Lição 14 - Voz: um instrumento delicado
- Alguns cuidados importantes, evite:
- Respirar perto de alguém que fuma cigarro, não combina com boa voz.
- A fumaça agride as pregas vocais, resseca as células das cordas vocais, provoca irritação, pigarro e tosse.
- O ar condicionado. A umidade do ar diminui, resseca a garganta e laringe e danifica as pregas vocais. A exposição prolongada vai exigir um esforço maior em detrimento da qualidade vocal.
- Beba muita água em temperatura ambiente.
- Líquidos e alimentos muito frios ou quentes. As temperaturas extremas causam choque térmico e agridem as pregas vocais. Excesso de tererê ou chimarrão em excesso.
- Roupas apertadas. Causam desconforto e dificultam a respiração. Deixe o pescoço o mais livre possível de acessórios, bem como a região do diafragma.
- Evite usar cintos ou faixas que dificultem a respiração.
- Falar ao telefone prendendo-o ao ombro. Os músculos ficam tensos e impedem a livre passagem do ar.
- Falar em locais barulhentos. O segredo da boa voz está na capacidade de determinar, de acordo com as circunstâncias, o seu melhor volume. .
- Forçar a voz. Se estiver rouco, faça repouso de voz e, se isso não resolver, procure um especialista.
- Se a voz é o seu instrumento básico do trabalho, conte com a orientação do fonoaudiólogo. Ele poderá indicar exercícios e orientá-lo a produzir uma voz melhor. O trabalho preventivo evitará problemas futuros.
- Ansiedade e tensões, que bloqueiam a passagem de ar e atrapalham os movimentos circulares. Quanto mais relaxado o corpo estiver, mais harmoniosa será a fala.
- Locais poluídos.
- Caminhe ao ar livre e procure respirar profundamente para alcançar harmonia física e mental.
- Evite Falar muito. Fale o necessário. É um hábito prejudicial às pregas vocais. Durante todo o dia, faça exercícios ao seu tipo de voz.
- Obs: É muito comum perder total ou parcialmente a voz depois de falar por longo tempo. Isso é um sinal para procurar ajuda profissional. Sempre que possível, faça repouso vocal – descanse sua voz. Principalmente para quem é levita na casa de Deus.
- Gritar constantemente. Gritar é um hábito extremamente prejudicial à saúde vocal e pode causar sérios danos às pregas vocais. Tente evitar isso o máximo possível. Infelizmente tem pessoas nas igrejas, que também tem este costume, não queira ser um METAL QUE SOA.
Alguns cuidados que auxiliam pelo zelo da voz:
- Para pessoas com dificuldades vocais, o remédio, às vezes, é simplesmente ficar quieto ou falar devagar.
Procure:
- Comer salsão, cenoura, maçã, pêra e outros alimentos ricos em fibras. Isso exercita os músculos da face e ajuda a articulação.
- Pela manhã — e durante todo o dia — espreguiçar-se soltando o som, com movimentos lentos e amplos, para despertar a energia vocal.
- Tomar cuidado com o início da fonação, que deve ser suave.
- Respirar ampla e profundamente, durante todo o dia.
- Hidratar-se. Aumente o consumo de líquidos, principalmente se estiver tomando medicamentos ou sentir que a salivação diminuiu. E lembre-se sempre: para quem usa a voz como instrumento de trabalho, o hábito de beber água não é só um prazer, mas uma obrigação. Habitue-se a fazê-lo. Tome, no mínimo, oito copos de água por dia.
- Própolis com gengibre e romã é indicado para manter as cordas vocais, sem inflamação e muito suaves.
- Cuidar da saúde física e mental porque a voz é o resultado do estado geral de seu organismo.
- Como vimos, a fala deve soar como a boa música: o ajuste entre as partes e a força da mensagem une-se à afinação do som e à harmonia melódica. É fundamental buscar o equilíbrio entre os diversos elementos da comunicação oral, como o ritmo, a intensidade, a flexão, o conteúdo, a emoção, a tonalidade, a articulação, a velocidade, o timbre, a flexibilidade vocal e a pronúncia para traduzir as nuanças da mensagem.
- Além disso, é preciso unir a técnica à naturalidade para uma transmissão mais autêntica e construtiva.
VESTINDO-SE COMO EMBAIXADORES DE DEUS
Devemos lembrar que Deus instruiu no AT aos sacerdotes como eles deviam-se apresentar diante de Deus na Tenda e no Templo. A Bíblia nos diz que somos o Templo do Espírito Santo de Deus, portanto é importante ressaltar que devemos vestir roupas que vão engrandecer AQUELE que nós representamos como Embaixadores.
Nosso vestuário é muito importante na oratória na casa de Deus.
Evitar que o vestuário tire a atenção dos ouvintes da sua mensagem.
Acessórios não devem chamar muita atenção e sim apenas deixar mais lindo o que você está vestindo.
Conselhos para os homens ( estas dicas tiramos da apostila na qual nos baseamos)
Observe como os profissionais do mundo exigem boa aparência em suas apresentações. Você crê que isto seria motivo suficiente para que os cristãos se vestissem no mínimo tão bem quanto eles? Já que somos embaixadores de Cristo, isto é motivo suficiente de querer ser bem trajado quando estamos representando o Reino de Deus, diante das pessoas.
o Tenha barba e cabelo bem cuidados. Se tiver bigode, ele não deve ultrapassar a linha do lábio superior.
o Na dúvida, prefira usar terno e gravata. Se o evento realizar-se fora da sua cidade, leve duas mudas de roupa para prevenir-se contra possíveis mudanças de temperatura.
o Compre ternos de bom caimento. Nas ocasiões mais formais, prefira usar preto, cinza ou azul-marinho, com sapatos pretos.
o Observe se a roupa está bem passada, os vincos marcados. Use camisas de fibras naturais, preferencialmente de algodão.
o A gravata é um elemento que fala sobre a personalidade do usuário.
o O cinto deve ser da mesma cor dos sapatos, e as meias devem cobrir as panturrilhas.
o Evite guardar objetos nos bolsos para não fazer volume.
o Se você viaja muito, prefira roupas que não amassem, pois nem sempre se pode contar com bons serviços nos hotéis.
o Se você é uma pessoa formal e vai apresentar-se para jovens, é melhor portar-se de acordo.
o Isso não significa fingir que tem os mesmos gostos de sua platéia, mas buscar a melhor imagem sem perder as características e gostos pessoais.
Para as mulheres
o Não use maquiagem pesada. Use cores leves e harmoniosas que não chamem muita atenção. A melhor maquiagem para uma apresentação é aquela que o público não nota, mas que funciona.
o Aprender a se maquiar pode ser um caminho para conhecer os produtos, as cores e os tons que mais combinam com a sua pele.
o Use esmaltes de tons claros e discretos que combinem com o tom de sua pele.
o Use jóias ou bijuterias discretas e evite as que fazem barulho.
o Nos eventos mais formais, use tailleur ou vestidos com blazer.
o O comprimento da saia não deve ultrapassar três dedos acima dos joelhos, e dependendo do tipo de apresentação, prefira usar um terninho.
o Antes de comprar uma roupa, sinta se a textura do tecido é agradável à sua pele. Lembre-se de que você usará essa roupa por um bom tempo.
o A não ser que esteja de sandálias, use meia fina e prefira cores mais discretas que combinem com a cor dos sapatos, o tom de sua pele e a roupa que está usando. Tenha sempre um par de meias extra para trocar, se elas desfiarem.
o Evite roupas que marcam o corpo, sejam transparentes, muito decotadas, ou com fendas que exponham as pernas.
o Use sapatos de salto médio. Se estiver de calça comprida, use salto baixo.
Assim terminamos nossa matéria sobre a oratória na casa de Deus.
Deus te abençoe enquanto estuda e usa essa matéria.
Paz,
Miss. Antonina
Nenhum comentário:
Postar um comentário