais sentidos. Uma vez em Cristo e Ele em nós somos transformados em pedra viva, pois somos  filhos de Deus agora. Casa espiritual e sacerdócio santo para oferecer sacrifícios agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Discipular alguém sobre tudo que Jesus nos ensinou em sua essência é isto. Uma pedra viva reproduz vida. Jesus veio para dar vida e vida com abundância. Deus não quer ver ninguém sofrendo, mas ele traz abundância de vida. É pelo fato que o ser humano sofre na vida em pecados, foi por este motivo que Jesus veio nos salvar da perdição.

“6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.” =  Esta Pedra Viva é Jesus, o Cristo. Quando Deus colocou esta pedra principal da esquina em Sião, foi de fato seu plano para salvar a todo ser humano do pecado e da perdição. Um estabelecimento sempre tem que ter um fundamento para ser construído em cima, para que não venha a desmoronar quando a chuva cai e o solo fica húmido e se desmancha pela quantidade de água. Um fundamento sólido sustenta o edifício construído sobre tal. Uma vez que temos Jesus em nosso coração, não seremos mais confundidos, o Espírito Santo nos convence da verdade, e nos mostra o que é pecado e tudo que é correto e o que não é.

“7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,  a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,” = Deus reprova a rebeldia, e reprova se os edificadores reprovam o Cristo que veio salvar o mundo; pois se estivermos contra Jesus estamos destruindo tudo que Deus em Jesus Cristo construiu. Isto me faz lembrar de um verso que Jesus citou:  Mateus 12:30 “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” Encontramos o mesmo verso também em Lucas 11:23.

8 “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”   = Se uma pessoa intencionalmente contraria a Palavra então ela vai tropeçar. Deus não aceita desobediência deliberada.

9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” = Uma vez que a LUZ a qual é JESUS resplandeceu em nossa vida, pertencemos ao Reino Eterno. Devemos compreender como o apóstolo Pedro aqui nos ensina pelo Espírito Santo que somos uma geração eleita. Somos o sacerdócio real, somos a nação santa, o povo adquirido, para anunciar as virtudes de Jesus que nos chamou das trevas espirituais para a sua maravilhosa luz. É por este motivo que Deus reprova todos que não andam de acordo com isto, pois estaremos pecando que significa errar o alvo que Deus nos deu. Devemos estar solidamente baseada na Palavra de Deus, e dentro do contexto. Jesus treinou durante três anos os doze discípulos para prepará-los como apóstolos. Jesus chamava atenção dos fariseus e saduceus, e dos escribas que haviam estudado “A letra” da época e não faziam o que exigiam dos outros. O apóstolo Paulo nos ensina em 1 Coríntios 9:27  o seguinte: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” Uma liderança para não ser reprovada deve se espelhar na pessoa de Jesus Cristo, e era isto que Paulo fazia. Você e eu devemos fazer o mesmo, devemos seguir Jesus sempre, ser discípulos conforme ele nos ensinou.

Contra-indicações na liderança.


Será que existem contraindicações para a liderança que Deus impõe? Deus deixa bem claro sobre os lideres os quais que Ele não aprova. Vamos ler algumas passagens que nos mostram o que a Palavra de Deus diz sobre líderes e liderança. Sobre aquilo que devemos e não devemos desde o princípio.

O primeiro não faça isto se encontra em: Gen 3:3 – “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.”

Quando Moisés foi chamado para liderar o povo de Deus, este recebeu de Deus todos os mandamentos que deveria dar ao povo de Deus para que conforme estas instruções vivessem. No Novo Testamento também encontramos alguns versos como: - Não toqueis = 2 Co.  6:17 “Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei”;

A Palavra nos diz que Deus é contra os pastores egoístas = Ez. 34:2 – “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas”? E Deus também é contra os pastores que maltratam as ovelhas. = Ez. 34:10 - Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.

Nestes versículos vemos como Deus tem o cuidado de ensinar ao seu servo como liderar as ovelhas, o seu povo; e cada pessoa que Deus chama para dirigir o povo, é ensinada por Deus. Deus livra suas ovelhas dos pastores que se conduzem errados diante de Deus. (Ez. 34:10).

Devemos ser cautelosos também para não mudar a Palavra de Deus. Devemos apascentar as ovelhas conforme a Palavra de Deus e não mudar nada. Deus nos mantém responsável pela nossa obrigação, e prestaremos conta conforme aquilo que nos foi entregue. Deus nos deu a sua Palavra e segundo ela tudo vai ser julgado diante do Trono Branco um dia lá no céu. Sejamos fiéis a Deus e a sua Palavra. Amém?

Não devemos tirar texto fora de contexto, pois isto é um pretexto para heresia; conforme um ditado muito conhecido. Não devemos mudar AS ESCRITURAS, POIS A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRIRÁ, tanto faz se o ser humano tenta mudar o mesmo, ou não. Mateus 5:18 “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Lucas 16:17 – “E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.”
 
 

A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM