1ª ETAPA: Quando você for pregar na Igreja ou em algum culto no lar, é fundamental:
1 Ore pedindo a Deus a mensagem a ser trazida ao povo Dele.
2 Pede a Deus, que tipo de mensagem você deve trazer
3 Medite sobre o tema em casa antes de apresentar ele a Igreja
o Uma passagem específica
o Sobre um personagem da Bíblia
o Sobre um assunto que se refere a vários personagens
4 Pede a Deus as passagens da Bíblia que você vai utilizar
5 Ore para que Deus coloque a mensagem em seu coração
2ª ETAPA:
· Quando elaborar sua mensagem, procure o auxilio do Espírito Santo sobre a passagem principal e mantenha sua mensagem coordenada no tema desta passagem, usando outras passagens apenas para ilustrar a principal.
· Evite fugir do tema, iniciando com uma passagem, e depois vai a outro tema e esquece-se de esclarecer porque leu a primeira passagem.
· Acontece muito com oradores leigos, que usam uma passagem, e não se prepara bem, pensando em confiar no Espírito Santo que lhe vai dar a palavra depois e vai para vários outros textos que não tem nada haver com a primeira passagem que você leu.
· Devemos confiar totalmente no Espírito Santo sim, porém ele não pula de um texto a outro sem coerência, isto é coisa do ser humano.
· Quando o Espírito Santo te da à primeira passagem, ele irá te dar todo o assunto relacionado com aquela passagem, vigie para que você não se desvie do alvo que Deus te deu.
· Procure referências que vão dar esclarecedoras do primeiro texto (assunto).
· Confie no Espírito Santo que vai direcionar você na elaboração do Tema e que também na hora fará fluir a mensagem de acordo com o que você e ELE prepararam juntos.
· Deixa o Espírito Santo ministrar através de você, pois Ele que perscruta todo coração que está na casa de Deus, no culto onde você leva a palavra e se Ele mandar falar algo que você não preparou, nesse caso confia nele, que ELE sabe o que necessita ser falado, e deixa o Espírito Santo dirigir tudo.
3ª ETAPA:
Nesta etapa inclui-se a interpretação do texto, como vivenciar o que se lê. É o momento de verificar se estamos correspondendo às intenções do texto e conseguindo equilibrar razão (razão do falar de Deus através de você) e emoção. É hora de checar se as idéias estão sendo bem coordenadas. O comunicador tem familiaridade com o texto, e a interpretação que faz das idéias que ele fará chegar até o ouvinte; portanto lembre que você é um Embaixador de Jesus Cristo ali nessa hora.
Você juntamente com o Espírito Santo se preparou nesse sentido, correto?
4ª ETAPA:
Entra aqui a lapidação dos recursos técnicos, intelectuais e expressivos. É hora de aliar técnica à emoção, à razão e naturalidade, e agregar também a coerência gestual. São os acabamentos que imprimirão qualidade à pregação.
Se, você estiver usando o “data show” com PowerPoint, ou se usar o retro projetor, seja qual o instrumento que você usa como auxílio para melhorar sua explanação. Pratique essa apresentação, treinando antes de trazer a mensagem. Não esquece Deus fala através de você, porém a voz e a entonação dela são suas. As emoções são suas, mas coligadas com as de Deus, pois é ELE que te usa pra rogar que o pecador que se converta. Confere: “(II Corintios 5:20) - De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” É Deus que roga através de nós.
5ª ETAPA:
Muito importante treinar antes de se apresentar, com o tempo, você treina você e Deus apenas. Grave ou filme seu ensaio se você quiser se avaliar bem. Todos os pregadores passam por essas etapas, você não é o único. Todos necessitam aprender a pregar bem.
6ª ETAPA:
· Digite o texto com tipos bem legíveis e deixe espaço duplo entre as linhas e os parágrafos.
· Destaque com negrito as frases e as palavras-chave que reforçarão a síntese das idéias apresentadas.
· Durante a leitura, deve estar muito claro para os ouvintes quais são as idéias principais e as secundárias de sua mensagem.
O Ministério da Reconciliação
Só será possível construir uma conclusão consistente se o ministrador estiver sob completo controle do Espírito de Deus, pois é ELE que nos usa para falar ao povo. Vamos analisar um verso de 2 Co. 5:18-21 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”
A pessoa que dirige o culto e que prega, tem o Ministério da Reconciliação, somos embaixadores como se Cristo através de nós para que a pessoa se reconcilie com Deus. Necessitamos levar ao conhecimento do ouvinte sempre que possível este assunto de tão extrema importância.
Resumindo: quando você apresenta idéias, o objetivo da mensagem é oferecer algo a alguém, é dar um presente. Na introdução, você começa a entregar o presente e a despertar na audiência e a curiosidade sobre o que trouxe. Durante o desenvolvimento, você expõe o presente. E a conclusão é o acabamento final, quando os participantes pegam o presente que receberam, envolvem-no na última idéia e o levam consigo para utilizá-lo a melhor maneira, no momento da ação. Você trouxe a rica mensagem de Deus, desenvolveu ela, e a entregou; e o público a recebeu. Isto te faz lembrar da multiplicação dos pães? Jesus agradeceu pelo pão, entregou aos discípulos, os discípulos distribuíram e o povo recebeu e comeu.
Orientação prática de como ser bem sucedido quando falar diante do povo de Deus:
- Procure ser breve em suas conclusões.
- Seja claro em suas explicações, não use de rodeios no assunto a ser abordado.
- Procure demonstrar ao seu público que os dados e os raciocínios apresentados são coerentes e sensatos, segundo a Palavra de Deus.
- Quanto à linguagem, use das palavras e expressões que são de fácil entendimento.
- Evite gritar, Deus não necessita que você grite para dar ênfase, lembre que quem convence a pessoa do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo; portanto você não necessita esforçar tua voz para convencer ninguém. = Você apenas é um vaso de comunicação, O Espírito Santo deve ter o direito quando ele quer dar mais ênfase em algo e ELE o faz.
- Evite gesticular muito diante do povo, evite exageros em movimentos.
- Evite andar para cá e para lá enquanto está desenvolvendo o assunto isto tira a atenção do povo muitas das vezes enquanto você prega.
- Procure sempre olhar para o rosto da platéia, e não para as paredes.
- Tente se comportar com a maior naturalidade, como se fosse falar com amigos.
- Jesus falava muito naturalmente = lembre da mulher na beira do poço?
- Não use piadas para esclarecer assuntos de Deus, em hipótese nenhuma.
- Devemos ter ética ao falar as pessoas de Deus.
- Respeitar nossos ouvintes e falar brandamente com mansidão e cheio de amor de Deus.
- A Unção vem de Deus, e deixe Deus derramar o Fogo da Unção, evite você tentar gesticular isto. Não tente fazer o trabalho do Espírito Santo, faça a tua parte, com certeza Deus faz a Dele.
- Muitos pregadores por ai fazem um belo teatro lá na frente, insinuando o derramar do fogo de Deus, unção e assim por diante. Fazer isto é mentir lá na frente, fazer algo que estivermos encenando é pecado, sem sermos usado de fato por Deus.
- Seja completamente obediente a direção de Deus enquanto você fala.
- Quando a unção para de fluir, termine a mensagem, Deus sabe quando o povo recebeu comida suficiente dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário