Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












julho 08, 2015

Lição Nº15 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

Exemplos de Varões Perfeitos em Cristo.

 
Qual é o exemplo que você segue? Temos vários exemplos na Bíblia. Alguns são excelentes para serem seguidos, e outros são excelentes exemplos que não se deve seguir. Toma por exemplo à vida do rei Davi, um ser humano como qualquer um de nós. Davi errou, Davi pecou, Davi fez uma leira de coisas que não se deve fazer.

 
Mas, quando Deus enviou seu Profeta na casa de Davi para confrontar ele com seu erro, o que foi que Davi fez? Davi se humilhou e se concertou, Davi confessou seu pecado e reconheceu que agiu de forma completamente errada diante de Deus. 2 Sm. 12 o profeta Samuel vem e fala com Davi ao mandato de Deus. Deus manda Natã confrontar a Davi por causa de seu pecado no verso 13 deste capítulo. “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás”. O Salmista expressa sua confissão também no Salmo 32:5: “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado”. (Selá.)

 
 
A Bíblia nos ensina que se confessarmos os pecados, Deus é justo e fiel e nos purifica de todos os pecados. (1 Jo.1-9)  Davi confessou e Deus o purificou, mas a Bíblia também diz a respeito de Davi que ele era um homem segundo o coração de Deus. “E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” At.13:22. Apesar de Davi pecar e errar igual você e eu, ele foi considerado conforme o coração de Deus. Porque será? Era porque quando Deus confrontava Davi com seus erros, Davi se humilhava e se concertava com Deus. Davi dava toda honra e toda a glória de todas as suas conquistas a Deus.

 
Temos, porém a história de Saul, ele reagiu diferente do que Davi. Em toda história humana Deus sempre se faz presente quando um filho dele chama. Muitas vezes as pessoas não tem paciência de esperar pela resposta e fazem o que o rei Saul fez um dia.  Saul espera por 7 dias conforme o prazo determinado pelo profeta e ele  vendo o profeta vir, ele se adianta e oferece o holocausto sem o profeta. E quando profeta chega este diz a ele: “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” - 1 Sm. 13:13-14.
 
Saul foi desobediente e, portanto ele não foi abençoado por Deus. At. 6:4 – “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra”. E neste verso que o apóstolo fala ele prossegue dizendo que eles perseveraram na oração. Saul não quis esperar e perseverar até que Deus mandasse seu servo para falar para ele que agora ele iria oferecer o sacrifício e abençoar seu trabalho e lhe dar a vitória. Saul não teve paciência em permanecer na obediência diante de Deus. Esta é uma qualidade que ele não tinha, e o varão perfeito aprende com Jesus a exercer a paciência. A paciência é um dos frutos do Espírito. Gálatas 5:23 nos fala sobre os frutos do Espírito Santo, se estamos em Cristo Jesus, nossa vida terá frutos do Espírito.

 
Resumindo...Estudamos até aqui como Deus nos criou, e tudo o que Deus fez para que possamos ser o que a Bíblia afirma que somos. Deus tem um propósito a ser vivido através de nós. A Bíblia deixa muito claro o que Deus fará através do Corpo de Cristo, a sua Igreja aqui na terra. Tudo isto é o propósito mais alto a ser vivido.  Medite sobre isto por um momento. “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” - Jo. 14:23. O Pai e o Filho, Jesus; vieram fazer morada no Corpo de Cristo, que é a Igreja de Jesus aqui na terra.

 
Quando ouvimos muitas vezes o mesmo verso, parece que nos acostumamos com a mensagem e não nos damos conta do que estamos falando.  Se analisarmos o fato que nenhum cientista consegue de fato discernir como tudo foi feito, o cosmo, o universo, as estrelas e assim por diante; isto vai além da capacidade humana. Agora Jesus diz que o Todo Poderoso Pai e Ele Jesus, que criaram tudo isto, virão e farão dentro de você e de mim a sua morada se amarmos a Ele e a sua Palavra. Se um presidente de um país de primeiro mundo vai viajar ele se hospeda no melhor hotel disponível. Deus ele considerou a cada um de nós a melhor habitação que existe se amarmos Ele e sua Palavra. Isto é um privilégio muito elevado, muito além da compreensão humana.

 
Deus é perfeito, e ele escolhe vir morar em nós. É incompreensível porque Deus se submeteria a vir fazer morada em um ser que se afastou dele, que caiu da graça dele e o qual foi atrás de seus próprios interesses. Mesmo assim este Criador vem em forma de pessoa e nos salva, nos redime e nos aperfeiçoa em si mesmo para poder habitar dentro de nós.  Você conseguiria imaginar um propósito a ser vivido mais alto do que este?
Eu creio que não existe a
lgo mais elevado do que o fato do que o próprio Criador escolher a minha vida como habitação. O ser humano foi o único a ser criado na imagem e semelhança de Deus. E o ser humano é o único pelo qual Deus enviou seu filho para morrer. Jesus de fato era impecável, ele era um homem que reunia todas as qualidades de alguém que é o ideal para ser copiado.

 
Quero conduzir você nesta meditação em algumas passagens bíblicas que nos mostram estas qualidades de Jesus Como Varão Perfeito. Reunir todas as qualidades seria: ser bom, dedicado, honesto, compassivo, justo, correto, honrado, leal, amoroso, fiel, verdadeiro, eficaz, e poderoso, Pastor, Salvador, Senhor E Mestre. Analisando a vida de Jesus vemos que ele tem tudo em si reunido. Poderíamos aqui escrever várias horas sobre todas as qualidades que descreve ele como varão perfeito.
 
Mas, acima de tudo, Jesus era sem pecado, e ele veio da parte de Deus para salvar o que havia se perdido, porque ele nos ama. A perfeição de Jesus na verdade está na pessoa dele, ele é Deus; mas, aqui na terra ele se conduziu como ser humano perfeito.

 
 
Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestrado em Teologia.

ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM