Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












maio 28, 2011

Lição 6- SER LÍDER É TER ESPÍRITO DE CHEFIA E SER DIGNO DE CONFIANÇA.

III - SER LÍDER É TER ESPÍRITO DE CHEFIA E SER DIGNO DE CONFIANÇA.
Quando Moisés foi instruído por seu sogro, Jetro, a escolher líderes para dividir a tarefa de guiar o povo de Israel, uma dos requisitos era que eles deveriam ser “homens de verdade” (Êxodo 18.21).
A NTLH diz: “homens que mereçam confiança”. O líder é um despenseiro dos mistérios de Deus e também dos homens. Portanto, ele deve ser fiel: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Coríntios 4:2).
Você como um pastor, Deus pode confiar em você? Você está realmente decidido a fazer a  vontade de Deus, custe o que custar? Você está comprometido em cumprir seu chamado dependendo em tudo Dele e sempre ir conversar com o “PAI” antes de fazer algo para em todas ocasicões falar: "Eu de mim mesmo não faço nada e sim o que Jesus me enviou fazer?" Sendo um líder nalguma área da igreja, você está sendo fiel a Deus? Você está sendo leal aos seus companheiros líderes? Você está sendo leal à visão do seu pastor ou leal a teu Deus em primeiro lugar? 
Você sabia que se teu líder agir errado você tem por obrigação de chamar atenção dele de acordo com a Biblia? Ele além de líder é irmão. Mateus 18:15-18  “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.”  O líder na Igreja ele é o dirigente, mas na família de Deus ele é um irmão, portanto assim se deve proceder. Há pessoas egocêntricas,  ou seja, que vivem para si mesmas. E existem pessoas “outrocêntricas”, pessoas que vivem para as outras pessoas. Jesus foi outro-cêntrico porém submisso ao PAI nos céus e nós também devemos ser assim.

O líder é, por natureza, alguém que vive para outros ao invés de viver para si mesmo. Ele não busca seus próprios interesses em primeiro lugar, mas sim o propósito de Deus para o bem dos outros; pelo menos não ali em seu lugar de liderança diante da Igreja do Senhor.

IV – ENSINO - SER LÍDER É SER CAPAZ DE ENSINAR.


Um dos requisitos para a liderança em 1 Timóteo 3 é que o fato que o líder seja apto para ensinar. Paulo não está dizendo que todos os líderes devem possuir o dom de ensino ou que devam ser mestres da Palavra. Ele está tratando de uma habilidade que pode ser adquirida por meio do estudo e da experiência. Aqui com certeza trata se da autoridade na liderança que Deus da ao seu servo. Vemos que Moisés era líder, mas ele era a figura da autoridade sobre o povo. Ele tinha uma forma de governo sobre o povo de Deus da época. Mas, ele mesmo retrucou a Deus que ele não tinha habilidade de falar diante de Potifar; ou seja em público no início; correto?

A capacidade de ensino de um líder cristão não é necessariamente acadêmica; ela não precisa ser obtida num seminário ou faculdade bíblica. Você pode adquirir habilidade para ensinar através de cursos por extensão igual este que você esta fazendo aqui agora, ou através de ensino pessoal de alguém capacitado nesta área, observando a outros, e experimentando pessoalmente. Na verdade, não existe nada que substitua a experiência pessoal nesta ou em qualquer outra área da vida e do ministério. Nós cremos, na verdade, que quanto mais comprometido for o líder com Deus e o seu chamado, mais ele buscará sua capacitação. Citamos este fato porque os doze discípulos de Jesus não foram treiandos em Universidades, e sim foram treinados pelo Senhor dos senhores. Assim, cremos que o lider comprometido com o Reino de Deus, apelará para obter recursos que possam capacitá-lo para ensinar e liderar. Principalmente de estar se alimentando da Palavra de Deus e passar muito tempo na presença de Deus em oração. Ele buscará um treinamento formal na medida de seu alcance (escola bíblica ou centro de treinamento), ajuda pessoal (mentoria), observará a outros e experimentará por si mesmo.

Muitas pessoas no mundo secular procuram ser líderes para que possam “mandar” ou ostentar um título e/ou posição na empresa e organização; e infelizmente temos os que fazem isto na  Igreja de Jesus. Contudo, a verdadeira liderança bíblica diz respeito a servir e não ser servido. Foi a isto que Jesus se referiu a Pedro quando ele foi lhe lavar os pés. Veja como é linda esta passagem:
Jo 13:5 -  Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Jo 13:8 -  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
Jo 13:10 -  Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
Jo 13:14 -  Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.”

Aqui Jesus deixou um lindo modelo de ser líder, servindo. Ele lavou os pés e disse, que eles também deveriam ter a mesma atitude em seu coração fazendo o mesmo. “Liderança, portanto, é lavar aos pés dos outros”. Em João 13 nós vemos este exemplo em Jesus Cristo. Preste atenção no fato que Jesus disse a Pedro; se eu não te lavar os pés não tens parte comigo. Jesus disse a Pedro que mais tarde ele iria compreender o que ele estava fazendo.  A vida de Pedro depois de Pentecostes provou que ele de fato compreendeu. Creio que aqui existe um segredo de um líder e seu liderado. O liderado precisa compreender que ele esta sendo servido para ser treinado a servir. Pura  imitação com certeza traz igual valor.  Tornar-se em tudo igual a ELE era este um dos maiores objetivos de Cristo quando treinou eles a serem pescadores de homens.
Cremos que Cristo realmente colocou uma autoridade de liderança, nas mãos dos que estão na direção do povo de Deus. No entanto, entendemos pela Palavra de Deus que o líder deve exercer sua autoridade dada por Deus com humildade, cuidando dos seus liderados voluntariamente; com o desejo sincero de edificar o Corpo de Cristo (Mc 10.37; 44-45). O líder cristão é chamado para “servir” com humildade, não atraindo a atenção para si mesmo e sim para Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM