Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












setembro 18, 2013

Liderar Conforme O Coração De Deus, Eis A Questão.

 
 
Liderar Conforme O Coração De Deus, Eis A Questão.

Jr. 3:15 “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência”.

Esta lição foi tirada do nosso livro que está em andamento e logo será publicado: LIDERANÇA ÍNTEGRA CONFORME O CORAÇÃO DE DEUSEm breve teremos novidade sobre este livro. Aguarde notícias. Mas, hoje você poderá ler uma partezinha do livro. Amplie sua visão.
 
O que vem a ser segundo o coração de Deus?

Ao nascer o desejo de servir a Deus no coração do ser humano, regra geral este desejo consiste no fato de ser íntegro também. Um perigo existe, porém, na vida de cada líder de ser tentado pelo nosso inimigo, de se elevar em sua estatura; igual Lúcifer o fez.  Este é um dos muitos perigos que corremos, e a Bíblia nos adverte que vigiemos. Se, não fosse assim, porque então a Bíblia estaria cheia de alertas neste sentido? Com certeza da mesma forma como o diabo tentou a Jesus, ele irá tentar a você e a mim. Mateus descreve a tentação que Jesus passou como também Marcos e Lucas. Estes três evangelhos relatam o ocorrido. Vamos estudar um pouco como Jesus foi tentado, Ele permaneceu íntegro diante de seu Pai que está no Céu.

Mateus relata o acontecido dizendo em: Que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Se, o diabo não poupou a Jesus porque ele iria poupar a você e a mim? Creio eu que cada um de nós passa por esta luta, e devemos buscar a Deus para que este nos guarda neste sentido. Devemos orar pela Igreja e pelos irmãos para que Deus nos guarde desta tentação. A questão no reino de Deus é ser conforme o coração de Deus; para ser um líder íntegro.
No Verso 2 em diante ele continua nos falando que: “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mt. 4:2-11 [i] .
Satanás tinha sua estratégia planejada contra Jesus. Jesus foi tentado em várias áreas nesta época, e foi permissão de Deus Pai. Quando o diabo viu que Jesus estava com fome pelo fato de ele ter jejuado por 40 dias, sua estratégia era fazer Jesus quebrar sua submissão ao Pai que estava no céu; tentando-o nesta área. Vemos que em tudo que Jesus fazia ele primeiro orava ao Pai. O diabo tentou a ele neste sentido; se tivesse tido êxito, então Jesus teria obedecido a ele ao invés ao Pai do Céu. O diabo sabia que tudo que Jesus dissesse aconteceria, portanto sugere a ele dizer para que as pedras se transformassem em pão. De fato Jesus poderia ter feito isto; mas ele não fez para não obedecer ao diabo. Jesus declarava sempre que ele veio fazer a vontade do Pai que está no Céu. Se, a vontade do Pai tivesse sido fazer um milagre para alcançar pessoas com certeza Ele teria orientado Jesus a fazer o mesmo. Mas, a questão aqui era bem outra. Se, Jesus tivesse cedido à sugestão do diabo ele teria caído conforme Adão e Eva caíram no início e sua missão como Messias teria terminado ali.
Aqui podemos aprender um exemplo de como se posicionar quando a tentação nos seduz. Jesus se posiciona sobre a Palavra de Deus cada vez que ele respondeu ao tentador, e este então não tinha poder nenhum sobre ele. Jesus nesta hora construiu sua vida, seu Ministério em cima da Palavra de Deus Pai que está no Céu. Jesus nos ensina em uma das passagens que a pessoa que constrói sua vida sobre a Palavra é como aquele que fundamenta sua casa sobre a rocha. Jesus usou a Palavra de Deus como sua Rocha sobre qual ele se firmava.
Lc. 6:47-48 “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha”. (negrito = ênfase minha)
Cada um de nós que vem a Deus e ouve a sua Palavra, e a observa, é como ao homem que edifica a sua casa, e põe o alicerce sobre a rocha. Se fizermos as decisões em nossa vida e em nosso trabalho, ou ministério baseado naquilo que encontramos escrito na Bíblia a este respeito; neste caso edificamos em cima da Rocha, que é a Palavra de Deus. A rocha aqui no caso é a Palavra de Deus; pois Jesus disse claramente: “Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa.” Acredito que esta é a maior lição de como se deve resistir ao diabo para que este fuja de nós. Tg. 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Foi exatamente isto que Jesus fez, ele se sujeitou a Deus e resistiu ao diabo se posicionando na Palavra de Deus. Aleluias!!! Em cada uma das sugestões que o diabo deu a Jesus, ele não caiu na cilada e sim, se posicionou na Palavra de Deus. Este foi um exemplo que todos nós devemos seguir. As lutas virão e as tentações também. A liderança dentro da Igreja de Jesus deve se posicionar sobre a Palavra de Deus assim como Jesus o fez. Liderar conforme o coração de Deus, esta é a questão, e Jesus nos dá o melhor exemplo disto.
Áreas que Jesus foi tentando:
1.      A fome foi a primeira área, necessidade física.
2.      Tentar a seu Deus e se lançar do alto da montanha para que desta feita Deus fosse obrigado a fazer o que prometeu. E Jesus se posicionou dizendo: Não tentarás o Senhor teu Deus.
3.      Satanás sugeriu que Jesus o adorasse e em troca daria tudo a ele. E Jesus agiu correto conforme a vontade de Deus não cedendo ao que satanás falou, e sim Jesus repreendeu ele.
Com certeza devemos vigiar muito, porque se Jesus Cristo foi tentado nestas áreas, com certeza seremos tentados também. E como devemos reagir quando isto acontece? Jesus um dia falou a seus discípulos que eles eram para orar para não cair em tentação. – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” Mt. 26:41[ii].
Conscientizar-se de quem somos e o que conseguimos fazer por nossos esforços é muito importante. A autoconscientização é necessária para cada um de nós. É muito importante que temos noção de como somos em nosso íntimo. Mas, acima disto vem o que Jesus ensinou... vigiai e orai, para não entrar na tentação; em todas as áreas da vida. Se, cada ato e gesto e pensamento for colocado numa balança, qual seria a média que alcançaríamos? Nossa análise é se somos ou não segundo o coração de nosso Deus. Todos nós somos como vasos de barro na mão do oleiro. Devemos almejar ser um vaso de honra para Deus. Nesta autoconscientização devemos aprender o que Jesus quis dizer quando falou que sem Ele nada podemos fazer.
 
Não é suficiente como ser humano conseguirmos chegar ao ponto de ser um profissional perfeito. No reino de Deus não se trata disto, e sim de algo muito superior a isto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM