Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












dezembro 04, 2013

6ª lição = Sem experiência na caminhada de fé.


Inicialmente andando por vista e não pela fé.

 
Paz a todos amados visitantes, alunas e alunos de nossa Escola Bíblica Visão de Águias. Para nós é um prazer poder continuar nossas preciosas lições. Abrão iniciou a caminhada com Deus aos 75 anos conforme nos é registrado, não sabemos o quanto ele tinha conhecimento de Deus antes disto; porém ele não tem experiência nenhuma em andar na dependência de Deus. Sem experiência e faz vários erros e claro também aprende com eles.

 Capítulo 12 no versos 10-20 descreve aonde ele vai com sua esposa e tudo mais para o Egito. Aqui é um exemplo prático  de como são os resultados quando temos um Deus em nossa vida, mas decidimos conforme nós cremos ser correto, esperando que obviamente Deus aprove nossa decisão.  Havia fome naquela terra, e Abrão desce para o Egito, porque humanamente a única opção era correr para aonde ainda tem como ganhar a vida e não morrer de fome.  Cada ser humano quando decide conforme ele compreende a situação, colhe a consequência. Diz a Bíblia, que todos nós colhemos o que semeamos, e claro Abrão colhe os frutos de seus atos. Em Gálatas 6:7 lemos: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” De Deus não se zomba, e que cada um de nós colhe frutos daquilo que semeamos. Quando aqui nos dá a alerta dizendo não erreis significa, preste atenção para ver se você compreendeu bem, se você escolher fazer as coisas do seu jeito, você arca com as consequências. Pois bem, Abrão decidiu ir para o Egito, ao invés de buscar a Deus e perguntar para Ele onde iria alcançar sustento para sua família. Vamos ler o que acontece a seguir:

“E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.” (Versos 10-13).

Vemos que uma situação leva a outra e aqui percebemos que Abrão encontra uma série de coisas que ele decide e parece não se dar conta da severidade nas suas opções. Ele diz a sua mulher, você é bonita, e vão te cobiçar, e para eles não me matar.... pensou principalmente em si, e só em si, e nada em sua esposa, pois desta feita ela teve que se sujeitar aos estranhos; ao invés de Abrão defender a ela. Ele diz: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. E para ele não morrer ele pede pra sua mulher a dizer: “peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti”. Bom, ela obedece a ele, porém Abrão foi muito egoísta, pensou apenas nele, pois Sara teve que se submeter a ser levada para o Rei ter ela como mulher dele. No restante do capítulo se você ler verás as consequências disto tudo. Com certeza semeou egoísmo e colheu, ele penso só nele. Se, Abrão tivesse orado a Deus primeiro, nada disto teria acontecido. Nesta época de sua vida Abrão não sabia ainda que ele devia buscar a Deus em tudo antes de agir.

É frequente que Deus permite ocorrências assim sobre seu povo, para prová-lo na sinceridade e na confiança. Quando o povo deixa de confiar em Deus ou mantém o foco naquilo que eles compreendem por correto; a pessoa volta para os recursos que o mundo oferece ( o Egito ilustra o mundo) verificando então, que só tribulação há pela frente. É tão somente mediante a confissão do pecado e a busca de uma nova vida com Deus que se encontra a solução do problema e para cada dificuldade (ver versos 13:3-4).  

Faça uma análise em sua vida, em qual estágio você se encontra? No início da caminhada igual Abrão estava aqui? Ou, será que você já em meio a experiência ainda continua errando aqui e ali? Mas, talvez você já tem maturidade em tua caminhada com Deus e busca ele confiantemente para andar em seus estatutos.

Vamos nos esforçar a andar por fé e não por vista.  2Co 5:7 -  “Porque andamos por fé, e não por vista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM