Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 12, 2011

Lição 4 – APRESENTAÇÃO DA SUA MENSAGEM

C – APRESENTAÇÃO DA SUA MENSAGEM
João 7:38 -  “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” Gostaria lhe fazer uma pergunta: “Porque você c que Jesus disse isso aos seus discípulos?  Somente para que eles estivessem informados e que pudessem contar com isto?  

Bom, eu pessoalmente creio que isto era verdade, porém tinha mais um motivo ainda maior. Veja bem, como você crê que Jesus sabia descrever isto, se não fosse pelo fato que ele também estivesse vivendo a mesma experiência? Jesus sabia que através dele fluíam rios de água viva, pois o poder fluía do trono do Pai, através dele pela ação do Espírito Santo. 

Quando na Bíblia diz que Ele o fazia com autoridade e demonstração de Poder, não era a pessoa de Jesus; porém Deus Pai que estava nele e operava através do Espírito da Verdade que habitava nele, na pessoa Jesus; homem.

Marcos 1.27 “E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!”; Mateus 7.29 “Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” ; Lucas 4.32 “;E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.”  Marcos 6.2” E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?”.  
Quando Jesus ensinava, Ele sabia que as pessoas não são transformadas com mera informação. As pessoas são transformadas, curadas, tocadas, através da Palavra ministrada no poder e autoridade do Espírito de Deus. Ele ensinava com sabedoria (Marcos 6.2). Jesus sabia também que a pessoa é transformada pela fé que ela tem em Deus, em Jesus.
Lemos em Hebreus 11:1: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Jesus sabia que ele estava sendo usado pelo Espírito da verdade e ele também sabia o segredo da fé que a pessoa precisava ter. Ele várias vezes perguntou por que não tiveram fé. Outras vezes ele dizia a pessoa a tua fé te salvou. Luc 17:19 -  “E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” Luc 18:42 -  “E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.”

Jesus sabia que ele, por ele mesmo não era nada sem o seu Pai que estava nos céus. Quando Jesus orou, vemos isto descrito em João capitulo 17, onde ele fala claramente que ele pede ao seu Pai que nos fossemos um com ele; assim como ele era um com o Pai. (17:20-21) Jesus sabia que tal como ele nos temos que ser transformados em filhos de Deus, receber o poder de ser transformados em filhos de Deus, (João  1:12) e também sermos um como ele, tal qual ele era com o Pai; para que pudéssemos fazer as obras que Ele fazia. Ministrar como Jesus ministrou.

 Sabedoria é uma jóia rara que Jesus tinha. Nós devemos ler um pouco mais os provérbios de Salomão e aprender um pouco mais da sabedoria de Deus. Jesus usava o “anzol”, ele era um grande pescador... de almas. Ele usava seus ensinamentos para pescar muitas vidas para o Pai. Como um sábio pescador, Ele sabia usar muito bem o Seu anzol. De fato, Ele usava um anzol diferente para cada tipo de “peixe” com quem se encontrava.
Com Nicodemos, por exemplo, em João 3.1-15, Ele fala de nascimento, vento, água, serpente de bronze.
Com a Samaritana (João 4), Ele fala de água que mata a sede para sempre. Veja também os “Eu sou” de Cristo em João (luz, caminho, pastor, videira, etc.).
Jesus sempre usava alguma coisa comum do dia a dia para conduzir a pessoa ao conhecimento da verdade, alcançando assim a atenção da pessoa  levando-a  à questão principal.
Seu principal método era usar as parábolas. Parábolas são estórias sobre coisas naturais que ilustram verdades espirituais. É comparar coisas naturais com coisas espirituais. Por exemplo, a Parábola do Semeador, a do Bom Samaritano, das Bodas e etc.

D – AONDE ELE ENSINAVA

Jesus não tinha um lugar especial para ensinar. Ele ensinava nas sinagogas – aonde havia pessoas piedosas (Mat. 4.23; 9.35). Ele também ensinou nas cidades dos discípulos - pontos de contato familiares (Mat. 11.1), nas aldeias circunvizinhas da Sua cidade - expansão missionária (Mc 6.6) e no templo - (Mc 12.35; 14.49; Mc 6.6).

E – SEUS OBJETIVOS

Fazer a obra para a qual seu Pai o havia enviado. Nos evangelhos lemos inúmeras vezes onde ele dizia eu vim para fazer a vontade do meu Pai que está nos céus. Certa vez a noite quando Nicodemos veio visitar ele, ele disse a ele: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3:16-17. O objetivo era claro, para o mundo fosse salvo por ele, ele veio salvar o que havia se perdido; a saber, a humanidade.

F – PRINCÍPIOS GERAIS
A seguir, nós apresentamos diversos princípios que Jesus empregava em Seu ministério de pregação e ensino: (Marcos 4.33; João 16.12). Ele sabia que nem todos conseguiriam entender Sua mensagem, então Ele não pregava certas coisas para estas pessoas. Ele ensinou aos discípulos na medida em que eles tinham capacidade de aprender novas coisas.
Jesus usava recursos visuais (Marcos 9.37 - tomou uma criança; Mt 12.46-50 - apontou para os discípulos). Na verdade, Ele fez do ambiente ao seu redor um grande "quadro-negro". Usar recursos visuais na pregação é uma grande ferramenta de ensino. Ajuda poderosamente a fixar a verdade nas mentes das pessoas.
Jesus ensinou pelo exemplo. Ele orou para ensinar Seus discípulos a orar (Luc 11.1-4). Ele curou enfermos para demonstrar como fazê-lo; depois, enviou Seus discípulos para fazerem o mesmo. Nós já vimos que Jesus primeiro fazia, depois é que Ele ensinava (Atos 1.1).
Jesus usou diferentes abordagens para ensinar: Ele usou perguntas e respostas - Mat. 21.28, 40; Ele usou parábolas - Mateus 13; Ele usou histórias reais - Lucas 16.19-31
Jesus ensinava com amor e compaixão, sem condenação, e atendendo às necessidades das pessoas.
Através do ministério de pregação de Jesus, nós entendemos que o sucesso da pregação é obra uma de Deus em cooperação com os ouvintes. Nem todos ouviram a pregação de Jesus, mas nenhuma de Suas palavras jamais voltou vazia (Isaías 55.11 com Mateus 13.18-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM