Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 07, 2011

Lição 01 - MINISTRAR COMO JESUS MINISTROU

A Paz do Senhor Jesus. Queremos desejar a você um excelente estudo, e peço por favor me dá um retorno se estes estudos estão sendo benefícios para vocês. Estamos colocando as matérias de um curso que preparei como Curso Ministerial Básico aqui gratuito para aqueles que não tem condições de ir a uma Faculdade Teológica. Estamos colocando aqui as tarefas como os alunos tiveram que fazer e cremos que você irá aprender muito se você fizer estas tarefas com o pessoal da seu Ministério.
Faça bom proveito, e espero que Jesus nos dê a nota Excelente em tudo que fazemos, para mim e para você. Lembre em primeiro lugar devemos responder a ELE sobre tudo que fazemos, você não me deve nada, mas juntos você e eu devemos cumprir com o chamado que Jesus nos deu, amém??
Paz.
Miss. Antonina Penner
Ministra do Evangelho de Jesus Cristo.

 

MINISTRAR COMO JESUS MINISTROU

Etapa I - Leia e estude o Estudo Principal desta matéria. Leia também os três livros mencionados . Temos alguns destes livros em formato digital. Livros em pdf portanto se você mora em algum lugar onde não tem acesso para comprar estes livros, lhe enviaremos o livro formato PDF por email.

Ø SIMPLESMENTE COMO JESUS - MAX LUCADO

Ø Sê Perfeito

Ø Um Homem chamado JESUS de Tim Lahaye
Você deve fazer um resumo comentado sobre cada um destes três artigos, (uma folha cada artigo) como você entende o que a Bíblia diz sobre este assunto. Procure passagens bíblicas e cite-as para fundamentar sua posição. Faça uma um resumo comentado sobre o que você compreendeu e crer que seja o que a Bíblia nos oferece sobre o assunto. Compare o que os autores escreveram com o que a Bíblia diz; você deve aprender se fundamentar nas Sagradas Escrituras.
Etapa II
Após completar a Unidade I, você deverá responder as questões no final da lição após o termino da etapa I.

Etapa III - Projeto Final

As idéias e conceitos que você aprendeu são muito importantes para nós. Deste modo, o projeto final é importante para sabermos o que você aprendeu e como você está aplicando ou aplicará este material no seu ministério.
Visualize-se num seminário explicando esta lição para alunos fazendo de conta que você é professor. Escreva com tuas palavras numa dissertação. (aprox. 1000 palavras)
Ministrar como Jesus ministrou é um assunto muito interessante, será que é possível você e eu ministrar como Jesus o fez?
Nesta matéria falaremos sobre a maneira como Jesus ministrou, e o que ele ministrou.  Quando observamos o ministério de Jesus vemos uma enorme diferença de muitos que hoje em dia se dizem que representam Jesus e fazem exatamente o oposto.
O que a Bíblia diz sobre o Ministério de Jesus? Vamos estudar sobre isto?
Neste curso iremos aprender a ministrar como Jesus ministrou. Ele é o nosso perfeito modelo de ministério, seja na pregação, ensino, ao expulsar demônios, no aconselhamento e em tudo mais que estiver envolvido no ministério. A saber, Jesus tinha cinco ministérios, não sei se você está a par deste fato.
Vejamos resumidamente aqui seus cinco ministérios, você pode ler sobre isto na lição 17 da matéria a Unção e a Missão do Messias neste blog.


Hb. 3:1 “por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Jesus.”
A palavra grega apóstolos, traduzida pó “apóstolo”, significa “uma pessoa enviada”, e Jesus é o exemplo supremo de “Pessoa Enviada”. Ele foi enviado por Deus e pelo Espírito Santo.
“(Lucas 4:24) - E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.”
“(João 6:14) - Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.”
“(João 4:19) - Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”
“(Lucas 4:18) - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,” “É isso que o evangelista é ungido para fazer: pregar o Evangelho, as Boas-Novas.
“(João 10:14) - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” “(I Pedro 5:4) - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” Pedro chama Jesus de o Supremo pastor.

Quinto: Jesus = Mestre.

“(Mateus 23:8) - Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.”; “(Lucas 6:40) - O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.”

Os cinco ministérios de Jesus eram: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre.
Devido a nossa limitação de espaço, nós queremos apenas enfatizar os principais ministérios necessários no desenvolvimento desta matéria. Com isso não queremos diminuir os demais ministérios, mas apenas destacar aqueles mais visíveis no ministério de Jesus e que podem ser aplicados num contexto maior de ministério na igreja.
Então vamos começar lendo a passagem da Bíblia em Lucas 4:18-31
ü LUCAS 4:18-31 “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?  E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se. E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.”
Nesta ocasião quando ele estava lendo a passagem de Isaías capítulo 61.   Jesus sabia que ele iria ser perseguido, rejeitado por alguns, principalmente pelos seus; pois foi isto que ele ressaltou em sua fala nesta passagem de Lucas. Mas, Jesus não se deixou incomodar com os que não queriam aceitar ele; porque ele veio para cumprir aquilo que o Pai dele havia enviado ele fazer. Vemos que Jesus deixou um exemplo com excelência para ser imitado, e por anos os evangélicos têm tomado a Jesus como modelo de vida, mas não como de ministério.  Mas isto já passou! Ele é o supremo modelo de ministério, modelo esse que foi seguido pelos apóstolos, especialmente por Paulo.
Quero lhe fazer uma pergunta muito importante: "Quem é o teu modelo de ministério? Você está se espelhando em quem? Quem é a medida, a intensidade, a profundidade do seu ministério?"

 Deve ser Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM