Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












setembro 23, 2015

Lição Nº20 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.


A Estatura de Varão Perfeito é um requisito fundamental para cumprir com nosso dever aqui na terra.


 

Há um fato que é incontestável: Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações e posições de perfeição, é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo. Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, aliada à competência comportamental e emocional, que incluem relações interpessoais mais enriquecedoras.

Dentro do mundo espiritual não é diferente. Ainda mais, para aqueles que fazem parte da Família de Deus, e fazem parte do Corpo de Cristo, que devem anunciar As Boas Novas Do Amor De Nosso Deus; para a salvação dos que haviam se perdido = todo ser humano. O que seria um profissionalismo no Reino de Deus? Fico impressionada com as palavras de Jesus e vamos meditar nelas aqui agora. Jesus nos dá um tremendo exemplo de como ser o melhor entre todos. Aleluias!!! Creio que vale apena colocar o texto todo aqui para ganharmos o panorama do assunto. Eu fico maravilhada como Jesus ensina, e temos que aprender com isto.

ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” Mt. 23:1-12.

E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou” - Lc. 22:24-30. (negrito é ênfase minha)

Através das admoestações de Jesus neste trecho vemos que no reino de Deus, o alvo não é querer ser o melhor na comunicação como é no marketing e no mundo do comércio onde quem faz a melhor propagando é o vencedor.  Jesus deixa bem claro como deve ser a atitude em nosso coração; estamos entre irmãos servindo ao Mestre, o Cristo. Deus é nosso Pai, e como o apóstolo cita somos embaixadores do maior. Estamos aqui representando na terra quem é o maior. E tem mais, o MAIOR = DEUS, mora dentro de nós e se comunica através de nós. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” - Jo. 14:23.

Vamos analisar um pouco aqui:

-         “Jesus falou a multidão e aos discípulos dizendo”. O ensino que Ele dá neste texto é para a multidão em geral e para seus discípulos.

-         Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as. = Jesus estava alertando eles que existem muitas pessoas que estão de olho em ter a liderança da igreja, como também da linha teológica que se segue; mas diz Ele que nós não devemos ser assim. Devemos obedecer sim, os mandamentos de Deus, instituídas na Igreja de Cristo. E quando os servos de Deus nos ensinar, devemos fazer o melhor possível de obedecer a Palavra de Deus.

-         Mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes. = Este é um alerta que devemos prestar atenção e buscar a Deus para nos ajudar a não errar neste contexto. Quando Deus nos alerta que existem os líderes dentro do reino de Deus que agem errado, e que não devemos proceder como eles fazem; é porque o assunto é sério. A Bíblia nos fala dos falsos profetas, nos fala dos lobos em pele de ovelhas. Jesus falou em João 10 sobre o ladrão que vem para matar, roubar e destruir. Devemos cuidar quem colocamos como líderes em nossas igrejas. Devem ser provados como diz a Palavra de Deus. Necessitam ser aprovados para exercerem os cargos na igreja.

-         E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas. = As pessoas que amam os primeiros lugares na ceia e nas cadeiras das igrejas, ou por exemplo as cadeiras que são colocadas para os presbíteros e os diáconos e pastores importantes. Existem as pessoas que lutam pelos melhores cargos na igreja. Jesus nos ensina que não deve ser assim.

-         E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. = Muitos pastores gostam de receber louvor, e saudações. Atualmente na época de fazerem doutorado em Teologia e tudo mais para alcançar título de doutor; tudo gira em torno de quem é melhor. Jesus nos chama atenção neste sentido.

-         E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.

-         Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.= Títulos não são pecado, desde que estes não nos fazem pecar contra o próximo. Jesus é o MESTRE, e não nós os seus discípulos e servos.

-         Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. = E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

-         Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Jesus disse: Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.

-         E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou.  Jesus deseja que sejamos iguais ele era. E o Pai havia destinado o reino a Ele, e ele estava destinando o reino aos seus discípulos. Portanto, não devemos lutar por ser o maior, e sim servir um ao outro.
 

 Oh glórias, Aleluias!!! Deus, o Eterno Pai, seja louvado e engrandecido!!!

Nós somos mais que contratados por Jesus, Ele nos escolheu e nos equipou e nos preparou para esta obra. Depois que Jesus ressuscitou disse aos discípulos: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” – Jo. 20:21. Vamos analisar isto um pouco. A mesma posição que Jesus ganhou aqui na terra do seu Pai ele deu a Igreja. Ele disse, assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Foi Jesus que nos qualificou para a obra que Ele nos enviou fazer. Não é nosso caráter, nem nossas habilidades e nem nosso conhecimento adquirido em alguma universidade que nos qualificam e sim o Sangue do Cordeiro.

Nenhum “ser humano” consegue ser perfeito pelos seus próprios esforços, nem consegue chegar à estatura de varão perfeito por si só. É Jesus que nos salva, nos cura, nos prepara no bom caminho, nos conduz, nos equipa e Jesus nos usa conforme a sua boa vontade. Jesus nos enviou com a mesma tarefa que ele havia recebido de ir atrás daqueles que haviam se perdido. Só que não somos nós que fazemos a obra, mas Ele a faz através de nós. Paulo escreve aos Filipenses que Aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Jesus Cristo; Fl. 1:6,2:13. E também diz que Ele opera tanto o querer quanto o fazer segundo a sua boa vontade. Deus opera isto na vida de cada um de nós, basta aceitarmos.

Como você pode observar Deus tem um propósito muito alto para cada um de nós vivermos aqui nesta terra. Começa aqui na terra e continuará lá na glória com Ele. A Vida Eterna começa aqui quando convidamos Jesus a ser nosso Senhor e Salvador de nossa vida. J

Jesus preparou os seus discípulos tão bem que não se esqueceu de nenhum detalhe. Jesus advertiu os discípulos que iriam ser perseguido igual ele foi, e que nenhum de nós é mais do que o mestre. Se ele foi perseguido, nós também o seremos.

Mt. 10:24-25 “Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos”.

-         O discípulo não é mais que o mestre.
-         O servo não é mais que o seu senhor.
-         Basta ao discípulo ser como seu mestre.
-         E basta ao servo ser como seu senhor.
-         SE, chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos.

Vamos nos deter um pouco neste versículo aqui de Mateus 10:24-25. Vamos analisar estes cinco pontos importantes que Jesus destacou. O discípulo não é mais que o mestre, e o servo não é mais que o seu senhor. Alguma vez você já meditou sobre o fato por que Jesus falou isto? Se analisarmos a situação, é óbvio que um discípulo não é mais que o mestre; e porque então esta observância de Jesus para com seus seguidores?  Creio na verdade que Deus usou de muito amor ao chamar o ser humano para fazer esta tarefa de levar o evangelho aos perdidos. Diz a Bíblia que os anjos desejaram proclamar o evangelho, mas Deus deu isto ao ser humano, (1 Pe. 1:9-12).  Deus já tinha experimentado anteriormente um dia onde sua criatura quis se elevar acima Dele.

Lemos em Is. 14:12-18, a descrição como a estrela da manhã caiu do céu. O capítulo descreve a queda de Lúcifer, quando este intencionou conforme o verso 14 a subir acima das mais altas nuvens e ser semelhante a Deus.  Jesus sabia que o diabo iria tentar a muitos dos seguidores e discípulos a se gloriar pelo fato que Deus os usa. Jesus falou que os que crêem nele fariam maiores obras que ele fez. Jo. 14:12 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. Creio que Jesus quis alertar aos seus discípulos que existe a tentação e que pode acontecer da tentação vir à pessoa querer se achar um líder muito alto, pelo fato que Deus o usa muito.
 
Quando uma pessoa é honrada muito aqui na terra, surge a possibilidade de isto subir a cabeça da pessoa. Jesus nos ensina que devemos nos manter humilde igual ele era. SE, perseguiram a Jesus, vão nos perseguir também. Jesus enviou ao ser humano assim como o Pai enviou a ele, e Ele nos enviou a pregar o evangelho a toda criatura até os confins da terra. Eu creio que Jesus estava dizendo que a Igreja como um todo iria fazer maiores coisas que ele fez quando Ele estava aqui em pessoa. Deus tem um propósito eterno para com o ser que ele criou em sua imagem e semelhança, aleluias.



Até o próximo capítulo, seja abençoado.

Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestre em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM