Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












setembro 02, 2017

28ª Lição Discipulado Conforme o Coração de Deus.





17º capítulo = O preço a ser pago.


O preço a ser pago para ser um líder conforme o coração de Deus é muito alto. 

Um profeta no A.T. que pagou um alto preço na vida pessoal foi Ezequiel. Lemos que Deus tirou a esposa dele, e ele nem foi permitido lamentar a perda publicamente, observe isto no capítulo 24:15-18. “E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, eis que, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem te correrão as lágrimas. Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. E falei ao povo pela manhã, e à tarde morreu minha mulher; e fiz pela manhã como me foi mandado.”

Deus disse a Ezequiel, de um golpe tirarei de ti o desejo dos teus olhos, mas não lamentarás, nem chorarás, nem deixa correr lágrimas. Presta bem atenção... a esposa morre num golpe. E Deus lhe diz que nem é pra deixa as lágrimas rolar, se houve algum teste duro de enfrentar foi este. É duro entrar na cova do leão sim. É difícil continuar quieto e amoroso em Deus quando o patrão atira a lança contra você para encravar você na parede e te matar; conforme o rei Saul fez com Davi. E existem muitos outros que pagaram preço altíssimo para servir a Deus. Agora perder a esposa e Deus diz, não chore, não lamente, e nem demonstre que você está triste; pois vou usar isto para ensinar uma lição para o meu povo. Deus diz a ele ainda mais: Geme em silêncio, não faças luto por mortos; ata o teu turbante, e põe nos pés os teus sapatos, e não cubras os teus lábios, e não comas o pão dos homens. Isto só com a graça de nosso Deus, porque do contrário ninguém consegue fazer isto. Mas, quando Deus manda ...ELE supre tudo que necessitamos para o mesmo...e nos dias atuais não é diferente. Deus nos supre com tudo que necessitamos cada dia em que servimos a ELE.

Agora, como agir quando existe briga entre irmãos, desacertos e tantas outras situações que trazem dissensões? Todos nós passamos por situações até na nossa família onde tem dias que parece impossível viver em paz mais uma hora com eles... e aí... o que fazer?? Tem épocas que da vontade de correr para longe e ficar no meio da floresta; longe de tudo quanto pessoas para conseguir aguentar a pressão, humanamente falando. Como ser um líder íntegro nesta hora, conforme o coração de Deus? Humanamente é impossível, mas a Palavra de Deus nos ensina  a depender completamente de Deus nesta hora. Se submeter a Deus e deixar ELE carregar a carga por nós. Foi por isto que Jesus disse em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”  Aqui nesta terra, enquanto estamos servindo ao Senhor, podemos sempre ir a Jesus, e ELE vai nos aliviar... sim pois ELE, tomou tudo sobre si... tudo e ELE nos ensina como lidar com cada detalhe... tudo!

Um líder que é usado por Deus, procura observar a vida de Jesus e a sua conduta para andar em seus passos. Jesus era humilde e se submetia a vontade do seu Pai que está no céu. Jesus não veio para fazer sua própria vontade, não devemos correr atrás do que nós queremos em primeiro lugar. Jesus ao invés de buscar a honra, se sujeitou e lavou os pés dos discípulos. Ele abriu mão da honra que lhe dizia respeito. Ele tinha direito da honra, mas abdicou dela por amor a nós. Quando deixamos Deus nos guiar, e nos orientar enquanto lideramos outras pessoas, então teremos uma personalidade segundo o coração de Deus.
Nós temos o livre arbítrio em permitir Deus nos moldar, ou podemos ser teimosos e querer prosseguir conforme nós achamos correto. Jeremias nos mostra como um vaso se quebra na mão do oleiro, Jr. 18. Estudar sobre liderança e integridade nas Escrituras Sagradas é maravilhoso; As Escrituras dão-nos a base para tudo que necessitamos saber para sermos transformados em discipuladores qualificados. Qualquer pessoa pode fazer discípulos, desde que tenha em sua personalidade e caráter a habilidade de influenciar e conduzir as pessoas a ir e fazer o que não se faria por conta própria. Eu creio que esta parte é o que o Espírito Santo opera em nós. O discípulador transfere propósitos e alvos através de seu exemplo de conduta, que o liderado não teria alcançado se não fosse o caso do discípulador estar ensinando e mostrando o caminho; influenciando-o com seu próprio exemplo. A Bíblia nomeia isto de embaixadores do Reino dos  Céus.

Somos embaixadores do reino dos céus sim e, portanto representamos este reino aqui na terra. Um embaixador não fala de si mesmo e sim fala em nome da nação que representa, e responde por esta nação. Quando Jesus entregou o mesmo mandato à igreja que Ele havia recebido de seu Pai, Ele nos fez embaixadores do Reino dos Céus.

Pessoas seguem seu líder tanto em atitudes, modos de pensar, ações; sendo influenciados positiva ou negativamente. O discipulador ou seja: ‘pescador de homens’ como Jesus se referiu a isto... proporciona um diferencial na vida de seus liderados, porque a admiração estimula o desejo de ser igual à pessoa que admiramos como exemplo a ser seguido. Nem todas as pessoas se dão conta do fato que existe alguém os observando; porém sempre existe alguém que nos observa. Dito isto, então podemos questionar: ‘o que a pessoa observa em mim, aquilo que ela gostaria de ver, ou será que ela viu algo que ela não quer ver?’ Aquilo que ela não quis ver é algo bom, que veio da parte de Deus constrangendo-a para ser transformada? Constranger para o bem às vezes é desconfortável para a pessoa, principalmente se o Espírito Santo a convence do pecado, da justiça e do juízo. Ou... será que ela vê algo negativo em nossa vida? Que tipo de exemplo  somos... bons ou não tão bons?

Lembro que uma época de minha vida, quando observei um líder na escola, ele era nosso professor, e pensei comigo mesma, se algum dia eu for uma professora jamais quero ser como ele. Este determinado professor foi um líder que observei que para mim era de má qualidade, portanto descartei. Aprendi com ele, algo que eu jamais queria ser. Para ser honesta nem lembro mais o que me incomodava nele, só sei que eu não gostava do jeito que ele nos tratava. Na vida secular como na vida de um filho de Deus olhamos para o exemplo do líder, ao qual admiramos; ou deixamos de admirar. Este professor à que  me referi, com ele aprendi a ser íntegra, ele nos ensinava sobre a integridade na vida dos heróis da fé; porém a forma como ele nos tratava eu não gostava. Ele sempre batia com a régua em nossas mãos quando não obedecíamos a ele. Era lícito disciplinar alunos desta forma na escola naquela época; graças a Deus isto hoje é diferente.  Aprendi na teoria...  o que era bom... mas eu não gostava da parte prática que ele nos demonstrava...   Porque quando um líder ensina uma coisa, e na prática age diferente... demonstramos que  não somos íntegros.

A Igreja olha para Jesus Cristo que é o seu líder e o seu Senhor. Jesus é a Cabeça da Igreja segundo a Bíblia nos instrui. Jesus foi um exemplo perfeito em todos os sentidos como líder íntegro conforme o coração de Deus. O ser humano tem a habilidade inata para ser líder pelo fato que Jesus mandou a todos nós ir e anunciar prova que temos isto inato dentro em nós.  A habilidade de influenciar pessoas em seu redor para segui-lo, são traços de personalidade. Se, Jesus envia a todos ir e anunciar, é porque Ele nos capacita para tal. Jesus com certeza era um líder, pessoas lhe seguiam em massas por aonde ele ia.  Jesus não era apenas um líder, ele era um embaixador representando seu Pai que esta no céu; consequentemente cumprindo com a missão para a qual ele fora enviado. Jesus era um líder íntegro, conforme o coração do Pai; fiel e leal a seu Pai. O líder tem que ser disposto a pagar o preço, na força que Deus lhe concede para isto.

Jesus disse: “que assim como o Pai havia lhe enviado, ele estava preparando e enviando os que nele criam com a mesma missão”. Jesus aparece aos discípulos após a ressurreição e podemos ler isto em João 20: 21-22 “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. Jesus veio e cumpriu tudo que seu Pai o havia encomendado a fazer. Lá na cruz ele disse: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”. Deus o enviou, Ele representou a Deus aqui na terra, cumpriu com tudo que Ele devia fazer, e disse: está consumado. Ele completou sua tarefa naquela hora como salvador do mundo. Em tudo isto, Jesus é um líder íntegro conforme o coração do seu Pai que está no céu. Jesus foi o maior exemplo e o mais perfeito existente para seguirmos.
Agora então ele estava enviando os seus discípulos, assim como o Pai havia enviado a ele. Jesus preparou os doze para serem líderes íntegros conforme o coração de Deus. Jesus preparou uma liderança íntegra conforme o coração de Deus aqui na terra. Jesus também disse que Ele iria edificar a sua igreja sobre a rocha, a Igreja necessita agir sobre a Palavra que Jesus proferiu sobre a sua Igreja. Jesus faz ênfase em declarar diante deles, que importava que se cumprisse tudo o que a respeito de Jesus estava escrito, na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
Lc. 24: 37-44 “E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

O preço a ser pago? ... ser fiel, obediente... Jesus foi nosso melhor exemplo nisto...

O Salmo 89 fala de Davi, mas indica o Messias que havia de vir. Temos muitos Salmos que nos falam do Messias, que Jesus haveria de vir. Jesus veio e cumpriu tudo certo, Ele nos liderou em toda Palavra de Deus, para fundamentar e edificar a sua igreja aqui na terra. Ele como líder de Deus guiou os seus discípulos em toda a verdade, os treinou e preparou para o bom combate; conforme Paulo descreve isto.
Jesus preparou os doze líderes que iriam ir e anunciar como ele os enviou conforme: Jo. 17: 18 - 22,23 “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. E Mt. 16:19 diz: “Assim como meu Pai me enviou eu envio a vós”.
Agora eu gostaria de lhe perguntar: ‘Você crê que Jesus pagou um preço muito alto para nos salvar, purificar, redimir, treinar, nos fazer discípulos e nos dar a mesma autoridade aqui na terra que ELE ... o nosso líder tem?’  O preço a ser pago por Jesus... foi ... deixar a glória...  Vamos ler isto em Filipenses capítulo 2.... verso 5 em diante =>
5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7  Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8  E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” 
Baseado nisto, Deus nos chama para que sejamos igual ao nosso Mestre Jesus.... vamos nos esvaziar de nós mesmos... e tomar a forma de servo, e humilhar-nos como ELE fez e ser obediente a tudo que ELE nos mandar fazer.... este.... é o preço a ser pago.... simples assim.

Jesus chama os discípulos dizendo a eles que os faria pescadores de homens. Jesus fez questão de treinar a cada um deles a serem de acordo com o coração de Deus. Jesus ao falar isto declarou claramente que iria fazer deles líderes, os quais iriam alcançar outras pessoas que seguiriam a mesma vida e mesma fé que eles estavam tendo. Jesus havia escolhido a dedo a cada um deles. No início Jesus havia dito a eles que faria deles pescadores de homens, Ele usou figura de linguagem, pois era óbvio que eles não iriam usar um anzol para pescar as pessoas.  

Estes doze foram escolhidos para continuar sua obra, e mesmo assim eles ainda tinham a opção de aceitar ou recusar a ser um seguidor; e ir e observar o mandato que lhes foi entregue. Um deles o rejeitou, Judas acabou se atrapalhando, entre segui-lo e a sua própria vontade. Judas queria ser senhor de sua vida, e claro isto não funcionou. Judas estava com o coração dividido, entre servir o seu mestre e o que ele cria ser permissível. Quando seguimos nosso Senhor Jesus, não podemos querer ser senhor de nossa própria vontade/vida, porque no caso já o entregamos a Jesus.

Vamos lembrar o preço a ser pago é, ser obediente ao Senhorio de Cristo em todas as horas e em todos os sentidos. Seja feita a tua vontade Senhor e não a minha. Amém.


A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, 
Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM