Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












maio 30, 2011

Lição 7 -

 V – PASTOREIAR - LIDERANÇA É SERVIÇO, É EXCELÊNCIA, É INFLUÊNCIA 



Vemos em nossa definição no início conforme  “Aurélio e Strong” que algumas das qualidades eram: “ir sobre, conduzir, proteger, sustentar, cuidar, alimentar, impelir, liderar gentilmente, aconselhar, deliberar, resolver, consultar, determinar, guiar, propor, guiar, transportar, guiar a casa, dirigir, guiar, mostrar o caminho através do ensino, comandar com autoridade oficial, ter o governo sobre”. Com toda certeza isto é a mais exata descrição de um pastor de ovelhas; a função dele. Pastorear pessoas significa que conduzir, proteger, sustentar, cuidar, alimentar, liderar gentilmente, e aconselhar. 

No dicionário de língua portuguesa vemos a seguinte definição: “do Lat.  Excellentia s. f., qualidade do que é excelente; superioridade de qualidade; especialidade; primazia; tratamento dado às pessoas de alta categoria social e em geral às senhoras.

loc. adv.,  por —: no mais alto grau.”

Vamos olhar um pouco para a definição de excelência: “qualidade do que é excelente; superioridade de qualidade; especialidade; primazia; tratamento dado às pessoas de alta categoria social e em geral às senhoras.” O líder é alguém que age com superioridade de qualidade e isto não apenas é um traço de caráter e sim,  é presença do Senhor na vida dele que transparece a excelência atravéz de seu servo.

 O líder é alguém que motiva as pessoas para cumprir certos propósitos e/ou objetivos; isto é “qualidade do que é excelente” ele é um influenciador.  Aqui nesta definição excelência refere-se a um tratamento dado às pessoas de alta categoria social e vemos que Paulo entendia claramente isso; tanto é que ele instruiu a Timóteo quanto a treinar homens que fossem fiéis e capazes de instruir a outros veja em 2 Tm 2.2. Paulo ensinava que as pessoas que constituem a Igreja de Cristo são pessoas de alta categoria, pessoas que foram salvas pelo sangue do cordeiro. Convém lembrar contudo

 que, influência de caráter e excelência é diferente de “manipulação”. A influência e excelência neste caso não se apóia na autoridade moral de uma pessoa; e sim na Pessoa de Deus. A manipulação se apóia na capacidade de alguém para forjar uma situação que não existe. Devemos lembrar que Deus deu ao ser humano o livre arbítrio, e que Deus não manipula ninguém; aliás quem faz isto é o nosso adversário, o diabo. O líder, por ter autoridade espiritual e moral, transmite visão bíblica e motivação para que outros ajam em prol de uma causa comum e santa. O líder cristão age assim porcausa do SENHOR na vida dele; JESUS.  O manipulador, por outro lado, não tem autoridade espiritual e/ou moral, e sim forja uma autoridade que não possui para levar as pessoas a cumprirem sua própria vontade. Assim sendo, a “influência” do líder, quando não é biblicamente orientada, se torna manipulação.

VAMOS ANALISAR A LIDERANÇA NA VIDA DE JESUS: ELA É EXCELÊNCIA, É INFLUÊNCIA - NA VIDA DE SEUS SEGUIDORES.

Quero mostrar onde Jesus demonstrou liderança, influência e excelência. Alias, Jesus fazia coisas que, se ele estivesse em nosso meio atualmente ele seria processado; ou seria levado a justiça por usar de material escrito pelos ilustres escritores da palavra de Deus no antigo testamentos. Lemos em Lucas ele dizer: “como Isaías falou a seu respeito o que Ele iria fazer na terra e como Seu Pai o usaria”. Ou por exemplo, não lemos ele falar: “Moisés foi muito eloquente quando ele escreveu todas aquelas leis e instruções que ele recebeu de Yavé”.  Por exemplo: Jesus mencionava os escritos do Antigo Testamento e você nunca vai ler onde Jesus deu toda referência; e dando a cotação do autor; porque o autor era o Espirito Santo. Ele usava os ensinos do passado e ele dizia: “você ouviu dizer que está escrito e ele dizia o que ele estava mencionando” Agora não me entenda errada, devemos obedecer a lei, e eu concordo em darmos a fonte de onde tiramos o assunto que mencionamos, sou contra plagiarismo; porém eu creio que a Igreja atualmente esta exagerando com isto, errando o alvo de Deus nisto.

Muitas vezes vemos em meios cristãos principalmente, quando trazem mensagens de Deus, onde o Espirito Santo é o principal Autor da mensagem, é dada a atenção a uns 300 autores que são mencionados na bibliografia e em “cotações” e assim por diante. Quero a seguir mencionar passagens onde Jesus fez cotações do velho testamento, ele diz o que foi dito, porém ele não fala quem escreveu e nem em qual livro estava escrito. Porque, ELE fez entender que o Autor era o Espírito de Deus, que estava no céu e não a pessoa a qual Deus usou para escrever o mesmo. Eu penso que Jesus quiz nos dar uma enorme lição nisto. Quando se trata do fato que Deus nos usou para escrever algo, não somos o autor e sim Deus; corremos o risco com todo este processo de proteger o que escrevemos e não dar a autoria a quem é merecedor. Quero ressaltar varios ítens em que os cristãos transgridem a lei de Deus neste sentido.

Veja por exemplo em Mateus nos capítulos que conhecemos como o famoso “Sermão da Montanha” ali vemos Jesus falando o seguinte: Mt 5: 21 “Ouviste que....” Também nos versos 27,33, 38,43  ele começa com a mesma maneira de falar, ouvistes que foi dito, e assim por diante; Jesus menciona o que foi dito sem dar ênfase a quem escreveu de fato. Eu sei que Ele pegou o livro do profeta Isaías e ele leu nele. E vemos que ele da a fonte de onde leu, isto é mais que correto, e com certeza devemos fazer isto. Devemos dar a fonte, devemos ser fiel aquilo que a lei diz que devemos fazer. Porém, quando no meio de nossa Igreja, não podemos ser reconhecido como Teólogo a não ser que completamos uma Tese que, exige assim umas exageradas e  inúmeras listas de exigência de reconhecer o que pessoas escreveram quando na verdade queremos defender a Palavra de nosso Deus, que ele veio nos trazer. O que é que nos intitula como teólogo diante de Deus? Nao é o fato que ELE nos chamou e nos fez pescadores de homens e que Ele nos conduziu em sua palavra? Alas, vamos dar reconhecimento a quem deve recebê-lo. AO NOSSO DEUS!!!!!!!. Afinal  quem aprova você ou eu como pessoa que Deus usa e que nos

faz eloquente em falar a palavra de Deus? Os profetas do antigo testamento não fizeram nada do que se exige hoje em dia, não escreveram uma tese para ganhar seu título de doutor e muito menos tiveram que provar com 100 bibliografias que estão defendendo corretamente o que querem dizer.

Quando Moisés perguntou a Deus: “como vou saber se o profeta que vem falar a mim veio de Deus”? E Deus disse: “quando aquilo que o profeta falou acontecer, foi Deus que falou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM