A – O CONTEÚDO DE SUA MENSAGEM
Se quisermos ministrar como Jesus ministrou e pregar e ensinar como Jesus, precisamos aprender acerca do conteúdo da Sua mensagem. Nós aprendemos nas Escrituras que:
Ø Ele ensinava por revelação (Marcos 6.2 “E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?”). Ele não pregava sabedoria humana e sim a sabedoria divina. Nós encontramos “a” revelação de Deus em Sua santa Palavra, a Bíblia. Não há outra revelação.
Ø O Seu ensino procedia do Pai (João 7.16 “Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”.) Jesus ensinava o que tinha aprendido em Sua comunhão com o Pai. E nós? Temos aprendido de nossa comunhão com o Pai ou somente ouvimos outros pregadores e queremos imitá-los?
Ø Jesus pregou o Reino de Deus (Mateus 4.23; Lucas 4.43; Atos 1.3). O reino de Deus envolve centenas de ensinamentos que devem ser cridos e praticados por todos os discípulos de Jesus. Ver, por exemplo, o Sermão do Monte - Mateus 5, 6 e 7. Ver também as parábolas, como por exemplo, em Mateus 13.
Nota: As Epístolas contem as mesmas verdades que Jesus falou, porém de forma ampliada e mais clara. Devemos lembrar que Jesus não podia ensinar tudo claramente porque ele não havia completado a Sua obra e o Espírito ainda não tinha descido para dentro dos discípulos; e, também, porque a Sua missão principal não era ensinar, mas sim demonstrar Deus e morrer pela humanidade. Muitas coisas ele somente pode explicar aos discípulos apos sua ressurreição, porque então ele já havia cumprido a nossa justificação diante de Deus; cumprido a lei. Em Hebreus lemos claramente que ele foi preparado como sacrifício, e em Romanos capítulo 5:21 lemos que ele como segundo Adão tinha a obrigação de assumir nosso lugar para nos fazer justiça de Deus. “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”.
Ø Ele pregou arrependimento Mateus 4.17 “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Jesus veio pregar arrependimento ao ser humano, porque ele sabia que uma pessoa de coração altivo não iria vir a Deus para alcançar a salvação. Porque é necessário que a pessoa reconheça que ela esta em falta com Deus para buscar reconciliação; e foi esta que Jesus trouxe a nós.
Ø Ele usava a Palavra de Deus (Lucas 4.16-19). Nós podemos dizer que Jesus era um “homem do livro”. Ele não somente conhecia as Escrituras, mas também sabia como usá-la. Em Seus ensinamentos, Ele frequentemente citava partes das Escrituras. Um dos melhores exemplos disso é Mateus 5 - "ouviste o que foi dito aos antigos..."; João 6.45 - "está escrito nos profetas...". Nós devemos aprender a usar mais a Palavra de Deus e de forma alguma as nossas próprias idéias.
B – A FONTE DO SEU PODER - O ESPÍRITO SANTO
Lucas 4.18-19 “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Em Lucas nesta passagem nós descobrimos qual era o segredo de Suas pregações cheias de poder e autoridade. Jesus ensinava sob a unção do Espírito Santo de Deus. Se quisermos obter os mesmos resultados de Jesus nós teremos que usar a mesma fonte de poder – o Espírito Santo. Jesus sabia quem ele era. O autor de Hebreus nos da um relato sobre isto. Heb 10:5 - “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;” e lemos nos próximos versos o seguinte: Hebreus 10: 7-10 “Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.”
Jesus sabia que ele veio como oferta para nos resgatar da morte, e que nele seriamos justificado. Foi por isto que ele disse que ele veio cumprir a lei. Jesus sabia que ele era o Cordeiro de Deus, que veio dar a vida em resgate de muitos, Ele conhecia sua fonte de autoridade e poder, e ele sabia que Ele era o Caminho, a verdade e a vida, e que ninguém poderia chegar ao Pai senão por ele. (João 14:6)
Você e eu também temos que conhecer bem a Palavra da Verdade para poder anunciá-la, toda a verdade e ser consciente do que estamos fazendo, para quem e por que. E se estivermos estruturados assim como Jesus preparou os doze apóstolos então com certeza estaremos ministrando como Jesus ministrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário