Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 04, 2011

Lição 6 = Continuando a Estudar sobre o Messias

Demais livros Históricos

®   Rute 4:17 = “E lhe deram o nome de Obede. Pai de Jessé, pai de Davi.  Rute foi bisavó de Davi.
®   1 Samuel 16 = Davi = Abraão foi o fundador da nação messiânica e Davi por sua vez o fundador da família ou a linhagem do Messias dentro daquela nação.
®   Em 2 Sm. 7:16 Davi recebe a promessa de um Trono Eterno – O Seu Trono será estabelecido para sempre. Essa promessa é repetida muitíssimas vezes no restante do AT, com acúmulo cada vez maior de pormenores e explicações: a promessa terá seu cumprimento ulterior num único grande Rei que viverá para sempre e estabelecerá um Reino de duração eterna. Segundo as notas do Halley, esse Rei eterno é, a mesma pessoa antes referida como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, “aquele a quem pertence o cetro”, a Estrela e o Profeta semelhante a Moisés.
®   1 Rs. 9: A Promessa repetida a Salomão = firmarei para sempre sobre Israel o seu trono.

Livros Poéticos (Jó a Cântico dos Cânticos)

®   Jó 19:25-27 “Meu Redentor Vive”  - Jó já tinha o conhecimento do Redentor que Deus tinha para o ser humano, e ele se agarrou nessa promessa.
®   Salmos 2 ao 118 fala do Messias e do Redentor
®   Sl. 2  = O Ungido do Senhor – v. 2, “Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido dizendo: [...] v. 6-8 “Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro”. E no verso 12 declara: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.”
®   Sl. 16:10 Nos fala da Ressurreição de Jesus “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” Sua Ressurreição e estas palavras são citadas em Atos 2:27,31 com referência a ressurreição de Cristo. Já havia muitos indícios da morte futura do Messias. Aqui temos uma predição bem nítida de sua vitória sobre a morte e da vida para sempre.
®   Sl. 22 = O Salmo que nos da o Retrato da crucificação do Messias.

o   v. 1  “DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?” Até mesmo as palavras que o Messias disse na cruz na hora de morrer são proferidas aqui. Mt. 27:46.  
o   Nos verso 7 e 8 vemos a zombaria descrita que haveria diante da cruz e se confirma em Mt. 27:43
o   Perfuraram minhas mãos e meus pés. V. 16 – indica a crucificação como a maneira de sua morte = Jo. 20:20 e 25.
®   Sl. 41:9 nos fala da traição de amigo“Até o melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim.” No Salmo Davi se refere a seu amigo Aitofel (2 Sm. 15:12). Jesus, porém, citou esse texto como prenúncio da maneira como Judas Iscariotes o trairia. (Jo. 13:18-27 “Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.”. “Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa. E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.”; Lc. 22:47-48.) “E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?”
®   Salmo 45 retrata o reinado do Ungido de Deus
o   V. 7 = “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”
o   V. 6 = “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.” Aqui nos confirma novamente o Cetro que nos foi indicado em: Números 24:17,19  e em Gênesis 49:10.
o   V.4 fala da majestade que cavalga vitoriosamente e no v.17 diz: Perpetuarei a tua lembrança por todas as gerações; por isso as nações te louvarão para todo o sempre. De nenhum rei da terra está escrito isto em história de nenhum país.
o   Este é retrato do reinado glorioso de um rei que tem o nome de Deus e que está assentado num trono Eterno. Não pode se referir a nenhum outro, senão ao Rei Eterno que descenderia da família de Davi. É um cântico do casamento de Cristo com sua noiva, a Igreja.
®   Salmo 69:21 Fel e Vinagre 
Neste verso nos salmos fala que puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre = incidente que também se repetiu nos sofrimentos do Messias. Mt. 27:34,48.
®   Sl. 72 fala-nos de réus reinado glorioso = descrevem o reinado de Salomão; porém também se refere a um reinado maior do que o de Salomão = o reinado do Messias.
®   Sl. 78:2 Diz que o Messias falará em Parábolas e isto vemos que é citado em Mt. 13:34-35.
®   Sl. 89 – A eternidade do trono de Davi
o   V.3 = Fiz aliança com o meu escolhido, jurei ao meu servo Davi
o   V.4 = Estabelecerei a tua linhagem para sempre e firmarei o teu trono por todas as gerações
o   V. 27 = também o nomearei meu primogênito , o mais exaltado dos reis da terra
o   V. 28 = A minha aliança com ele jamais se quebrará
o   V. 35 = De uma vez para sempre jurei pela minha santidade, e não mentirei a Davi...
o   V. 37 = o seu trono... será estabelecido para sempre
o   Olha só que coisa linda e maravilhosa como Deus faz ênfase em não voltar atrás a uma promessa que ele da a um filho seu. E a Bíblia nos diz que também para todos nós ele também age assim, Deus não é homem para mentir, e sim que cumpre o que promete. Leia: (Números 23:19)- “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Apocalipse 19:11)-     “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.” Ollha que maravilhosamente lindo; “Fiel e Verdadeiro”.
®   Sl. 110. O Messias será Rei e Sacerdote
o   V. 1 = “DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
o   V. 4 = “Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”
o   Mt. 22:44 = Temos o registro do eterno domínio e o sacerdócio do Rei vindouro. Jesus citou essas palavras com referência a si mesmo.
®   “Cumpre-se assim o que estava citado a seu respeito nestes Salmos.”

Sl.118: = O Messias será rejeitado pelas autoridades = “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.” Jesus referiu isto a si mesmo em Mt. 21:42-45 confere: “Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles;”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM