Para Os Levitas.
VOZ: A FORMA DA COMUNICAÇÃO
Segundo a fonoaudiologia e a psicologia a voz é o espelho da personalidade humana. É ela que nos apresenta ao mundo, através dos sons; cada voz é única em suas vibrações, nos seus tons, na sua textura e musicalidade. Pela voz, mostramos ao mundo quem somos lá no íntimo em nosso coração. O que sentimos e como vemos as coisas transparece na tonalidade de nossa voz. Quando se está alegra, as vibrações das cordas vocais atuam diferente, do que quando estamos angustiados. Quando temos medo altera de outra maneira. Pode ser distinguido o estado da alma da pessoa pelas vibrações das cordas vocais. Por elas é possível detectar o estado emocional da pessoa que está se expressando verbalmente. A voz, associada aos gestos, às expressões corporais, à postura e à fala, compõe um poderoso instrumental da comunicação humana. Tem pessoas que falam com os gestos corporais uma coisa e com a boca bem outra. É importante frisar isto aqui, com certeza creio que seja. Vamos analisar um pouco, na aula anterior falamos que o Espírito de Deus perscruta nossa alma? Pois bem, devemos permitir que ELE também seja aquele que controle nosso temperamento e o psicológico; tudo em nós deve ser feito sob controle Dele, se quisermos ser transmissores de sua mensagem.
Torna-se impossível você transmitir a paz que excede todo entendimento se você está alarmado com algo que possa estar acontecendo no lugar onde você trabalha. Ou por exemplo se você lembra que lhe contaram sobre um assalto que teve na vizinhança.
Assim como é importante você buscar a Deus em comunhão no Espírito Santo de Deus para saber o que Deus quer falar através de você, assim também, seu emocional e seu estado psicológico devem estar sob total controle de Deus. Se, isto não for assim, a fonação das cordas vocais irão denunciar seu estado de insegurança, de medo, preocupação; e desta feita o fluir do Espírito Santo através dos dons que ele te deu vai ser atrapalhado e não vai poder atuar através de você.
Visualize-se dirigindo a adoração na Igreja, uma pessoa só pode estar conduzindo outra em adoração se ela mesma estiver adorando. Se não for assim, estará apenas cantando o hino de adoração, e o resultado poderá ser catastrófico; ao invés de levar um pecador ao arrependimento, quando vê os filhos de Deus em intima adoração. Porém, se ele estiver buscando a Deus, sem ter condições próprias e foi lá para buscar ajuda, nesse caso, se você só canta e não adora a Deus; acontecerá que a pessoa não alcançará a ajuda através da adoração que necessitava. 1 Co. 14:23-25 “Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.”
A verdadeira adoração ao nosso Eterno e Misericordioso Deus traz cura espiritual. Enquanto estava teclando estas frases Deus me fez lembrar de Davi, o Rei na Bíblia que é denominado um homem segundo o coração de Deus. Ele sabia descrever que ele deitava em paz e descansava tranqüilo, pois quem lhe dava o sono era Deus. Ele sabia que nada lhe faltava porque Deus era seu pastor. Ele sabia que Deus prepara uma mesa diante de seus inimigos, porque ele não confiava em seus atributos e sim, andava na confiança naquele que é fiel. A área psicológica da vida dele estava íntegra, pois ele vivia em adoração; na paz que excede todo entendimento de qualquer psiquiatra. Glória a Deus!!! Ele cria no Deus da Aliança que ele conheceu durante sua caminhada com ELE mesmo. Essa é a mensagem que devemos transmitir com os gestos, com o comportamento, as cordas vocais, os traços físicos no rosto. Tudo isto, fala na verdade mais alto que nossa voz, mas, que a voz transmite o que existe dentro de nós por mais que tentamos esconder, isso é verdade.
Conhecer a própria voz é conhecer um pouco mais da própria alma, porque ela revela as nossas angústias e os nossos anseios mais íntimos ao imprimir publicamente parte do nosso território individual. Quem busca o autoconhecimento tem na voz, que integra a pessoa ao mundo, um meio poderoso para revelar traços essenciais do ser.
A voz: um instrumento musical
Davi e tantos outros na Bíblia já descobriram isto, que a voz é instrumento, porque ele fala que devemos cantar com júbilo ao Senhor. (Salmos 104:33) - Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu tiver existência. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas. (Salmos 105:3) - Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR.
Imagine a voz como um instrumento musical. Já perceberam o que nos acontece quando ouvimos uma boa música? A harmonia do conjunto nos sensibiliza e altera tanto o nosso estado emocional que é capaz de mudar até as características do ambiente que nos rodeia.
(Salmos 96:1) - CANTAI ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra.
(Salmos 96:2) - Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
(Salmos 96:3) - Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.
(Salmos 96:4) - Porque grande é o SENHOR, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.
(Salmos 96:5) - Porque todos os deuses dos povos são ídolos, mas o SENHOR fez os céus.
(Salmos 96:6) - Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.
(Salmos 96:7) - Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força.
(Salmos 96:8) - Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios.
(Salmos 96:9) - Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
(Salmos 96:10) - Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.
(Salmos 96:11) - Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
(Salmos 96:12) - Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque,
(Salmos 96:13) - Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.
- Use também o silêncio.
- Fale com ritmo, faça pausas nos momentos estratégicos.
- Aproveite para recuperar o domínio da voz. A pausa permite controlar ações e a reflexão constante do que foi dito.
- Como na música a fala deve refletir a harmonia entre as partes que a compõem.
- Escolhe bem os hinos e evite repetir em todos cultos o mesmo repertório de hinos.
- Esforce-se para ensaiar uma variedade de hinos.
- Procure saber com o pastor qual o assunto que vai ser pregado e procure escolher hinos que irão corresponder com o assunto da pregação da Palavra.
- Algo de muita importância, procure fazer com o grupo de louvor campanhas de oração e jejum para Deus usar o trabalho de vocês no sentido de ganhar almas.
- Consagre sua vida no altar de Deus, busquem a Santidade de nosso Deus.
Por que cuidar da voz? Pessoas que falam em público devem ter certos cuidados para preservar a saúde vocal. Muita gente não sabe como a voz é produzida no nosso corpo e o que pode fazer para torná-la melhor. Cuidar da voz significa conhecê-la e usá-la bem; é respeitar o equilíbrio entre o ar que sai do corpo e a força muscular exercida pelas pregas vocais; é tirar dela o melhor rendimento com o mínimo de esforço. Para isso é preciso conhecer também as emoções, que interferem diretamente na sua produção.
É pela voz que chamamos a atenção das pessoas e por isso é um elemento que pode facilitar ou dificultar a interação. Juntamente com a linguagem corporal, a voz é fundamental para a boa assimilação da mensagem. Uma voz clara e bem-definida é o caminho para a compreensão do conteúdo.
Cuide da sua voz como um instrumento precioso, porque o aprimoramento vocal é um requisito para a benção sua e de muitos outros que lhe ouvem!
Deus te abençoe enquanto você louva, ensina a louvar e inspira os outros que te ouvem a Adorar ao nosso Deus.
Miss. Antonina
Nenhum comentário:
Postar um comentário