Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












julho 28, 2015

Lição Nº17 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.


João 6:48  <=>Eu sou o pão da vida.

Jesus É O Pão Da Vida
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” Jo. 6: 35. Jesus como o pão da vida nos mostra que ele na verdade sustenta nossa vida, com o alimento que ele nos traz do céu.  Isto é uma característica de varão perfeito porque ele alimenta os seus. Ele cuida dos seus. Jesus nunca nos deixa sem resposta, ele nos alimenta com vida, esperança, força, cuidados e tudo que necessitamos nesta vida para sobreviver.
 
Jesus É A Água Da Vida. 
Jo. 4:14 – “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”. Jo. 6:35 - “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba” Jo. 7:37.  Outro traço de varão perfeito é levar a água da vida eterna aos que estão sedentos pela vida eterna. Jesus satisfaz a alma sedenta por justiça. Jesus satisfaz a alma que tem fome e sede por justiça, não terá mais fome e nem sede. Jesus nos dá as respostas que procuramos.
 
Jesus É A Videira Verdadeira
EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” Jo. 15:1. Em Jo. 15:1-16 Jesus descreve a Vida na Videira nesta passagem e é uma das passagens que nos mostra que sem Jesus nada podemos fazer. Jesus é a fonte de vida, e se não estivermos enxertados na videira, jamais poderemos trazer frutos. Ele nos ensina no verso 2 que: “todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”.
Ele é o que cuida e zela para que todos que estão nele reproduzam o bom fruto que ele produz desde a raiz. Ele nos limpa, ele nos cuida e zela pela boa vida que cada ramo tem nele. A Videira simboliza o fato que enquanto estamos em Jesus Cristo, e ele estiver em nós como Jesus mesmo ensinou, teremos vida eterna. Só teremos vida em Deus se estivermos na videira. É impossível um ramo permanecer vivo e produzir frutos se o ramo não estiver mais na videira. Isto descreve bem a Família de Deus. Temos que estar em Deus para fazer parte de Deus.
 
Segundo pesquisamos em livros e na Wikipédia, encontrei algo sobre a Seiva.
Nas plantas vasculares, a seiva é o equivalente ao sangue dos animais – é o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células.
 
Em botânica, distinguem-se dois tipos de seiva:
 Seiva bruta, formada nas raizes, por absorção da solução existente no solo (ou noutro suporte onde a planta se encontre fixa – ver plantas epífitas), que é levada até aos órgãos verdes da planta (caule e folhas) através das células do xilema, para ser utilizada na produção de substâncias orgânicas e assim transformada em
 Seiva elaborada, que é dispersa por todos os tecidos da planta através dos vasos do floema, para alimentar as células. O componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese.[1]
Acredito o que Jesus quis nos ensinar é que somos os ramos, e os ramos se alimentam da Vida que flui na Videira, que vem direto do Pai. Creio que nesta simbologia, Jesus nos quer ensinar pelo menos duas coisas. Assim como existem a seiva bruta e a seiva elaborada, nas plantas, na vida com nosso Deus existe o mesmo. A Seiva bruta na vida seria o fato que o vida do ser humano aqui na terra irá absorver muitas coisas. Mas, com Jesus em nossa vida, tudo que absorvemos nesta vida, é transformado em algo mais importante quando submetemos isto a Ele. Tudo é transformado por Deus em seiva elaborada pelo fato que permanecemos na Videira. Jesus é a videira, e Jesus traz da fonte certa o alimento para nos edificar e nos dar Vida e Vida com abundância. Ele produz esta Vida, por isto se estamos na Videira verdadeira, podemos nos alimentar dela.
Jesus É O Grande Médico
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” – Is. 53:4-5.
E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum” Lc. 4:23. Lemos nos quatro evangelhos que Jesus curava a todos que vinham a ele. Ele com certeza era um médico para todos que vinham a ele. Mas, Ele era médico da alma também.
 
Algumas passagens onde Jesus curou os enfermos:
Mt. 12:15 - “Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas”.
Mt. 14:14 - “E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos”.
Lc. 9:42 – “E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai”.
Lc. 22:51 - “E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou”.
 
Jesus O Bom Pastor
 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” Jo. 10:11. “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” - Jo. 10:14. Jesus cuida de cada ser humano assim como um pastor cuida de suas ovelhas. Um pastor ele vela sobre suas ovelhas, sempre averiguando se está junto com as outras ovelhas, e se uma se perde o pastor corre atrás para ir buscar aquela que se afasta do rebanho. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas e é assim como Jesus é descrito, como bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas que somos nós. Ele diz que suas ovelhas o conhecem e ouvem a sua voz. Ele também afirma que é conhecido pelas suas ovelhas, isto descreve um relacionamento muito íntimo com suas ovelhas.
 
Jesus O Mestre Divino
Jesus foi chamado de Mestre por todos, isto para se cumprir que havia sido tido sobre ELE.
®      Os discípulos chamam Jesus de Mestre, e Jesus aprovou o fato que assim faziam. “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou” – Jo. 13:13.
®      Os Fariseus chamam Jesus de Mestre = Jo.3:1-“E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus”.Nicodemos vem visitar Jesus à noite para perguntar a ele sobre a vida eterna.  “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. Confira a passagem toda em: Jo. 3:2-21.
®      Os Fariseus e dos Herodianos chamam Jesus de Mestre: Mc. 12:13-14 – “E enviaram-lhe alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem nalguma palavra. E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?”
®      Os Saduceus chamam Jesus de Mestre: “Então os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele, e perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão” - Mc. 12:18-19.
®      Jesus os manda se referir sobre ELE como o Mestre aos próprios discípulos: “E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?” – Mc. 14:14.
 
A Bíblia afirma que Jesus é o Mestre dos Mestres, todos o reconheciam como tal. Convém que cada um de nós também pense sobre ELE desta maneira.
 
Jesus o Salvador dos que creem.
Para todo aquele que nele crê.“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” - Jo. 3:16.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” Jo. 1:12.
 
Jesus o Salvador Crucificado
 E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, O Rei Dos Judeus” - Jo. 19:17-19.
 
Jesus o Consolador
 O Profeta Isaías pronuncia Jesus, a vinda do Messias, e ele vem como menino que nasceu: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz Is. 9:6. Jesus fala aos seus discípulos para que o coração deles não se perturbasse. “NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também- Jo. 14:1-3.
Jesus o Doador do Espírito Santo
 No capítulo 16:1-15 do Evangelho de João lemos como Jesus promete enviar outro consolador igual a Ele, e que Ele o enviaria aos seus discípulos. Confira em sua Bíblia para sua meditação esta passagem. Isto se cumpriu em Pentecostes, e iremos tratar disto mais adiante em outro capítulo.
Jesus o Grande intercessor
Jo. 17:1-26. Jesus orou pelos seus discípulos e também por todos que iriam crer através deles. Você e eu cremos porque atualmente ainda temos a Palavra que Jesus falou e tudo que Deus colocou em escrita para que tivéssemos a Sua Palavra. Podemos ler a Palavra de Deus e Ela nos diz que Jesus é o Intercessor dos que crêem. Sugiro que você possa ler o capítulo todo de João 17, mas aqui vamos apenas citar os versos 20-21: “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”.
 
Eu acredito que o Currículo que Jesus apresenta de si mesmo nas Sagradas Escrituras é o suficiente para cada um de nós o receber e o aceitar como Ele é. Jesus como ser humano era Amor, ele agia como está descrito em sua Palavra.


                                                                                                 
Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestrado em Teologia.

ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM