Vamos começar com a definição de amor. Definições tanto do dicionário como também da Bíblia. Quando falamos em amor, temos que ter uma sólida referência para podermos validar o que falamos como em todos outros assuntos. Não basta nós falarmos, faz-se necessário uma sólida referência para termos um ponto de partida.
amor:
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso.
A Bíblia nos afirma que Deus é amor:
I João 4.8 "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque DEUS É AMOR."
I João 4.16 "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. DEUS É AMOR; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele."
A Bíblia nos diz que Deus é amor, e ele prova seu amor para conosco. Ro. 5:8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Este é o amor Ágape, que se entrega incondicionalmente.
O conceito de Amor e os verbos gregos:
Ágape: do verbo agapaó, para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca. É o amor da escolha deliberada... não sentimento do AMOR. É um verbo que descreve como nós nos comportamos, e não como nos sentimos.
Storgé: afeição, especialmente com a família e entre os seus membros (não aparece no Novo Testamento);
Philos: ou fraternidade, amor recíproco. Uma espécie de amor condicional, do tipo “você me faz o bem e eu faço o bem a você”;
Eros: do qual deriva a palavra erótico e significa sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente (não aparece no Novo Testamento);
Vemos na palavra de nosso Deus, desde o princípio o coração dele corria atrás deste ser que ele criou, para ter com ele um futuro e unidos cumprir o projeto que Ele; Deus havia elaborado. Contudo, deu uma habilidade de escolha do bem e do mal para este ser humano que ele havia criado. Agora talvez você se pergunte por que será então que Deus fez isto sabendo que ele iria escolher ir após seus próprios caminhos.
Este fato era um ato de amor, pois Deus não quis criar robôs, e tem outro fator envolvido nisto. Enquanto eu estava escrevendo este texto aqui, Deus me lembrou do fato que, uma vez que o ser humano foi criado na imagem e semelhança do próprio Deus; neste caso era óbvio que ele tinha a habilidade de escolha entre o bem e o mal. No entanto, Deus havia colocado nele também o traço de caráter de se humilhar diante do Pai eterno e se submeter a ele em obediência; igual Jesus fez quando estava aqui na terra. Nisto, somos semelhantes a Deus, só que a Bíblia nos diz que Jesus, porém, quando ser humano permaneceu sem pecado. Era assim que Deus queria que o ser humano ficasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário