Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












maio 16, 2017

21º Lição Conforme o coração de Deus.

11ª CAPÍTULO = JESUS O BOM PASTOR DÁ SUA VIDA PELAS OVELHAS.
Jesus como líder supremo deixou bem claro que Ele era o bom pastor que dá sua vida pelas ovelhas.
ü  Jo. 10:11 -  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
ü  Jo. 10:14 - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
ü  Jr. 3:15 “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.
Estes três versos nos dão a base para compreender que Jesus veio para ser o bom pastor e nos ensina a ser conforme ele predisse pelo profeta Jeremias; que ele iria nos dar pastores segundo o coração dele. Apascentar com ciência e com inteligência. O que vem a ser um discípulo ou um pastor segundo o coração de Deus? Jesus disse: Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Se, existe o bom pastor, é porque também existe o pastor que não é bom. Jesus faz questão de mencionar que Ele é o bom pastor. Jesus de fato deu sua vida por nós, ele de fato cumpriu com tudo que foi dito a seu respeito. Jesus conhece cada ovelha sua, e Jesus é conhecido pelas suas ovelhas. Deixa-me questionar-nos sobre algo. Será que existe pelo menos uma pessoa que encontrou a Jesus Cristo através de mim e de você? Será que fomos um bom pastor para esta pessoa? Será que deixamos ‘O bom pastor que é Jesus’ operar através de nós; para conduzir esta pessoa? OU, será que fizemos isto conforme criamos ser correto?
Agora ao analisarmos isto um pouco no sentido que devemos ser pastores como Jesus é, devemos lembrar o seguinte: Devemos conhecer a Jesus em primeiro lugar. Conhecer as ovelhas e delas serem conhecidas; amém?  Apascentar com ciência e com inteligência é algo que é exigido de um líder de Deus neste mundo. Deus prometeu dar a igreja pastores que são assim, mas esta habilidade é dada por Deus. Pois Deus prometeu:  “... dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.”
Ao nascer o desejo de servir a Deus no coração do ser humano, regra geral este desejo consiste no fato de ser íntegro também. Jesus foi tentado, mas Ele se manteve íntegro durante a tentação. Ele se posicionou conforme o Pai dele ordenou. Existe um perigo na vida de cada líder a ser tentado pelo inimigo, se elevar em sua estatura; igual Lúcifer o fez.  Este é um dos muitos perigos que corremos, e a Bíblia nos adverte que vigiemos. Se, não fosse assim, porque então a Bíblia estaria cheia de alertas neste sentido? Com certeza da mesma forma como o diabo tentou a Jesus, ele irá tentar a você e a mim. Mateus descreve a tentação que Jesus passou como também Marcos e Lucas. Estes três evangelhos relatam o ocorrido. Vamos estudar um pouco como Jesus foi tentado; Ele permaneceu íntegro diante de seu Pai que está no Céu. Ser segundo o coração de Deus significa a se posicionar conforme Jesus fez, e não dar lugar as tentações da carne, nem do inimigo de ir após nossos próprios interesses em primeiro lugar.
Vamos analisar o relato de Mateus sobre o acontecido: Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Se, o diabo não poupou a Jesus porque ele iria poupar a você e a mim? Creio que cada um de nós passa por esta luta, e devemos buscar a Deus para que este nos guarda neste sentido. Devemos orar pela Igreja e pelos irmãos para que Deus nos guarde desta tentação. A questão no reino de Deus é ser conforme o coração de Deus; para ser um líder íntegro. Como podemos nos posicionar de tal maneira em nosso viver que ao ser tentado possamos nos manter íntegros conforme o coração de Deus? 
Podemos fazer várias coisas e a primeira é tomar uma decisão: Aconteça o que for sempre irei buscar a Deus em primeiro lugar como o fez Davi.
ü  (1 Sm. 23:2 -  E consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu, e ferirei a estes filisteus?
ü  1 Sm. 30:8 -  Então consultou Davi ao Senhor;
ü  2 Sm. 2:1 -  E SUCEDEU depois disto que Davi consultou ao Senhor;
ü  2 Sm. 5:19 -  E Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus?
ü  2 Sm. 5:23 -  E Davi consultou ao Senhor; 2 Sm. 21:1 - e Davi consultou ao Senhor, ).
Estas são algumas das passagens onde Davi consultou a Deus primeiro. Um pastor deve honrar a Deus com suas atitudes.Estamos defendendo o Reino de Deus e não o nosso, e que se faça em primeiro lugar a vontade de Deus, submetendo a nossa a dele. Submissão completa a Deus em todas as instâncias.
Devemos sempre buscar a servir ao próximo para cumprir o mais alto mandamento. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Agir justamente diante de Deus em todo tempo. Vemos que quando Jesus foi tentando Ele não atacou o diabo quando este o tentou, pois Ele sabia que isto era permissão do Pai. Jesus apenas resistiu ele citando o que estava escrito no sentido de obedecer a Deus em submissão e amor a Deus Pai. No Verso 2 em diante lemos:
“2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mt. 4:2-11  .
Satanás tinha sua estratégia planejada contra Jesus. Jesus foi tentado em várias áreas nesta época, e foi permissão de Deus Pai. Quando o diabo viu que Jesus estava com fome pelo fato de ele ter jejuado por 40 dias, sua estratégia era fazer Jesus quebrar sua submissão ao Pai que estava no céu; tentando-o nesta área. Vemos que em tudo que Jesus fazia ele primeiro orava ao Pai. O diabo tentou a ele neste sentido; se tivesse tido êxito, então Jesus teria obedecido a ele ao invés ao Pai do Céu. O diabo sabia que tudo que Jesus dissesse aconteceria, portanto sugere a ele dizer para que as pedras se transformassem em pão. De fato Jesus poderia ter feito isto; mas ele não fez para não obedecer ao diabo. Jesus declarava sempre que ele veio fazer a vontade do Pai que está no Céu. Se, a vontade do Pai tivesse sido fazer um milagre para alcançar pessoas com certeza Ele teria orientado Jesus a fazer o mesmo. Mas, a questão aqui era bem outra.  Se, Jesus tivesse cedido à sugestão do diabo ele teria caído conforme Adão e Eva caíram no início e sua missão como Messias teria terminado ali. Aqui podemos aprender um exemplo de como se posicionar quando a tentação nos seduz. Jesus se posiciona sobre a Palavra de Deus cada vez que ele respondeu ao tentador, e este então não tinha poder nenhum sobre ele. Jesus nesta hora construiu sua vida e seu ministério em cima da Palavra de Deus Pai que está no Céu. Jesus nos ensina em uma das passagens que a pessoa que constrói sua vida sobre a Palavra é como aquele que fundamenta sua casa sobre a rocha. Jesus usou a Palavra de Deus como sua Rocha sobre qual ele se firmava.
Jesus fez a observação que se nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus de forma nenhuma entraríamos no reino dos céus e temos um verso onde ele nos mostra como será o resultado para dos que ouvem a Palavra e a praticam; vamos ler:
Lucas 6:47-48 “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha”. (negrito = ênfase minha)
§  O que vem a mim,
§  O que ouve a Palavra
§  O que observa a Palavra
=> É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. = Cada pessoa que vem a Deus e ouve a sua Palavra, e a observa, é igual ao homem que edifica a sua casa, e põe o alicerce sobre a rocha. Um filho de Deus que edifica a sua vida desta maneira sobre a Palavra de Deus não será abalado. Se fizermos as decisões em nossa vida e em nosso trabalho, ou ministério baseado naquilo que encontramos escrito na Bíblia a este respeito; edificamo-nos em cima da Rocha. A rocha aqui no caso é a Palavra de Deus; pois Jesus disse claramente: “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa.” Acredito que esta é a maior lição, no sentido de como se deve resistir ao diabo para que este fuja de nós.
Tiago 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Foi exatamente isto que Jesus fez, ele se sujeitou a Deus e resistiu ao diabo se posicionando na Palavra de Deus. Aleluias!!! Em cada uma das sugestões que o diabo deu a Jesus, ele se posicionou na Palavra de Deus que é escrita; mas não caiu na cilada. Este foi um exemplo que todos nós devemos seguir. As lutas virão e as tentações também. A liderança dentro da Igreja de Jesus deve se posicionar sobre a Palavra de Deus assim como Jesus o fez. Liderar conforme o coração de Deus, esta é a questão, e Jesus nos dá o melhor exemplo disto.
 
 
 
A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM