Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 28, 2015

Lição Nº14 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

Homem Perfeito Em Jesus Cristo.

Cl. 1:28-29 “A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente”.
Jesus nos serviu de modelo na conduta de varão perfeito.  Segundo a Bíblia qual é o perfil de um varão perfeito? Paulo escreve aos romanos dizendo: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”, Ef. 4:13. Paulo dá graças a Deus por Jesus Cristo pelo fato que é Jesus Cristo que nos capacita para andarmos conforme ao que Deus nos manda. Devemos com nosso entendimento servir à lei de Deus. De acordo com nosso conhecimento devemos agir conforme sabemos o que a lei de Deus diz; isto é nossa obrigação. Mas, temos o conhecimento igual Paulo que a nossa carne quer obedecer à lei da carne.
 
 
Deus nos fez assim, Ele tem conhecimento que nós lutamos com os desejos da carne. Deus tem consciência do fato que passamos por esta luta; mas ele capacita a cada um de nós de subjugar isto a Cristo. OH GLÓRIASSSSSS!
Com o entendimento sirvo à lei de Deus diz Paulo, é assim que devemos aprender a pensar uma vez que estamos vivendo como Cristãos, se decidimos entregar nossa vida a Deus. Com o entendimento, o melhor que eu sei, sirvo ao meu Deus.
Todo ser humano pode sujeitar a sua natureza ao domínio de Jesus Cristo, estar subjugados a Ele em tudo. Quando tomamos conscientemente esta decisão que não vamos mais nos subjugar ao pecado e sim, ao Senhorio de Jesus, esta subjugação é voluntária da nossa parte.  Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Ro. 6:16.
 
Significado de Subjugar
v.t. Ter sob domínio: subjugar uma nação. / Dominar, conquistar, vencer. / &151; V.pr. Dominar-se, conter-se.
O apóstolo Paulo estava ensinando o povo em Roma, a estes novos cristãos que ainda não tinham o conhecimento, a quem vocês se apresentarem por servos, a este vocês obedecem. Neste caso, se for assim torna-se óbvio que somos capazes de escolher de quem queremos servir e temos condições e capacidade de assim prosseguir. Ou a pessoa decide a obedecer ao pecado para a morte, ou a obediência para a justiça. Um dia Deus encostou Esaú contra a parede, e lhe falou: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” – Gn. 4:7.  Se eu ou você decidirmos que queremos ir atrás à sedução do pecado, neste caso esta sedução terá domínio sobre nós. Nós só somos escravos do pecado se nós nos subjugamos a ele. Temos a opção, o direito e a capacidade de nos submeter a quem decidirmos assim o fazer. J Eu quero me submeter a Jesus Cristo.
 
 
Paulo decidiu que ele iria fazer isto. E ele chega à conclusão no capítulo seguinte que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

 

A   Vida no Espírito.

 PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz  - Ro. 8:1-5.
 
 
Aquilo que é impossível à lei, isto é possível para nosso Deus, Ele consegue nos dirigir em Amor e nos conduz em nossa caminhada de tal maneira que possamos chegar à estatura de varão perfeito. Ele se expressa dizendo visto como estava enferma pela carne, ou seja, a nossa carne impossibilita a lei nos conduzir a perfeição. Ele inicia falando nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, os que não andam segundo a carne. A pessoa tem que tomar uma decisão se ela vai andar segundo os desejos da carne ou não. Uma vez que esta decisão foi tomada e declarada podemos nos afirmar como Paulo o fez aqui. Em seguida ele nos conduz a conscientizar-nos que: “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
O que era impossível para a lei fazer em nosso coração, isto Jesus fez, ao morrer por nós; ao entrar em nossa vida ele transforma nosso coração, e começamos a andar e a viver no Espírito, segundo o Espírito. Mudança de vida radical, oh glórias!! “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”.
 
 
Uma vez que nos inclinamos para a vida em espírito com Cristo, o Espírito Santo nos conduz a vida e a paz; pois o Espírito é vida e paz. A carne todos nós temos que aprender a subjugar ao Espírito e nos conduzir em obediência a Ele. Recebemos uma nova vida em espírito quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida. Os apóstolos todos começaram iguais a você e a mim, aprendendo, andando com Cristo aos poucos. Em cada etapa da vida com Cristo eles aprenderam a crescer na estatura do varão perfeito; ninguém consegue chegar nesta estatura de um dia para o outro. Lendo cuidadosamente a palavra de nosso Deus ela nos diz que Jesus vivia sem pecado, ele tinha a natureza de Deus, mas como ser humano ele também aprendeu.
 
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu” – Hb. 5:8. Se, Jesus que era Deus, enquanto estava em forma de humano aprendeu a obediência quanto mais eu e você devemos aprender. E “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” - Fl. 2:4-8. Analisemos este texto um pouco. O apóstolo nos admoesta para que sejamos iguais a Jesus Cristo. Ele nos explica aqui que não devemos atentar para o que é propriamente nosso e sim, para o que é do outro, ou do nosso próximo. Devemos ter o mesmo sentimento que havia em Jesus. Jesus sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Em outras palavras muitas vezes ao invés de reparar nos erros dos próximos, apenas iremos compreender nosso próximo se calçarmos os sapatos do próximo e andar a vida que ele anda.
 
 
Não teve uma única vez na vida de Jesus aqui na terra, aonde ele resolveu cuidar dos seus interesses primeiro. Ele sempre fazia o que o Pai dizia e depois quando todos tinham sido atendidos, então ele descansava. Mesmo que nós estamos numa posição mais alta, não devemos ter por usurpação esta posição, e devemos nos colocar na posição de nosso próximo. Jamais poderemos nos compadecer da situação de uma pessoa a não ser que tentamos nos familiarizar com ela. Jamais podemos entender seu sofrimento de nosso próximo a não ser que carregamos o seu fardo. Nenhum de nós pode ser perfeito como Jesus era, mas podemos com ele aprender a andar na estatura de varão perfeito.
 
 
Significado de Perfeito
adj. Que reúne todas as qualidades; que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. / Completo, absoluto, total.
 
A palavra perfeito segundo o dicionário é um adjetivo que descreve, qualifica ou caracteriza o ser ou objeto designado pelo substantivo. Reunindo estes dois conceitos então um varão perfeito segundo o dicionário seria descrito como: “um homem que reúne todas as qualidades; alguém que não tem defeitos; um homem ideal, impecável”.
 
 
 
Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestrado em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM