Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 22, 2015

Lição Nº13 - DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

Quem eu vou escolher? Seguir minha vontade ou a vontade de Deus?

'foto tirada da net'

A Escolha entre os Dois Senhores é necessária.

 

Humildade é um fator de extrema importância para ser um Varão Perfeito em Jesus. A pessoa que se posiciona ao lado de Deus terá que decidir assim como Pedro um dia fez. Um dia Jesus disse a Pedro antes de o galo cantar você vai me negar, naquela noite após o galo ter cantado a Bíblia nos revela que Pedro chorou; ali ele se arrependeu.
Mas, Jesus após disto veio e conversou com ele e perguntou: “Pedro, você me ama”?  Pedro teve que tomar uma decisão e escolher se ele queria servir a Jesus ou não. Igual a Pedro cada um de nós deve decidir o que irá seguir. Tiago escreve: não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Jesus disse: que ninguém pode servir a dois senhores. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” - Mt. 6:24.
Uma das virtudes de um varão perfeito é a humildade.  Em Lucas 1, Jesus coloca um menino na frente de seus discípulos e lhes explica que é necessário ser igual uma criança no Reino de Deus. Mateus 18:1-4 “NAQUELA mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus”. Segundo este exemplo de Jesus quem seguir e tiver a atitude igual a de uma criança em relação ao Reino de Deus, este é o maior no Reino de Deus. Jesus aos doze anos já havia decidido ser fiel, e que Ele iria obedecer desde o princípio até ao fim que Ele iria obedecer a seu Pai que estava no Céu.
Temos inúmeros exemplos na Bíblia onde os servos e profetas foram perseguidos, foram colocados em poços, igual Jeremias. Daniel foi colocado na cova dos leões.  Os amigos de Daniel foram jogados na fornalha. Em toda história da humanidade, pessoas que se colocam a disposição de Deus eles foram perseguidos e desafiados pelos oponentes. O mundo afronta aqueles que seguem e servem ao Deus Vivo E Verdadeiro.
A Palavra de nosso Deus diz: que se quisermos amar o mundo, e as coisas que no mundo há, nos tornaremos inimigos de Deus. Um dia Adão e Eva foram confrontados com a decisão se iriam ou não se submeter ao governo de Deus, nós também somos confrontados com esta decisão. Deus havia dito a eles: não comer da Árvore Da Do Conhecimento Do Bem E Do Mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás, segundo Gn.2:17; porém foram após seu próprio entendimento. Se quisermos chegar à estatura de varão perfeito em Cristo, temos por obrigação caminhar no mesmo caminho que ele andou. Temos que ser humildes, não podemos nos tornar rebeldes e sim obedientes em tudo ao nosso Deus. Devemos nos sujeitar ao Pai que está no céu e que veio fazer morada em nós, para podermos alcançar a estatura de varão perfeito. “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” - Ef. 4:13.
Nenhuma pessoa chega na estatura de varão perfeito no início de sua vida com Deus. À medida que crescemos em palavra e em conhecimento nós somos enriquecidos como diz a escritura. – “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento”.  1 Co 1:5  Até mesmo Jesus crescia diante de Deus e os homens, isto está descrito na Palavra de Deus. Se a palavra nos diz: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”; é porque tem uma fase aonde ainda não estamos lá. Algo muito lindo é o fato que Deus nos dá instrutores em nossa caminhada com ele.
No A.T. lemos em vários lugares onde os profetas sempre tinham um auxiliar andando com eles. Eliseu acompanhava Elias por todo lado. Quando Elias foi levado ao céu, Eliseu tomou o seu lugar. O sacerdote Eli tinha Samuel ao seu lado, e após a morte de Eli sucedeu que Deus colocou Samuel no lugar dele. Jesus tinha doze discípulos oficiais. Estes doze sempre estavam com ele e uniram-se a Jesus. Teve um dia onde Jesus enviou 70 pessoas de dois em dois. Jesus treinou seu povo em sua jornada, e Jesus também treina a mim e a você que está lendo este livro. Deus também vai usar você para treinar a outros, o que você está lendo aqui. Cada palavra inspirada pelo Espírito Santo, quando ela chega ao coração de um ser humano gera frutos eternos.
Em o N.T. vemos o apóstolo treinar os seus seguidores também dizendo:
“QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus” -1 Co. 4:1. 
 “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” 1 Co. 4:16
“SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo” 1 Co. 11:1.
“Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam” Fp. 3:17.
Chegar ao estágio do Varão Perfeito indica que um dia não estávamos neste estágio, e se hoje você estiver lendo este livro e se sente que você ainda não está nesta altura, não se desanime, todo ser humano caminha por etapas. Um dia você era criança e teus pais e familiares te criaram até ao ponto onde você não apenas anda sozinho; mas agora você já consegue se cuidar sozinho. Você cresceu na vida natural e você crescerá na vida espiritual, e a melhor notícia em tudo isto é o fato que temos o conselheiro vivendo dentro de nós.
Compreendemos que temos que tomar uma posição qual senhor queremos servir e pertencer. A Palavra de nosso Deus deixa bem claro que, o mundo está sob o governo do inimigo. Tem duas passagens que nos esclarecem isto.
Tiago nos esclarece algo muito importante em sua epístola: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” – Tg. 4:4.
Uma vez que nos colocamos ao lado de Jesus, devemos nos submeter ao Senhorio dele e isto implica não amar as coisas que pertencem ao senhorio do inimigo. Cada vez que o inimigo ver que nós nos posicionamos ao lado de Jesus Cristo ele vai afrontar e perseguir-nos. Tiago descreve isto como a amizade do mundo. Muitos cristãos atualmente crêem que não há nada de errado em ir ao bar, ou a um restaurante e beber bebidas alcoólicas e estar ali se alegrando com pessoas não cristãs. Temos direito de escolha, Deus nos deu o direito, porém, damos testemunho de qual Senhor servimos com a maneira que vivemos.
O Salmista descreve isto desta feita: “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” - Sl. 1:1-2.
Não devemos:
ñ          Andar segundo o conselho dos ímpios.
ñ          Deter-nos no caminho dos pecadores.
ñ          Assentar-nos em roda dos escarnecedores.
Devemos sim:
ñ          Mas, nosso prazer deve estar na lei do Senhor.
ñ          Meditar na sua lei de dia e de noite.
Esta é a diferença de um Varão Perfeito em Cristo Jesus. Se quisermos andar na estatura de Varão Perfeito teremos que nos posicionar assim como Jesus se posicionou, ele não deixou margem de dúvida quem ele era. Se, você observa como Jesus dizia: “EU SOU”. Ele deixava bem claro quem ELE era, e quem ele representava aqui na terra. Apesar de Jesus ter feito o universo e nosso planeta, ele nos deixa bem claro que quem é o príncipe deste mundo, portanto devemos decidir a quem vamos servir. Jesus teve que se posicionar.
Um dia ele teve que dizer eu não faço o que eu decido e sim eu vim fazer o que meu Pai me mandou fazer. “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou” - Jo. 5:19,30. Jo. 10:30 - Eu e o Pai somos um. A Bíblia ensina a você e a mim a tomar uma posição também, e nos mostra como andávamos segundo o curso deste mundo, quando ainda não éramos filhos de Deus.  Os apóstolos se esmeraram em ensinar-nos como convém viver. “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” – Ef. 2:2.
Este versículo deixa bem claro que, enquanto não recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, andamos segundo o curso deste mundo. Diz que andamos segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.  Uma vez que nós decidimos sermos filhos de Deus, devemos tomar a decisão de andar tal qual Jesus nosso mestre andava.  E é por isto que João nos ensina que não devemos amar este mundo, ou seja, a natureza da vida que a pessoa vive que ainda está sem Cristo.
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” - 1 Jo. 2:15-17.
Uma vez que tomamos posição com Jesus ao lado de Jesus, iremos sofrer perseguições como ele sofria. O príncipe deste mundo se opõe a todos que se colocam ao lado de Cristo Jesus. Vemos que na história da Igreja de Jesus, todos os que hastearam a bandeira do Senhor Jesus de uma forma ou de outra foram perseguidos. Os apóstolos foram perseguidos, e Jesus disse que eles iriam sofrer por amor ao nome de Jesus.
Um ser humano quando começa servir a Deus no estágio do homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, necessita saber que ele vai ser moído porque haveremos de negar o nosso eu. Torna-se necessário abrir mão de muitas coisas, e assim como no monte das Oliveiras Jesus foi testado; seus discípulos também foram. Eu e você também seremos testados se de fato seremos fiel a Deus ou não. A própria vida nos testa, enfrentamos diariamente decisões que temos que tomar e nas quais temos que nos posicionar.
 

O SER HUMANO RECEBEU LÍVRE ARBÍTRIO - ELE TEM A OPÇÃO DE ESCOLHA.


O propósito a ser vivido é desfrutar das bênçãos vindas do Criador, o Eterno Pai compartilhando sua companhia e também por ele ser amparado em tudo. Deus visitava o ser humano ao cair da tarde no jardim do Éden. Ele vinha para estar ali como amigos íntimos; com Adão e Eva. Deus queria uma convivência perfeita com este ser que Ele criou. Deus também dá a cada um de nós a opção de aceitar ou não o fato que fomos criados pelo Amor. Deus nos dá a opção de receber e viver neste amor e deixar este se evidenciar através de cada um de nós.

Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestrado em Teologia.
ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM