Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












agosto 11, 2015

Lição Nº18 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

Vamos escrever nosso Currículo copiando o nosso Mestre Jesus.

Uma vez que conhecemos a Jesus como nosso Salvador e Senhor não têm por que fingir o amor, pois o Amor agora vive dentro em nós. E quando o Amor vive dentro em nós não se ama mais o mal e sim, aprendemos a aborrecer o mal e apegar-nos ao bem; fazer o bem ao próximo. Jesus nos ensina a nos amar cordialmente com amor fraternal e sempre tratar ao próximo com esta honra.


É comum se ver que os cuidados com os outros é algo vagaroso quando não temos Deus em nosso viver. O Fervor em nosso espírito é ascendido quando o Espírito Santo é Nosso Conselheiro, Nosso Guia. Todas as pessoas conseguem ser alegres quando existe esperança, mas o apóstolo segue adiante ensinando que devemos ser paciente na tribulação. Deus sempre vem ao nosso encontro para resolver nossa situação.
 
Em Romanos 12 a lição é que devemos abençoar aos que nos perseguem, abençoar, e não amaldiçoar.  Alegrar-nos com os que se alegram; e chorar com os que choram. Devemos ser unânimes entre os irmãos; não ambicionar coisas altas, mas acomodar-nos às humildes; e não ser sábios em nós mesmos. Isto com certeza é impossível se tentarmos com nossos esforços tentarmos viver assim. Necessitamos Jesus como nosso auxilio para viver desta feita. Deus não exige que sejamos capazes de viver assim sem Ele.
 
Deus continua ensinando a sua Igreja através de Paulo, para tornar ninguém mal por mal. Deve ser nosso objetivo em procurar as coisas honestas, perante todos os homens. Deus sabe que nem sempre é possível ter paz com todas as pessoas, e ele nos ensina:

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
 
Eu e você não temos condições e nem capacidade de viver desta forma por nossos próprios esforços e necessitamos Deus para nos capacitar para isto. E Deus nos capacita, é ele que nos faz mais que vencedores através de Jesus Cristo.
 

Paulo ensina sobre o Modelo perfeito.

 
 
 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” - 2 Tm. 3:14-17.

 
Paulo diz sede meus imitadores, como também eu de Cristo. É muito importante querer ser igual ao Mestre, e todos devemos ter este desejo. Mas, ser igual ao mestre implica também pagar o preço que ele pagou. Vemos que Jesus em sua caminhada foi rejeitado, agredido e atacado publicamente, ele foi açoitado e sofreu por todos que o atacaram; e crucificado por eles também. Jesus foi moído por todos nós. Jesus literalmente foi prensado no Jardim Getsêmani, como uma azeitona é prensada quando é tirado dela o azeite. O verdadeiro e o substancioso azeite, obteremos se a azeitona for espremida, na prensa.

Muitos querem a glória, mas vemos que a vida mais profunda com Deus se encontra no deserto. Sabe por que isto acontece desta forma? Um ser humano não necessita apelar para o Poder do Alto, quando tudo está fácil ao seu dispor. No deserto, ou seja, quando a vida parece um deserto, e não temos como alcançar nada com nossos métodos, é então que entra o poder sobrenatural de nosso Deus para transformar-nos.

 
O ser humano só busca a Deus quando ele por si só está no final da corda; quando os recursos naturais se acabam, existe Deus para recorrer.  Quero te convidar para uma análise comigo. Observe a vida de Moisés, entre os 40 e 80 anos. Quantas vezes ele subiu ao Monte Horebe para encontrar a Deus lá? Que eu tenha conhecimento a Bíblia não relata que ele tenha buscado a Deus no monte nesta época da vida. Ele subiu lá quando andava com o povo no deserto, pois era impossível conseguir as coisas necessárias para seu povo, como era lá onde ele morava antes. Antes ele tinha acesso a tudo que necessitava como a comida, banho e para manter sua família e suas ovelhas e assim por diante.

Não tem nenhum relato que Deus aparece a Moisés nesta época da vida como diz depois lá no deserto. Moisés aprendeu a buscar a Deus no deserto. Ele teve seu início quando viu o fogo na sarça que não se consumia.

 
Você e eu só vamos ter uma vida mais profunda, quando a vida nos obriga a sobreviver no deserto, ai então somos tipo obrigado a buscar a Deus ou morramos. Creio que Deus deseja que todos nós tenhamos o desejo de buscar ELE antes de chegarmos ao deserto. A prensa do lagar, que extrai o azeite da azeitona e o deserto são dois excelentes instrumentos que Deus usa para transformar seu povo em um povo de amor; como “Deus é Amor”. A essência de nosso ser é extraída na prensa. Para cada um de nós experimentarmos o estágio de varão perfeito, faz-se necessário quebrar-nos na mão do oleiro (Jr. 18).

 
Faz-se necessário que cada um de nós abdique de si mesmo e se doe a Deus. A prensa em nossa vida é representada quando vivemos em circunstancias onde somos obrigados por amor a Deus abrir mão de algo. Naquele jardim quando Jesus orou ele disse a seu Pai nos Céus: “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” Lc. 22:42; foi nesta hora que a pessoa de Jesus foi prensada. Foi ali que “Jesus O Homem”, abriu mão de tudo que ele como ser humano queria e tinha direito, para optar pela vontade de seu Pai que está no Céu.

 
Quanto mais alto subirmos na montanha, mais teremos que sacrificar por amor a Deus. Moisés foi obrigado a sacrificar muito por amor a Deus e sua obra. São poucos que tem a força e a energia mental, física e espiritual para chegar ao topo da montanha na qual Moisés subiu. Se, você analisar a vida de Moisés, ele estava já na idade de ancião quando Deus o chamou para servir; confira em Atos 7:23,30. Quando visitou seus irmãos tinha 40 anos e, Estevam relata que haviam decorridos quarenta anos; quando o anjo do Senhor apareceu a ele numa sarça de fogo no deserto.

 
Moisés tinha 80 anos quando Deus disse para ele ir e conduzir o povo para fora do Egito. Moisés naquela altura da vida talvez pensasse em ter uma bela de uma aposentadoria, e estar sossegado os últimos anos de sua vida. Mas, para estar na vontade de seu Deus, foi necessário sacrificar o lazer da vida tranquila. Ele não só subiu a montanha fisicamente, espiritualmente também. Quanto mais íntimos nos tornarmos com nosso Deus, mais alto subiremos na escada de relacionamento com Ele. Eu declaro isto pelo fato que se aos 40 anos ao visitar seus irmãos ele tivesse tido a maturidade do deserto, ele teria subido ao monte orar ao invés de matar o egípcio. Aprendemos com falhas e erros quando novos na fé sim. Todo ser humano erra, mas Deus concede-nos a graça de aprender a buscar a Ele; para alcançarmos sabedoria.
 
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. As Sagradas Escrituras podem fazer de você e de mim sábios para a salvação, pela fé em Cristo Jesus. Eu e você devemos receber este conselho de Paulo para nossa vida também. Deus quer que nós também sejamos perfeitos, e perfeitamente instruídos para toda boa obra. Paulo ensinava assim a Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.

 
Faz-se necessário permanecer naquilo que aprendemos e do qual fomos inteirado e observar de quem aprendemos a andar na Palavra de nosso Deus. Foi nas horas que Jesus subia ao monte para orar que ele intercedia por você e por mim. Era no Calvário que Ele alcançou Vida Eterna para todos que crêem nele. Jesus ensinou muitas lições preciosas durante sua vida, e todas elas são preciosas e importantes. Mas, se Jesus não tivesse ido ao Calvário ele não teria conseguido dar ao ser humano a Vida Eterna que ele veio preparar para todos. Na prática do dia a dia aprendemos a ser íntegro, a cuidar de nosso próximo e de nos esvaziar de nós mesmo assim como Cristo o fez.
 
Jesus Cristo conquistou Vida Eterna para nós na cruz, quando ele morreu por nós. Jesus foi ao ponto de doar sua vida em função da nossa. Para termos Vida Eterna, ele deu sua vida terrena como sacrifício. Não foi durante os três anos do ministério dele que ele conquistou a vida e eterna para você e para mim, mas foi no calvário.


                                                          Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestre em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM