Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












maio 05, 2017

19ª Lição Discipulado conforme o coração de Deus




10º Capítulo - Pastores segundo o meu coração.


Conforme citamos no início do capítulo anterior: Jesus foi o único ser humano 100% conforme o coração de Deus aqui nesta terra; é por isto, que apenas Ele pode nos ensinar a ser conforme o coração de Deus.

Jesus ensinava seus discípulos a serem conforme o seu coração. Algum dia você já parou para pensar como Jesus era em seu íntimo? Você e eu em nosso íntimo temos um mundo que ninguém vê além de nós mesmo e o nosso Criador; que é Jesus!!! Eu acredito que quando Jesus pregou a Mensagem que encontramos na Bíblia chamada como Sermão do Monte ele tentou mostrar o que estava dentro dele. Jesus queria que todos seus filhos pensassem como Ele pensa. Observe bem, Ele procura salientar verdades que são puras, verdadeiras, íntegras e cheias do amor que vem do coração de Deus; e Jesus estava admoestando a cada um que ouve a ser igual Ele é.

Vamos analisar a mensagem do capítulo 5 de Mateus um pouco; pois aqui nesta passagem vemos que algumas coisas apenas é mencionado o assunto, e não sabemos se Jesus explicou algo mais sobre isto; ou se apenas afirmou conforme está descrito aqui. Mas com certeza ele abordou muitos assuntos neste sermão naquele monte.

O verso 3 diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” O que significa ser pobre de espírito? Ser pobre significa que não possuímos algo que necessitamos; correto? Só que no caso aqui, a bem aventurança é para a pessoa que abre mão voluntariamente da riqueza de espírito, para ser completamente dependente de Deus. Se submetemo-nos completamente a Deus em todas as áreas, procedendo assim o reino de Deus será nosso também; pelo fato de permitir Jesus reinar através de nós. E porque será isto? É pelo fato que se abrirmos mão de nossa capacidade e nos submetemos ao Senhor do reino; desta feita fazemos parte do reino dele. Então o Rei age através de nós e com isto a pobreza de espírito demonstra total dependência de Deus; tornando-nos bem aventurados.

No verso 4: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;” O que na verdade é chorar? O dicionário nos diz que chorar vem a ser: ‘/V.I. Derramar lágrimas; soluçar. /V.t. Afligir-se, sentir remorsos ou arrependimento, lamentar a perda de, prantear’.

Porque será que Jesus disse que era bem aventurado o que chora? Será que ele quis dizer que bem aventurado é o que se aflige, e aquele que sente remorso e se arrepende? Será que ele se referia que a bem aventurança se aplica a alguém que lamenta uma perda e por isto derrama lágrimas? E, neste caso seria a perda do quê?  Vemos que o dicionário também fala de: Afligir-se, sentir remorsos ou arrependimento, lamentar a perda de, prantear. Acredito que Jesus se referia ao fato quando a pessoa se aflige pelo fato que está vivendo uma vida em pecados. Se, lamentamos o fato que perdemos a paz e estando em pecado então vamos alcançar misericórdia de Deus e seremos consolados ao confessar os mesmos a ele, pois Jesus estava indicando que Ele iria morrer por nós. Este lamentar significa conforme lemos em Pr. 28:13: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. É o mesmo que diz em 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” A bem aventurança neste caso ao qual Jesus se refere conforme entendo sobre o fato que: “quando lamentamos a perda da paz pelo fato que estamos em pecados; isto nos leva a confessá-los, e neste caso somos bem aventurados.” Deixar as trevas e ir para a luz. Deixar o mundo e ir para Jesus. Jesus nunca nos deixa desinformado, ele ensinou para que todos pudessem aprender. Ele ensinou isto em público para todos ouvirem.

No verso 5 – “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” = manso neste verso indica submissão, submeter-se a liderança de Deus; para que Ele possa reinar através de nós. O verso nos ensina que somos felizes e bem-aventurados quando estamos em completa submissão à autoridade de Deus. Não agimos mais conforme nos faz parecer correto e sim; fazemos apenas o que nosso Deus ordena. Ouvi uma pregação onde o pastor estava explicando este texto. Ele dizia que se pode comparar isto com um homem que está amansando um cavalo. O cavalo após ser amansado vem voluntariamente ao dono e se submete a ele e apenas age como o dono comanda; isto é ser amansado. Somos bem aventurados quando nos submetemos voluntariamente ao Senhorio de Jesus; quando por amor a ele formos amansados, somos bem aventurados.

No verso 6 – “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” = Com toda certeza Jesus era o ser humano que mais tinha fome e sede de justiça aqui na terra. Tanto é que deu sua vida para que todo ‘ser humano’ possa alcançá-la. Uma pessoa só pode ter sede se ela estiver sem beber por algum tempo, e com fome se ela não se alimentou. Talvez estivesse sem fonte para tirar de onde possa beber. A justiça está em Deus, e quando a pessoa nesta terra está com fome e sede da justiça é porque ela pôde perceber que existe muita injustiça aqui na terra e, portanto está sedente por isto. Deus é justiça e se buscarmos justiça a encontraremos em Deus. 

No verso 7 - “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;”. Algum dia você já buscou no dicionário a palavra misericórdia? Vamos verificar então. Significado de Misericórdia: s.f. “Sentimento de pesar ou de caridade despertado pela infelicidade de outrem; piedade, compaixão. Ação real demonstrada pelo sentimento de misericórdia; perdão concedido unicamente por bondade; graça.” O nosso Deus é um Deus de misericórdia e ele deseja que todos seus filhos sejam assim também. Deus demonstrou misericórdia a todos nós ao enviar seu filho para tomar nosso lugar lá na cruz do Calvário. Quanto mais exercemos a misericórdia mais vamos alcançá-la. Colhemos o que semeamos.

No verso 8 – “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Acredito que um motivo muito grande porque Jesus disse isto, é o fato que quem vive pecando, ou está no pecado; não viu a Cristo ainda, conforme a Bíblia nos ensina. Portanto, estar limpo de coração é o fato que já foi limpo por Jesus quando ele morreu lá na cruz por nós. João em sua epístola nos ensina a seguir: “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.” 1 Jo. 3:6. Neste caso Jesus está nos ensinando bem aventurado, ou seja: feliz é a pessoa que permanece nele, porque aí não peca. Estando limpos permanecemos nele e estamos nele. O segredo é não abrir a porta para o pecado. Você sabe onde lemos pela primeira vez sobre pecado na Bíblia?  Pois é, é bem no início, vamos verificar: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gn. 4:7. Quando estamos limpos permanecemos em Deus, nós o vemos e conhecemos a Ele. Adão e Eva enquanto estavam limpos, andando na presença de Deus, nada impedia a eles, a permanecer ali junto com Deus no Éden. Enquanto estavam limpos de coração viam a Deus a cada cair da tarde.

No verso 9: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;” - em outra passagem Jesus disse, a minha paz vos dou, não como o mundo a dá. O mundo promete paz, mas não é a verdadeira paz. Só podemos ser pacificadores, se de fato já recebemos a paz que Jesus Cristo nos dá. Você já recebeu esta paz em sua vida? Leia o verso Jo. 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

 No verso 10: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” – Quando sofremos perseguição pelo fato que agimos erroneamente então o sofrer traz com certeza agonia e é justo. Mas, Jesus diz bem aventurado é que sofre perseguição por causa da justiça; isto inicialmente parece algo paradoxo. Mas, o que Jesus está dizendo aqui é que a pessoa que é sofredora de perseguição da justiça na verdade é bem-aventurada. O resultado de sofrer por praticar a justiça é benção; por isto gera alegria ao invés de sofrimento. Porque a alegria do Senhor a nossa força é, e na perseguição podemos depender dela em todos os momentos; por isto somos bem aventurados porque a graça e benevolência de Deus nos sustentam quando estamos agindo correto diante Dele. 

No verso 11 lemos: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” – Neste verso vemos o próximo passo após ser sofrendo por causa de justiça. Agora Jesus mostra que também somos abençoados em ser feliz quando praticamos o que é bom e correto e alguém nos injuriar e perseguir; o resultado disto em si, é bem aventurança.

12 “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Jesus nos diz para exultar e se alegrar quando isto acontece; porque não somos os primeiros a serem perseguidos, os profetas já passaram por isto. Nesta terra quem estiver ao lado de Jesus vai ser perseguido. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. – Vamos analisar isto um pouco. Ele cita todas as “bem aventuranças” e logo em seguida diz: se alegra porque se você viver desta forma sendo alegre neste estilo de vida; então teu galardão vai ser grande no céu. Ele termina a citação dizendo que porque deste jeito perseguiram os profetas no passado. Você admira os profetas do Antigo Testamento? Você deseja ter um chamado no Reino de Deus igual eles tiveram? Pois então, você tem; e, se você agir conforme Jesus ensina aqui seu galardão será igual ao deles. Aleluias.

Em seguida Jesus após ter falado estas bem aventuranças ele começa ensinar como devemos viver e prosseguir. Jesus começa encorajar eles para aprender a olhar isto de forma positiva. Penso que se a grande maioria de líderes na Igreja de Jesus olhasse para isto desta feita, muitos iriam se sair muito melhor na caminhada com Deus. Deus nos mostra que nós temos tudo que necessitamos para não andarmos frustrados e sim, sempre estar bem-aventurados. Portanto, vamos analisar em seguida do verso 13 ao 20 e ver que maravilha das palavras de encorajamento as quais Jesus nos dá nestes versos.

Vero 13 “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”  = Vamos comparar isto com nossa vida, se nós formos o sal, como será um crente salgado e um crente insípido? Se compararmos o sal como ele é usado, como tempero, mas, ele também é algo que faz bem ao corpo. Excesso de sal pode ser prejudicial. Como podemos comparar o que Jesus ensinou para nós na vida espiritual? Tudo tem que ser feito e usado em moderação. Observando a vida de Jesus, sua vida era cheia de sal; porém ele fazia nada sem consultar o Pai. Moderação significa o que você sabe falar sem consultar o dicionário? Não usar muito pouco e nem demais? Eu gosto como o dicionário descreve as palavras, nos dá um entendimento melhor do que lemos. Atitude de continuar na medida exata. Comportamento ou característica de quem evita excessos; comedimento. Que demonstra prudência. Medida exata, que demonstra prudência. Agora se somos o sal da terra, será que convém usar na medida certa, com prudência?

Moderação: Significado de Moderação s.f. Ação ou efeito de moderar ou moderar-se. Atitude de continuar na medida exata. Comportamento ou característica de quem evita excessos; comedimento. Que demonstra prudência. pl. moderações. (Etm. do latim: moderationis).

Um sal não existe simplesmente para ficar guardado na prateleira, se for assim ele fica insípido; proveitoso para nada. Assim é, nossa vida espiritual, se ela não for exercida ela é proveitosa para nada, vira sem sentido; insípido. Agora se de fato vivermos como Jesus nos ensinou nesta passagem então seremos o tempero da vida de tudo onde o sal for colocado. Se, o sal estiver em todas as nações, neste caso; todas as nações serão temperadas com o sal. Deus quer que o sal; nós, sejamos o bom tempero da humanidade. Nós temos condições de fazer a diferença neste mundo de fato se formos o sal da terra, a não ser que sejamos insípidos; aí já é outra história. E Jesus segue dizendo que quando é insípido, para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Jesus esclarece o motivo porque nos perseguem quando fazemos o que Deus manda. Ele nos diz que somos o sal da terra. O motivo porque somos o sal da terra é porque o mundo vai ver Jesus se permitimos que ELE brilhe através de nós.  Amém?

Versos 14-16 “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”  => Porque Jesus refere a nós como a luz do mundo?

Vemos que o apóstolo João recebeu uma revelação neste sentido e ele descreve isto em sua carta. A Bíblia descreve claramente que nós somos a luz neste mundo; e sem luz é impossível ver. Uma vez que há luz; aí então a pessoa pode ver se ela está na escuridão ou orientada pela luz para poder enxergar. Em 1 Jo. 2:5-11 lemos a seguir e examinar a cada um:

a) Versos 5: “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”. = Guardar sua Palavra – o amor de Deus está nele.
b) 6  “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. = Quem diz que está nele, também deve andar como ele andou.
c) 7  “Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes”. = Um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; => porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.
d) 8  “Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina”. = Aqui ele descreve literalmente o novo nascimento que temos em Cristo Jesus. O apóstolo Paulo escreveu na 2 epístola aos Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. = Uma vez que somos novas criaturas em Cristo, já não andamos mais em trevas espirituais e sim andamos na luz que é Jesus.
e) 9  “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. = 1 João 4:8,16 diz que Deus é amor. Se, de fato estamos no amor não existe a opção de odeiar. Uma pessoa apenas odeia quando ela está afastada do amor verdadeiro”.  
f) 10  “Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo”. = Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
g) 11  “Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. =

A Palavra de Deus é muito clara sobre como nós devemos andar. Isto não é apenas para líderes da Igreja, esta palavra é para todo ser humano; alguém em alguma hora vai olhar para você e seguir o seu exemplo e para esta pessoa foste luz ou trevas. Que tipo de  líder somos? Você está levando as pessoas para a luz? Ou você encaminha as pessoas que lhe rodeiam as trevas?

Verso 17-18 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” => Jesus deixa bem claro que ele veio cumprir as Escrituras que foram escritas no Antigo Testamento sobre ele. E, da mesma forma o Corpo de Cristo, isto é; a igreja também deve cumprir o que foi escrito sobre ela.  Vamos analisar isto nos versos a seguir.

Verso 19-20 => “19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” – Vamos prestar bem atenção naquilo que Jesus escreve aqui. Resumindo este assunto aqui, se somos a luz do mundo, o sal da terra; e se de fato somos quem a Bíblia descreve como a ‘Noiva do Cordeiro’, devemos ser fiel a Deus como Jesus o foi.  Jesus deixou claro que devemos ensinar a Palavra de Deus, e viver de acordo com ela. Porque do contrário seremos iguais aos escribas e fariseus. Jesus disse que a não ser que vivamos de acordo com o ensino de Deus não teremos galardão nenhum. Jesus termina nos exortando que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus de modo nenhum entraremos no reino de céus. A justiça a qual ele se refere é estar limpo em Deus, coração puro e viver de acordo com a Palavra de nosso Deus; porque do contrário seremos ilusão. Parece mas não é, viver de aparência não traz galardão no reino dos céus.  Devemos descrever com nossa vida os ensinos de Jesus como ele ensinava pela teoria e na pratica. Devemos ser um líder de verdade em todos os sentidos, e ao mesmo tempo sempre estar submisso ao Pai que está no céu.



A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
 
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
 
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM