Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












novembro 18, 2015

Lição Nº21 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

O Getsêmani faz parte da vida do Varão Perfeito.
Um dia ao falar com seus discípulos Jesus ensinou a eles sobre quem queria ser o maior. Jesus não promete alto posto em seu reino aqui na terra para os que servem a ele. Faz-se necessário estar disposto a pagar o preço de ser servo de Deus, assim como Jesus o fez.
Jesus ensinou os discípulos durante três anos, conduziu-os em seu crescimento até transformá-los em líderes da futura Igreja aqui na terra. Os discípulos andaram com Jesus de cidade em cidade, aldeia em aldeia. Jesus ensinava diante deles, curava, ressuscitou os mortos, multiplicou os pães, deu vista aos cegos, fez surdos ouvir, e inúmeros outros milagres. João faz a ênfase aqui dizendo: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” Jo. 20:30-31
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos”, Lc. 6:13; Mt. 10:1-8.  Estes doze receberam o poder de expulsar demônios e curar e voltaram com o relatório como sucederam em sua missão. Vamos ler em Lc.10:17-20 “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. 
Jesus sabia que havia chegado a hora de Ele dar sua vida pela humanidade e ele fala com seus discípulos na hora da ceia, porém os seus discípulos começam a questionar quem seria o maior entre eles. Jesus havia treinado eles todos iguais, os doze, e também quando enviou os setenta, dando o mesmo poder e autoridade a todos; mas nesta hora da ceia começaram a questionaram quem seria o maior. 
 
Vamos ler a passagem: “E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada. Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta. E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram”- Lc. 22:23-39.
A estatura de varão perfeito não descreve quem é o maior ou menor no Reino dos Céus e sim, sobre obedecer e andar como Jesus o fez. Jesus foi exemplo em tudo. Ele explica sobre isto dizendo: Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel. Por este verdadeiro motivo convém que todos nós permaneçamos fiéis na obra que Jesus nos deu. Não vamos deixar a ganância ou amor ao dinheiro, ou posição e cargos especiais aqui na terra tirar o nosso olhar do alvo. Estudamos já neste estudo que quando o primeiro Ser Humano tirou o olhar do alvo, pecou e toda humanidade decaiu da graça de Deus.
 
Depois desta conversa foram ao Monte das Oliveiras, os discípulos o seguiram. É essencial que cada um que se diz discípulo de Jesus siga os passos dele. Muitos querem ser líderes, brilhar e receber um ordenado altíssimo e ter uma vida arregalada como pastores mestres e estar na liderança da Igreja de Jesus. Segundo esta passagem de Lucas 22, estes lugares foram dados aos apóstolos. Temos que prestar atenção no ensino que Jesus deu aos discípulos, andar como eles foram ensinados a andar e prosseguir conforme Jesus mandou a eles. Nem eu e nem você, devemos ir atrás de algo que vai tirar-nos da meta que Jesus nos incumbiu. É da mais alta importância que mantemos nosso olhar sobre Jesus, que começa e termina a boa obra em nossa vida. É Jesus nosso Senhor e Rei da Glória que determina quem é o que em seu Reino; portanto submetemo-nos a Ele conforme lhe agrada.
 
Aprendemos até aqui os estágios que cada um passa, e não é possível alguém querer fazer as obras que os discípulos fizeram depois de Pentecostes quando é novo na fé. Fato é que nem Jesus começou enquanto era novo, e sim; esperou propriamente como o Pai dele o ordenara. Jo. 5:30 - “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”.
Ele esclareceu várias vezes, que Ele agia conforme Ele ouvia o Pai falar. Jesus deixa claro com seu ensino que convém que entendamos que é necessário aprender a viver como Ele ensinou no sermão da montanha. Ele os doutrinou como deveriam se comportar e conduzir-se como discípulo dele. Jesus disse que iria transformar eles em pescadores de homens, e o fez.  O apóstolo Paulo fala que se alguém deseja o cargo de bispo, ou de ser um obreiro, ou diácono e assim por diante, boa coisa almeja, mas que não deve ser alguém novo na fé. Observe como ele escreve isto a Timóteo. “Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo” -1 Tg. 3:6. Acredito que, pelo mesmo motivo, não devemos almejar cargos altíssimos se Deus não nos colocou lá; para não cair na condenação do diabo.
 
Muitas pessoas crêem que pelo fato que eles experimentam o enchimento do Espírito Santo nos primeiros dias quando recebem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, isto os capacita de ir começar trabalhar imediatamente. Nada é mais longe da verdade do que isto. Jesus, aos doze anos de idade estava na Sinagoga e ele estava ouvindo e interrogando os doutores, conforme Lc. 2:46-47 “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”. Jesus nesta época já era cheio do Espírito Santo, mas, ele esperou descer sobre ele a unção que veio de seu Pai, na hora certa para a obra certa.
Apesar de que ele sabia que Ele era o Cristo que veio para salvar o mundo, aos doze anos ele não fez nada além daquilo que ele era permitido fazer. Jesus obedecia a seus pais aos doze anos. Quando estes o acharam e a mãe o questionou dizendo: “Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos a tua procura”. Vs. 48 do capítulo 2.  A verdade que quero salientar aqui é o fato que Jesus tinha conhecimento de tudo que ele iria fazer aqui; ele sabia, porém que tinha que ser varão perfeito antes de iniciar sua jornada como o Messias. Jesus apesar de ser Deus, ele esperou a hora certa de agir no Reino de Deus aqui na terra.
 
Todos nós que somos seus filhos e discípulos só devemos agir e começar a trabalhar quando o Espírito Santo nos capacitar para isto, e quando Este assim nos conduz. Mas,  ao que diz respeito a pregar, e ser um pastor, evangelista e assim por diante, não deve ser neófito. Devemos sim, falar de nossa fé desde o primeiro dia, assim como Jesus fez no templo; falou, questionou estava no templo no meio dos doutores; mas se submetia a quem era acima dele. Exige treinamento para ser transformado num apóstolo de Jesus. Paulo ao se converter, ele foi levado para longe durante 14 anos, e quando ele voltou Deus começou usar ele. Ele ainda necessitou ser treinado por Barnabas e os outros apóstolos. Em Lucas capítulo 4:16, lemos que Jesus aos trinta anos de idade foi e entrou num sábado na Sinagoga, segundo seu costume, e levantou-se para ler. Jesus soube esperar o dia certo para ir e ler e proclamar que agora se cumpriu o que foi escrito a seu respeito; Oh Aleluias. Os discípulos foram treinados no ensino de Jesus durante três anos antes de Pentecostes. Cada um deles conhecia bem o Evangelho que deveriam pregar antes disto.
Jesus sofreu pelo fato que Ele se posicionou e quando Ele fez isto, ele foi perseguido pelo inimigo ao qual Ele veio vencer. Jesus venceu sobre o inimigo morrendo na cruz e ninguém sofreu mais do que Ele. Jesus, porém nos adverte que o discípulo não é mais do que o mestre, nem o servo mais que o seu Senhor. Ele foi perseguido, e nós também o seremos.
 
Algo muito lindo acontece quando uma vida é testada, quando passamos pelo fogo e pelas aflições aqui na terra, o melhor de nós vem à tona. Uma lição a ser aprendido do Jardim Getsêmani, nossa vida passará por experiências onde seremos moídos e transformados ao ponto no qual é extraído o melhor de nós. No Monte das Oliveiras é o lugar onde se processava as azeitonas que crescem lá. Estas azeitonas passam por prensas para extrair o azeite delas.  Eu pesquisei um pouco como as azeitonas são trabalhadas para delas se extrair o azeite. Quando passamos por aflições, e agimos em espírito e vivemos em espírito; o fruto que é extraído é espiritual. Pagamos um alto preço sim, e somos testados e postos à prova. Isto é o maior propósito a ser vivido nesta terra. O melhor de nós é sermos feitos na imagem e semelhança de Deus. Se, formos testados em tudo igual o mestre, isto provocará vir átona em nós a IMAGEM E SEMELHANÇA DELE; e é por isto que se faz necessário andarmos no mesmo caminho que Ele andou. Tal qual o mestre também os servos. Não somos maiores que Jesus e se ele foi testado, também nós o seremos.
Basta ao discípulo ser como seu Mestre, E basta ao servo ser como seu Senhor. Se Jesus foi honrado, também seremos e se Jesus foi aceito, irão nos aceitar. Mas, da mesma forma também se perseguiram o mestre isto também haverá de acontecer com seus discípulos.
Torna-se necessário que a pessoa esteja disposta a renegar a si mesma para ser um servo usado, conforme Deus o necessita.
 
Um dia no Jardim Getsêmani, Jesus orou o seguinte:
  E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras. E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe. E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores” - Mc. 14:32-41.
 
No capítulo anterior no verso um lemos que Jesus sabia que era chegada a hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amados os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Jesus sabia o que Ele tinha que fazer e o que Ele iria passar. E podemos ver em toda trajetória Ele levava os seus discípulos por onde iriam ir, e Ele nunca foi pego de surpresa em nada que acontecia. Ele tinha conhecimento o que estava por acontecer.  Analisemos então o que transcorre nesta hora: Ele chega ao Jardim, e ele diz aos discípulos: fiquem aqui, senta, e eu vou orar. Eu não sei como você teria se sentido nesta hora se você estivesse lá. Mas, eu medito aqui em meu coração a seguir: eles estavam com Jesus na ceia, haviam participado na última semana o momento de Jesus entrar em Jerusalém e ser aplaudido pelo povo todo. “Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor” - Jo. 12:13.
 
Para Jesus foi muito difícil de passar pela experiência que Ele teve lá neste Jardim. Jesus teve que se submeter à Vontade De Seu Pai que estava no Céu. Jesus, Deus Filho, sabia o que Ele tinha que fazer aqui na terra, e para o que ele veio aqui. Mas, como ser humano diz a Bíblia que ele aprendeu a obediência até a morte. SE, chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos, ele nos adverte.
 
A azeitona passa por um processo para ser extraído o azeite dela. É exigido de que cada um de nós que nos negamos a nós mesmos, para que a vida de Jesus possa ser exibida através de nós. De Jesus o ser humano, foi extraído lá no Getsêmani o Filho do Homem, que veio salvar o que havia se perdido. Jesus teve que aprender a se posicionar como o Messias; que fora enviado. Deus permite que passemos por provas, Jesus passou por elas; porque o propósito a ser vivido é o fato que, Deus de fato mora dentro em nós, e a sua presença é espelhada em nossa vida se andarmos em sua luz. Mencionamos o fato que Pedro teve que tomar uma decisão. E Pedro tomou esta decisão. Jesus o confrontou se ele o amava, neste caso que fosse cuidar de suas ovelhas. Você ama a Jesus? Neste caso, tome a sua decisão se você vai cuidar das Ovelhas de Jesus conforme Ele determinou!
 
Jesus confrontou a Pedro com a pergunta e repetiu a mesma por três vezes. Vemos que Jesus apenas fez isto com Pedro. Ele questionou seu discípulo sobre o amor. Pedro teve que decidir se ele iria receber o “Deus é Amor” em sua vida e o deixar reinar ou não. Esta decisão todo ser humano necessita responder durante sua vida. Faz-se necessário decidir aqui se vamos receber a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas ou não. Pois esta é a entrada ao eterno lar. Quando fazemos nossa vida à moradia de nosso Deus, então somos inscritos no livro da vida.
 
Talvez você esteja andando no deserto da sua vida, ou talvez subindo a alta montanha conforme Moisés teve que subir. Alguns de nós pela fé estamos pedindo igual Pedro, se és Tú Senhor, manda me andar por sobre as águas. Muitas obras que Deus envia os seus discípulos fazerem aqui na terra, testam a nossa fé, mas se Deus ordenou a ir fazer, Ele nos capacita para isto; segundo a sua boa vontade. 
 
Quando formos caluniados, e talvez até chamados de Belzebu, como fizeram com nosso Senhor e Salvador Jesus; devemos aprender com Ele reagir conforme Ele fez. Submeter tudo a Deus Pai que está no Céu, em o nome de Jesus e o deixar reinar em cada circunstância.

Até o próximo capítulo, seja abençoado.



Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestre em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM