Antes de concluir este estudo tão lindo eu gostaria de meditar contigo sobre minha e a tua liderança. Talvez você esteje pensando como posso avaliar como minha liderança esteja impactando meus liderados.
De certa forma todos nós somos lideres, todos temos alguém que observa nossa vida. A pergunta é, o que eles vêem em minha vida produz coisa boa, ou coisa ruím em meus liderados? Será que a minha vida, sem eu falar palavras ensina alguèm a melhorar sua vida, ou será que eu deprimo meu próximo.
Será que alguém a essa altura diz: "Eu quero ser como Fulano de Tal". Ou será que quando alguem nos olha e diz, nossa se for para ser igual a eles jamais quero ser um discípulo de Jesus Cristo.
Eu tenho avaliado minha vida, tenho avaliado tudo que você possa estar pensando enquanto lê e estuda nossas lições. Quero compartilhar algo com você, nem todos falam o que pensam ou como foram impactados. Alguns falam, e tem outras pessoas que estão usando este mesmo material para ensinar a liderança de sua igreja local com este estudo. Tem outros que nos deixam uma palavra de incentivo no batepapo.
Quero te desejar as ricas bençãos de nosso Deus enquanto você leve adiante esse estudo, a mensagem Cristocêntrica de nosso Deus. vamos exaltar ao nosso Deus, e não a nós, que Deus te abençoe.
Sugiro que você faça com seu grupo de estudo as lições que sugerimos, serás abencoado com certeza.
Nosso próximo estudo será benção igual este.
Miss. Antonina Penner
Terminando nosso estudo:
v O líder deve ser claro e realista com os seus liderados quanto ao preço a pagar para seguir a Jesus (Lucas 9.57-62). Jesus nunca “escondeu o jogo” dos Seus discípulos. Ele sempre deixou claro a respeito do preço que eles deveriam pagar para seguí-lo. Lutas, dificuldades, oposição, tentação, decepções, traições, etc., são coisas que fazem parte de seguir a Jesus. E você, como líder, não pode ocultar e nem poupar seus liderados destas coisas. No entanto, ajude-os a ser tão firmes sobre a rocha que quando tais coisas vierem eles estejam convictos de sua posição em Cristo e do amor de Deus por eles.
v O líder verdadeiro é o servo e o escravo de todos (Marcos 10.42-44). Jesus ensinou que liderança se refere a ser “escravo” dos outros e servo de todos. O mundo gera líderes que são servidos; o reino de Deus gera líderes que servem. Como líder, você é chamado a servir aos seus liderados. Portanto, cinja seus longos, pegue a bacia e a toalha, e lave aos pés dos seus discípulos (João 13).
v O líder verdadeiro dá a sua vida pelos seus liderados (Marcos 10.45). Jesus morreu pelos seus como Salvador e como Líder. A palavra “messias”, que significa literalmente “o Ungido”, se refere ao líder que guiaria o povo de Deus e se sacrificaria por ele (Isaías 53 com Mateus 2.6). O verdadeiro líder dá a vida pelos seus liderados. Jesus deu exemplo disto e nós também devemos dar.
v O líder deve treinar discípulos e formar novos líderes. Como Jesus formou discípulos e líderes? Vejamos: Jesus transmitiu Sua autoridade aos Seus discípulos (Marcos 3.13-150, ou seja, o direito e o poder (capacitação) para ministrar em nome de Jesus – curando, libertando, aconselhando, etc. Você também deve transmitir autoridade aos seus líderes em treinamento. Deixe as demais pessoas da igreja saber que seus líderes em treinamento estão sob sua cobertura e agindo com sua autoridade delegada. Portanto, rejeitá-los equivale a rejeitar a sua autoridade.
v Jesus deu tarefas práticas aos discípulos (Mt 14.16, 19-20; Mc 6.12-13). Não existe treinamento sem ação, sem a parte prática. Jesus não chamou Seus discípulos para ensinar uma porção de teorias. Ele os chamou para ação. Se você quer desenvolver líderes como Jesus fez, então dê tarefas práticas para seus líderes em treinamento (dirigir reuniões, pregar, aconselhar, etc.). Segue fielmente o lindo e precioso exemplo do nosso Mestre Jesus Cristo.
v Jesus selecionou os líderes de dentro do seu grupo (Mc 3.13-15). Jesus não chamou gente de fora do grupo que o seguia. Não existe tal coisa como chamar um pastor desconhecido, de outra cidade ou recém-saído de um seminário, para liderar em sua igreja. Como pastor você deve selecionar e treinar líderes de dentro de sua própria igreja. Não digo que você não deve receber em sua igreja alguem que seje de Deus de outra parte do mundo, de outra igreja que ensina a verdadeira Palavra de Deus. Estou falando sobre fazendo seguidores os quais você está transformando em líderes.
v Jesus nunca enviou alguém sem instruí-lo adequadamente sobre a obra a ser realizada (Mt 10.5; Lc 10.1-12). Portanto, nunca dê tarefas aos seus líderes em treinamento sem ensiná-los (com palavras e exemplos práticos) como fazer o que você pediu. Treine. Treine. E treine. Depois envie seus líderes para fazer a obra.
Etapa II
Responde as questões para Revisão
Após completar a Unidade I, você deverá responder as questões abaixo.
1. Quais são as bases bíblicas da liderança?
2. Conceitue “liderança”.
3. Explique a “fórmula” da liderança.
4. O que é a verdadeira autoridade espiritual do líder?
5. O que é a verdadeira submissão bíblica?
6. Liste 3 requisitos que nos qualificam para liderar.
7. Explique a diferença entre um pastor-dom e um pastor-líder.
8. Explique a posição e as funções do pastor-sênior.
9. Cite quatro responsabilidades pastorais básicas.
10. Cite quatros princípios bíblicos da liderança cristã como exemplificados e ensinados por Jesus.
11. Como Jesus treinou líderes?
Etapa III - Projeto Final
1 - Comente sobre o Livro “O Líder que Deus usa”; do Dr. Shedd; ou do “A Formação de um Líder” por Joyce Meyer, escolhe um dos dois e nos dê o seu parecer sobre os pontos que mais edificaram você espiritualmente neste livro, E LEMBRE não deve ser usado plagiarismo nos trabalhos exigidos, isto é ilegal. Ressaltar cinco qualificações de um líder de acordo com este livro.
(aprox. 500 palavras de cada livro.)
2 – Comente sobre o Livro: Os temperamentos controlados pelo Espirito Santo de Tim Lahaye e relate os pontos mais chaves deste livro; e nos de sua opinião o que o autor enfatiza no máximo nesta obra. ( aprox 500 palavras.)
3 - Compare a mensagem destes livros com a lição abordada nesta matéria e de o seu parecer sobre o assunto tratato. ( aprox. 5 páginas)
Deus lhe abençoe e espero que agora voce possa ir e praticar o que voce aprendeu nesta lição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário