Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 09, 2015

Lição Nº12 DEUS NOS AMOU COM UM PROPÓSITO MUITO ALTO.

Conquistando Maturidade em Cristo Jesus.

 
Nesta fase já temos consciência do bem e do mal. Em nossa caminhada com Deus chegamos ao ponto onde temos consciência do bem e do mal. O fato quando estamos agindo certo ou errado. Estar consciente de um ato ou fato é o contrário de inocência de culpabilidade. Vamos analisar um texto que João nos ensina algo sobre isto. O propósito a ser vivido é chegar à consciência do fato que Deus quer que cada um de nós cresça. João Batista disse convém que eu diminua: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” – Jo. 3:30. O nosso “eu” precisa diminuir, para que Cristo possa crescer em nós. A nossa vontade e desejo deve diminuir, o nosso ego necessita aprender a se humilhar diante de nosso Senhor e Salvador; pois vemos que Ele também orou: Não a minha vontade, mas se faça a tua vontade ó Pai. Jesus abriu mão da vontade dele, para fazer o que o Pai que está no céu disse.
 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” - 1 João 1:6-10.
A Palavra aqui descreve o fato que, se estamos dizendo que nós estamos tendo comunhão com Deus, mas se andamos nas trevas; ou seja, desobedecendo aos mandamentos de nosso Deus, mentimos. João enquanto ele era discípulo de Jesus, aprendeu a andar na luz, assim como Jesus anda na luz. E foi no dia que Jesus falou com eles sobre a nova aliança em seu sangue, ao tomar com ele a ceia, ele aprendeu o que de fato era ter comunhão uns com os outros.
Ali naquela noite, Jesus mostrou a eles a benção que é a viver em comunhão, como Igreja de Jesus. O corpo de Cristo, que está aqui na terra deve estar em comunhão com Jesus. E quando numa igreja local um dos membros ou o líder da igreja estiver fora da luz, e não andar na luz como Cristo está na luz, este está enganando a si mesmo e aos que estão com ele.  Se, um membro sofre, o corpo todo sofrerá diz a Palavra.
João nos ensina o que ele recebeu de Jesus. Ele nos mostra que se alguém pecar, deve se concertar. Ele nos ensina: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”. Estar puro diante de Deus é estar no amor dele, á andar na luz. Creio que ele nos conscientiza do fato que ainda vivemos neste corpo, nesta vida terrena na qual ainda temos a natureza pecadora; convém, porém que aprendamos com Cristo a andar na luz, como ele está na luz.
Ele prossegue ensinando que: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.  Isto não significa que a Bíblia diz que todos nós sempre temos um pecado em nós e sim, que ainda estamos dentro deste corpo humano; e enquanto vivemos nesta terra estamos sujeito ao fato que somos falhos. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
É tão maravilhoso ler que Deus é fiel e justo e que Ele nos purifica de tudo. Nem eu e nem você, conseguimos nos purificar, não importa o quanto tentamos ser santo, iremos falhar nesta vida e muitas vezes até pecar sem querer ou até perceber. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Paulo nos ensina o que Deus ajudou ele a aprender. Paulo era conhecedor do fato que ele como ser humano não conseguia ser o apóstolo que Jesus o chamou a ser. Ele tinha consciência do fato que ele necessitava de Deus para isto. Quando ele estava trabalhando com a Igreja em Roma, ele escreveu uma carta a eles explicando a eles a luta que ele estava passando e como ele conseguia ter vitória sobre isto.
Vamos conferir em Romanos 7:14-24. Nesta passagem Paulo expõe sete pontos para esclarecer que existe na natureza humano o fato inato de agir pecaminosamente. “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”.
Ele já sabia o que era correto diante de Deus e o que não era correto diante de Deus. Mas, ele via em seu agir que existia dentro dele ainda a velha natureza pecaminosa. O ser humano tem em si a natureza decaída da graça de Deus. Adão perdeu a benção de ser protegido por Deus após ter agido contra o mandamento que o Criador o havia dado. O ser humano se expôs a ignomínia. Dentro de cada ser humano se passa esta luta que Paulo descreve. Adão deveria ter tomado uma posição: não, eu vou ficar nos estatutos de meu Criador, se este quiser dar desta fruta para eu comer, ele dará. Se, for bom para eu comer dela, o Criador vai me dar. Paulo esclarece que somos na verdade incapaz de agir correto diante de Deus, mediante nosso próprio esforço. Nós igualmente já temos o entendimento que a lei é espiritual, e que nós somos carnais. Eu, a minha personalidade, não tem o desejo de ser errado. Mas, quando decidimos o nosso viver baseado na lei sob a qual estamos vendidos, pecamos. Todo ser humano passa por esta luta a qual Paulo descreve acima. Ele chega à conclusão em sua luta que Jesus Cristo nosso Senhor nos dá a vitória em tudo isto. Ele segue escrevendo no próximo capítulo que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo. Mesmo, que como ser humano vivendo na carne, temos a tendência de errar, se estamos em Cristo, já não somos mais condenados por isto; pois Cristo já nos justificou.
Na carta aos Efésios ele esclarece a seguir: “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” - Ef. 2:2.  Esta é uma das maiores bênçãos para a vida de um cristão, uma vez que pertencemos a Cristo, já não andamos mais segundo o príncipe deste mundo. Agora em Cristo, as potestades do ar, isto é o espírito que opera no mundo, já não tem poder mais sobre nós. Isto é uma enorme benção que Deus nos deu. Por isto temos a confiança, quando andamos em Cristo, estamos seguros contra as afrontas do inimigo, contra nossa vida. Temos muitas bênçãos e privilégios quando somos filhos de Deus. Herdamos com Jesus as bênçãos de um cidadão celestial.  Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” - Ef. 5:6. A ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência, uma vez que estamos em Cristo, somos filhos da obediência.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” - Cl. 3:2-6.
Temos esta promessa que sobre a vida de um filho de Deus não vem a ira de Deus. Ele fala sobre quem vive no estilo de vida dos que não tem Jesus em sua vida. Ele nos fala Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra. Eu aprendi que quando minha carne cobiça algo, Deus me dá força para resistir o que não provém de Deus. Aos Efésios Paulo escreve: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto”- Ef. 2:13.
Vós que estáveis longe, isto quer dizer, antes que você recebeu Jesus você estava longe. Mas, agora que você se converteu, e é novo na fé, você está perto de Deus. Perto para conviver com Ele nesta vida na carne e aprender a viver como Jesus o fez. Pois, agora Jesus vive dentro de você e de mim, ele e o Pai vieram fazer morada em nós. Ele vive dentro de nós, conosco.  E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” - Ef. 2:16-18.
Tudo aquilo que separou o ser humano de Deus, quando este foi e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, trazendo separação para nós; agora em Jesus Cristo, não existe mais esta separação. Agora, estamos até melhor do que na época do Jardim do Éden. Basta apenas viver em Cristo, e não ir atrás do pecado e estamos livres disto. Parece fácil citar isto aqui e ler isto, mas, e como fazemos isto virar realidade na vida prática, diariamente? É possível viver na presença do Amor pelo fato que Cristo Jesus nos reconciliou a todos nós com Deus, pela cruz matando com ela a inimizade que havia entre nós. Fomos reconciliados, e agora somos filhos do “Deus é Amor”. Aleluias, louvado seja nosso Eterno Deus. O único digno de louvor e glória para todo sempre.
Vamos fazer uma breve revisão: recapitular é maravilhoso para lembrar. Quando Deus fez o ser humano em sua imagem e semelhança, o essencial que Deus colocou nele era o AMOR. Ser AMOR como ELE É. Nós seres humanos somos criaturas do Amor. Mas, depois disto veio à queda do ser humano, e perdemos uma grande benção que tinha sido colocado em nós. Com a vinda de Jesus, este Amor foi-nos dado de volta. Aleluias. Sem Deus em nós não somos filhos do verdadeiro amor. Tudo que o ser humano faz, respira, gesticula em seus movimentos ele se expressa por suas muitas atitudes. O ser humano na verdade apenas evidencia o que está em seu interior. Deus diz claramente que fomos feito em sua imagem, fomos criados em sua semelhança. O propósito é permitir Deus exteriorizar-se por intermédio de nós. Mas, para isto acontecer existe uma série de coisas que necessitam acontecer.
Necessitamos:
  • Conscientizar-nos se somos filhos de Deus ou não.
  • Reconhecer que somos pecadores, e receber o dom da Vida que é Jesus, como Senhor e Salvador de nossa vida.
  • Identificar-nos em Deus, quem somos.
  • O vaso necessita se desmanchar na mão do Oleiro.
O que será que significa que Deus se exterioriza através de nós? Na minha compreensão, isto significa que ele vem e manifesta o seu amor ao nosso próximo através de nós. Evidência do seu amor, que se obtém por meio da observação. Ele vem ao alcance daquele que necessita dele, quando permitimos que Ele nos guie em nossa caminhada e nos use através de nossos atos.
Temos vários versículos que nos mostram na Palavra de Deus que uma vez o ser humano foi destituído da glória de Deus, ele então é filho da desobediência. Mas, em Cristo, somos filhos da Obediência.
 
Até o próximo capítulo, seja abençoado.
Missionária e autora do livro,
Antonina Penner.
Mestrado em Teologia.



ISBN- 978-0-9881063-0-7  
Reprodução de Nenhuma parte deste livro é permitida, eletrônica,
ou mecânica, fotocópia, ou gravação por leitura do mesmo;
sem permissão por escrito da autora do livro.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM