Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 11, 2017

23ª LIÇÃO DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS


12º capítulo = A Liderança na Vida de Jesus

A Liderança que Jesus expressava demonstra excelência, e influencia corretamente a vida de seus seguidores. Jesus dava crédito a quem merecia o crédito; e sinto que Deus me toca o coração de mencionar isto aqui. Jesus usava a Palavra escrita dos Salmos, Profetas e as leis de Moisés dizendo ouviste que foi escrito; porém ele não mencionava o nome do ser humano que Ele mesmo havia usado para escrever aquilo. Temos que lembrar que Jesus é a Palavra viva que vem do Céu. Necessitamos lembrar que ao mencionar as Escrituras = A PALAVRA, Ele mencionava a si mesmo. Jesus fazia coisas que, se ele estivesse em nosso meio atualmente ele seria processado; ou seria levado a justiça por usar de material escrito pelos ilustres escritores da Palavra De Deus No Antigo Testamento, e não dar o crédito a eles; isto é autor humano, que na verdade apenas eram instrumentos usados por ele mesmo para escrevê-la. Como de fato os líderes religiosos tentaram prender ele muitas das vezes, pelo fato que se sentiram agredidos. Tanto é que na época não apenas processaram-no, como também o mataram na cruz do calvário.  Isto aconteceu por um lado pelo fato que não reconheceram que o Deus-Filho, o Messias que eles aguardavam, estava diante deles.
A minha ênfase é no fato que Jesus cumpriu tudo que sobre ele foi escrito nas Escrituras e ele as citou e as cumpriu. Acredito eu que devemos citar a Palavra de Deus da mesma forma atualmente; dando o crédito a quem de fato ele pertence. Quando Deus usa a mim ou a você, devemos dizer: Deus usou ... e em seguida mencionar o vaso o qual Deus usou e citar ao assunto que queremos nos referir. Quero em seguida dar alguns exemplos dos quais estou me referindo. Em Lucas ele diz: “como Isaías falou a seu respeito o que Ele iria fazer na terra e como Seu Pai o usaria”. Ou por exemplo, não lemos ele falar: “Moisés foi muito eloquente quando ele escreveu todas aquelas leis e instruções que ele recebeu de Yavé”.  Jesus falava que estava escrito, e com isto indicando que era a Palavra de Deus, e não de autoria humana.
Outro exemplo: Jesus mencionava os escritos do Antigo Testamento e você nunca vai ler onde Jesus deu toda referência; e dando a cotação do autor; porque ELE mesmo era o autor. Ele usava os ensinos do passado e ele dizia: “você ouviu dizer que está escrito e ele dizia o que ele estava mencionando”. Jesus é a Palavra, e Ele tem direito de usá-la como bem lhe parecer. Agora, por favor, não me entenda errado; devemos obedecer à lei, e eu concordo em darmos a fonte de onde tiramos o assunto que mencionamos, eu sou contra plagiarismo. Porém, eu creio que a Igreja atualmente esta exagerando um pouco com isto, errando o alvo de Deus nisto. É de extrema importância ressaltar o fato que, muitas vezes em meios cristãos, é dada a atenção a uns 30 autores que são mencionados na bibliografia e em “cotações” e assim por diante ao trazer a mensagem de Deus; onde o Espírito Santo de fato deve ser o principal Autor da mensagem. É o Espírito Santo que falou através destas pessoas, portanto, o autor é o Espírito Santo, que usou fulano de tal; e assim por diante. Veja por exemplo em Mateus nos capítulos que conhecemos como o famoso “Sermão da Montanha” ali vemos Jesus falando o seguinte: Mt 5: 21 “Ouviste que....” Também nos versos 27,33, 38,43  ele começa com a mesma maneira de falar, ouvistes que foi dito, e assim por diante; Jesus menciona o que foi dito sem dar ênfase a quem escreveu isto de fato. Eu sei que Ele pegou o livro do profeta Isaías e ele leu nele. E vemos que ele da à fonte de onde leu, isto é mais que correto, e com certeza devemos fazer isto.
Devemos dar a fonte, devemos ser fiel àquilo que a lei diz que devemos fazer. Porém, quando no meio de nossa Igreja, não podemos ser reconhecido como Teólogo a não ser que completamos uma Tese que, exige assim umas exageradas e inúmeras listas de exigência de reconhecer o que pessoas escreveram quando na verdade queremos defender a Palavra de nosso Deus, que ele veio nos trazer; a qual ELE mesmo proferiu. O que é que nos intitula como teólogo diante de Deus? Não é o fato que ELE nos conduz em sua Palavra, nos chamou e nos fez pescadores de homens? O Fato que ele vive em nós e nós nele, e que somos embaixadores dele, e que ele fala através de nós!!!  Na passagem acima Jesus fez cotações do Velho Testamento, ele diz o que foi dito, porém ele não fala quem escreveu e nem em qual livro estava escrito. Porque, ELE fez entender que o Autor era o Espírito de Deus, que estava no céu e não a pessoa a qual Deus usou para escrever o mesmo. Eu penso que Jesus quis nos dar uma enorme lição nisto. Quando se trata do fato que Deus nos usou para escrever algo, não somos o autor e sim o instrumento usado por Deus. com todo este processo de proteger o que escrevemos corremos o risco a não dar a autoria a quem de fato é merecedor. Quero ressaltar vários itens em que os cristãos transgridem a lei de Deus neste sentido.
Vamos dar reconhecimento a quem merece recebê-lo; isto é: AO NOSSO DEUS!!!!!!!. Afinal quem aprova você ou eu como pessoa que Deus usa e que nos faz eloquente em falar a Palavra de Deus? Os profetas do Antigo Testamento não fizeram nada do que se exige hoje em dia, não escreveram uma tese para ganhar seu título de doutor e muito menos tiveram que provar com inúmeras bibliografias que estão defendendo corretamente o que querem dizer. Porém, todavia, contudo Deus os usou para falar ao mundo todo a sua Palavra!!!
Quando Moisés perguntou a Deus: “como vou saber se o profeta que vem falar a mim veio de Deus”? E Deus disse: “quando aquilo que o profeta falou acontecer; foi Deus que falou”. A autoridade exercida por um servo de Deus, profeta de Deus vem do próprio Deus. O Espírito Santo confirma o fato que Ele está usando a pessoa. O que foi que Deus respondeu a Moisés, você sabe? “Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele” Dt. 18:22.  Dt. 13:3 – “Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma”. O fato a ressaltar aqui é que se a fonte não for Deus, não devemos usá-la. Quando Deus usa o profeta devemos falar e Deus usou fulano de tal, para dizer o seguinte: ... e dar a referência de onde tiramos a mensagem. É assim que eu compreendo a palavra de Deus, assim devemos dar as nossas fontes de pesquisa.
 
 
 
A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM