Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












dezembro 02, 2015

Lição Nº22 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

 

O Propósito A Ser Vivido, Quando Jesus Prepara Seus Discípulos.

 
O preparo dos doze. O principal propósito de Jesus em vir ao mundo foi morrer como o Cordeiro de Deus para sanar o relacionamento rompido entre a humanidade e Deus e ressurgir dentre os mortos para dar vida eterna aos seres humanos. Todavia, sua vida, morte e ressurreição seriam inúteis para o mundo a menos que o mundo soubesse a respeito delas. Se os homens a quem ele confiou sua obra lhe fossem infiéis, sua vinda à terra teria sido em vão. Jesus poderia ter trazido várias centenas de equipes de Anjos para anunciar seu reino aqui, mas a Bíblia nos fala que os anjos desejaram fazer isto, mas Deus deu isto ao ser humano esta tarefa. Seu preparo não foi tarefa fácil, pois eles estavam sendo treinados para uma obra totalmente diferente do que imaginavam ser o objetivo do treinamento. Eles começaram a seguir a Jesus sem qualquer intenção de se tornarem pregadores. Esperavam que, por ser o Messias, ele estabeleceria um império político mundial do qual eles seriam os administradores (v.tb. Mt.13).
 
O método pelo qual Jesus mudou o conceito deles acerca da obra que ele e os doze tinham de fazer foi apresentar-se a eles com toda plenitude de sua glória divina, de modo que, não importando quão diferente fosse sua maneira de falar e agir do modo pelo qual eles esperavam que o Messias falasse e agisse, ainda assim cressem que era o próprio. Essa é uma das razões pelas quais ele realizou milagres e foi transfigurado diante dos olhos deles, verifique Jo 20.30,31. (De acordo com o Manual Bíblico de Halley, Pg. 448, Edições Vida Nova).
 
Jesus explicou várias vezes a seus discípulos que ele seria crucificado e ressuscitaria novamente, mas os doze tiveram dificuldade de compreender isto no início. As passagens de Mt. 16:21-23 e Lc. 9.22 nos mostram este cenário. Em Mc. 8:31-33, Jesus esclarece claramente aqui que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. No capítulo 9:30-31 Jesus prediz novamente a sua morte e ressurreição, e no capítulo 10:32-34 também. Enquanto Jesus começa sua trajetória aqui na terra como o Messias ele escolhe seus discípulos e desde o primeiro dia já começou o  treinamento. Esta era a observação deles, a aula prática por assim dizer. Jesus sabia que transformar estes leigos em apóstolos não era uma tarefa fácil; portanto ele com paciência e muita sabedoria conduziu-os em cada etapa.  Era necessário que Jesus os conscientizasse que, ele como o Messias era obrigado a cumprir as Escrituras a seu respeito. Ele usou estes doze para começar a Igreja de Cristo aqui na Terra, a Noiva do Cordeiro. Pedro em sua carta nos adverte que não foi dada a anjos a tarefa de pregar o Evangelho, e sim a nós – 1 Pe. 1:12.
 
A última semana antes da Crucificação foi muito intensa tanto para Jesus, o Cristo, quanto para os seus discípulos. Os discípulos tinham dificuldades de compreender algumas coisas que Jesus tentara ensinar-lhes. Os discípulos presenciaram vários cenários onde Jesus literalmente estava passando por lutas difíceis. Eles observavam, e muitas vezes não compreendiam o que estava acontecendo.
 
Vamos analisar um pouco o que se passa na seguinte situação.
1- Jesus entra em Jerusalém, e é aplaudido por todos como Rei, conhecemos esta passagem como a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Aqui acontece mais um episódio que os discípulos não entenderam na hora. Nos versos 14 à 19 de João capítulo 12 descreve o seguinte:
®      V. 14 -15 “E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito: Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta”.  Jesus fez isto porque Ele estava cumprindo o que estava escrito pelo Profeta Zacarias a seu respeito, e o Messias tinha que cumprir tudo que estava escrito a seu respeito: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta” Zc. 9:9. Só que no dia que isto aconteceu os seus discípulos não entenderam isto.
®      O apóstolo aqui menciona que eles lembraram depois que Jesus foi glorificado que isto estava escrito sobre ele. Vs. 16 – “Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram”.
®      Vs. 17. “A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos. Por isso a multidão lhe saiu ao encontro, porque tinham ouvido que ele fizera este sinal. Disseram, pois, os fariseus entre si: Vedes que nada aproveitais? Eis que toda a gente vai após ele”.
 
Tanto na minha vida como na sua passamos por experiências semelhantes. Acontece algo e Deus procura nos falar através do Espírito Santo que habita em nós, mas não ouvimos ou não entendemos e ficamos aflitos. Tempos depois passamos por outra experiência e lembramos-nos do que se passou anteriormente e parece que uma luz se acende dentro de nós e tudo começa fazer sentido. Eu acredito que após Pentecostes quando o Espírito Santo começou a esclarecer as coisas, os apóstolos devem ter dito, agora sim isto faz sentido o que Ele dizia naquele dia.
 
Alguns dos gregos que subiram a festa para adorar, haviam presenciado tudo isto, e tinham o desejo de ver Jesus e então pediram aos discípulos, e estes se dirigiram a Filipe, e lhe rogaram: “Senhor, queremos ver Jesus”.
Em seguida lemos o seguinte que Jesus ao invés de se apresentar aos gregos, pelo menos o texto não nos diz se ele realmente falou com os gregos ou se ele disse o seguinte a todos que ali estavam: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei” Jo. 12:24-28.
 
Jesus esclarece que se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto, e ele estava falando sobre sua própria morte aqui. Estas palavras foram um ensino muito concentrado e profundo, poucas palavras, mas continham a essência daquilo que ele estava por fazer dali uns dias. Acredito que Ele falou tudo isto, para estes gregos também aprender, que: Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.  Jesus deixa claro a eles, se você ama a tua vida, você vai perder ela, e se neste mundo você odeia a vida, você vai ganhar a vida eterna. Acredito que se eu estivesse lá pela primeira vez ouvindo Jesus falar isto, eu diria como alguns dos discípulos disseram: é duro este discurso quem o pode entender? Os discípulos como os gregos e todos que estavam em volta dele, provavelmente não compreenderam ali na hora o que Jesus quis dizer com este discurso. Eles esperavam que Jesus, o Messias fosse reinar agora, e começar um belo de um futuro para a nação de Israel; e Jesus começa falar sobre cair na terra e morrer?  Acredito que nós também teríamos ficado meio confusos naquele dia com esta explicação que no momento não fazia sentido. “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” - Jo. 6:60.
 
Quer dizer se eu gosto da minha vido vou perder ela. Mas será que era isto que Jesus quis dizer? Jesus conhecia seus pensamentos e sabia o que se passava no coração deles. Jesus faz questão de enfatizar fazer-se necessário de fazer uma decisão. Igual Jesus fez com Pedro, você me ama Pedro, então cuida das minhas ovelhas, pare de correr atrás de algo que você crê que vai te dar sucesso; neste caso não posso te usar no meu Reino. Jesus continua dizendo: Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. Os gregos receberam este ensino, você quer me seguir, então vem, mas você precisa tomar uma decisão se você vai estar ao meu lado ou não; é isto que Jesus deixa claro. Esta mensagem também serve tanto para você como para mim.
 
Em seguida Ele fica angustiado, e todos ali na hora presenciaram isto. Você pode imaginar o que os discípulos devem ter pensado nesta hora? Com certeza ficaram incertos o que deviam pensar nesta hora. Um pouco de receio, medo, confusos. Ele fala diante do público: “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome”. E Deus ouve a sua oração e responde: “Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei”. Veja só que linda comunhão entre Deus Pai e Deus Filho aqui na Terra. Quando o Filho falava Deus ouvia e respondia. Aleluias. E lemos em seguida que a multidão ouviu a voz. “Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer”, - Jo. 12: 29-33. 
 
O povo ficou confuso, não sabiam na verdade o que era. Eu creio que eles não conseguiram entender que isto era a voz de Deus soando ali porque Jesus mesmo diz que o povo que está no mundo não vê o Espírito Santo e não o conhece, mas nós o conhecemos.  Isto me faz lembrar de dois versículos que falam sobre o fato que a pessoa que não é de Deus não ouve a voz Dele, por isto creram que era um trovão.
 
Vamos ler os versos:
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”, - Jo. 14:17.
“Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro”, - 1 Jo. 4:6.
Sabemos que os discípulos ouviram isto, pois o apóstolo João descreve-nos o acontecido ali na hora.
 
Em seguida Jesus fala que: “Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer”. Jesus faz questão de esclarecer porque tudo isto ocorreu. Ali havia testemunhas suficientes para declarar que o Messias tinha sido apresentado a eles pela Voz que veio dos Céus; era Deus falando ali com eles. Muitos ouviram isto, e é algo que não pode ser contestado se muitos presenciaram isto. Observe bem como Jesus prepara seus discípulos e a você e a mim nesta hora. Jesus diz: agora é o juízo deste mundo. Jesus sabia que com sua morte lá na cruz, se ele como trigo caísse na terra e morresse, isto traria o juízo para este mundo, o príncipe das trevas seria julgado. E diz Jesus, quando eu for levantado da terra, todos atrairei a mim. Ele esclarece de forma bem abreviada, tudo que necessitamos saber que Ele é o Messias que veio salvar o que havia se perdido. Lemos em outra passagem que Jesus diz que ninguém tira a vida dele, e que sim, ele que a dá de si mesmo. “Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” - Jo. 10:18. Jesus mostra claramente que Ele está em controle da circunstância sempre, ele declara claramente que ninguém tira a vida dele.
 
 Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.” Jo.2:18-22. Nesta passagem Jesus também indica que Ele vai reassumir a sua vida depois de três dias, após eles crucificarem Ele. Jesus, O Messias está em controle de tudo. SE, Jesus disse se fizeram com Ele, farão conosco, e se Ele estava em controle quando fizeram com Ele, Jesus também está em controle sobre o que farão ou não conosco.  Oh glórias, Deus seja louvado, seja louvado nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo.
 
 
 
 
 
Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestre em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM