Estudo sobre a Unção e Missão do Messias nos demais livros do Pentateuco
Em Êxodo
Capítulo 12 nos fala da instituição da Páscoa que simbolizava a libertação dos judeus de Egito. E essa festa da Páscoa já era a intenção inconfundível de Deus para prenunciar, assim, o evento básico da redenção da humanidade; a morte de Cristo o Cordeiro de Deus. Este Cordeiro de Deus morreu numa cruz numa Páscoa; trazendo paz e livramento eterno do pecado a todos quantos fossem marcados com o seu sangue, pela fé.
Em Levíticos
Capítulo 16 = O dia da Expiação = esse sacrifício, e todo o sistema dos sacrifícios levíticos, tão intrínseco à vida dos hebreus, são prenúncios claros e históricos da morte expiatória do Messias vindouro.
Em Números
A serpente de bronze no capítulo 21:6-9 = indica o cordeiro de Deus que seria colocado na cruz para curar e libertar aqueles que foram mordidos pela serpente (satanás = a serpente que seduziu a Eva, e que desta feita sucedeu a queda do ser humano da graça de Deus).
Isto foi cumprido em “(João 3:14) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;”
® Capitulo 24:17,19 - Fala sobre a Estrela = outra previsão específica de uma pessoa, um notável governante, segundo parece, trata-se da mesma pessoa referida como “aquele a quem pertence o cetro” em Gênesis 49:10-12, que governará as nações. “Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades.”
Em Deuteronômio
® Em Deuteronômio 18:15-19 = Deus levantaria um profeta semelhante a Moisés, por meio de quem Deus falaria a raça humana.
Deste modo, nos cinco primeiros livros do AT há uma predição específica, repetida cinco vezes, que a nação dos hebreus, foi estabelecida com o propósito único e definido de abençoar todas as nações. Esses livros também contêm predições específicas de que haveria uma só pessoa por intermédio de quem a nação cumpriria a sua missão. E existem vários indícios a respeito da natureza da obra dessa pessoa, especialmente a sua morte sacrificial. Desta forma, algumas das principais características da vida de Cristo foram delineadas, em linhas razoavelmente nítidas, cerca de 1400 anos antes do advento de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário