Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












janeiro 31, 2012

O Perfil do duvidoso

Quero cumprimentar ao amado visitante ao nosso blog com a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo, que um dia disse aos seus discípulos: “... Paz seja convosco...” Jo. 20:21ª
Tem sido uma benção amadas irmã e amados irmãos estar aqui deste lado do blog, escrevendo as mensagens que Deus coloca em nosso coração e ver você vindo ao blog para receber de Deus a próxima mensagem. Esta noite passada, após ter feito minha devocional e quando fui dormir, Deus me incomodou com a mensagem que vou lhes trazer. Não consegui dormir até que Deus me deu a mensagem inteira, e vou colocar ela aqui. Seja abençoado você que talvez esteja procurando por algo que falasse sobre isto, e/ou talvez necessite esta resposta para ajudar alguém ou mesmo para sua própria edificação. Deus seja louvado, Ele é fiel. Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de Deus que sempre vem ao nosso encontro com toda circunstância. Deus me lembrou de quantas vezes eu estava em algumas áreas da minha vida não completamente correta diante Dele; mas, eu cria ser uma crente fervorosa. Deus sempre é misericordioso, hoje vejo como eu era faltosa nas áreas que eu era teimosa, eu cria que eu poderia viver conforme eu estava fazendo, pois eu não via porque motivo eu tinha que mudar só porque o Pastor da minha igreja me chamava atenção.   “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. – 1 Ts. 5:24  E Deus que é fiel usa os vasos para nossa correção também, hoje eu vejo que Deus usou aquele pastor para me manter no bom caminho. Aleluias, Deus seja louvado.
Mas, vamos a mensagem de hoje.
O Perfil do duvidoso.
Tiago fala à Igreja iniciando falando sobre os benefícios das provações e continua nos versos seguintes sobre a sabedoria. Se alguém necessita peça... Ele diz no verso cinco. Hoje porém, não falaremos sobre a sabedoria em si, e sim sobre o perfil de uma pessoa que é duvidosa em sua fé, quando ela vem a Deus.
Tg. 1:6-8 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Hb. 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
Hb. 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.
Quando pesquisamos num dicionário o antônimo de certeza, vemos que é dúvida. Eu gosto de sempre olhar no dicionário, e aprendi isto com um professor no ginásio. Sempre que perguntávamos professor como se escreve: ...? Ele falava: “Pesquise”, lembro-me até hoje como riamos deste professor dando-lhe o apelido: “Pesquise”. Isto porém resultou em algo muito bom na minha vida, pois em minha busca aprendi a pesquisar na Bíblia respostas que mudaram minha vida, e continua me mudando; pois cada vez que há duvida, podemos pesquisar pela verdade.
Diz a Palavra de Deus peça com fé, em nada duvidando.  O Espírito Santo me lembrou na meditação sobre o que é fé. Fé o firme fundamento das coisas que não se veem.
Vamos reunir estes três versos e vamos ver se faz sentido isto, o que estava visitando minha mente esta noite.
Quando eu você chegamos a Deus em oração Deus espera de nós que vamos pedir com fé. Ele nos ensina a pedir com fé, que é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que se não veem. Porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense alguém de nós que vamos receber o que estamos pedindo do Senhor; se no coração está um pequeno pensamento que diz, quem sabe, Deus vai me dar! O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Ora, sem o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem; é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
 No verso 8 Tiago segue nos ensinando: “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. Eu fui olhar no Dicionário Aurélio o que significa: “dobre”.
Veja: Significado de Dobre  s.m. Tocar de sino que anuncia a agonia ou a morte de uma pessoa: dobre de finados.[1]
Na Bíblia Shedd o veso 8 diz: “ O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Se depois desta pesquisa entendi bem, o que Deus quis trazer ao meu coração cheguei a conclusão que a mensagem de Deus é:
Se, eu vier a Deus em oração e tiver dúvida em meu coração se de fato vou alcançar algo. Diante de Deus eu sou igual uma pessoa de ânimo dobre, um coração que está ânimo agonizante. Creio que todos já sentimos esta agonia no coração enquanto não alcançamos o que pedimos.
Eu creio que fé e dúvida são exatamente opostas entre si. A fé é a certeza das coisas que se esperam, e a dúvida, ela é a incerteza das coisa que se espera.
Agora vamos ao âmago da questão em si. O Espírito Santo me fez lembrar-me do primeiro verso onde alguém foi tentado com a dúvida. Gn. 3: “ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”
A serpente lançou uma dúvida no coração de Eva, e esta começou a ponderar sobre o assunto, e deu lugar ao questionar, nesta hora a dúvida já estava reinando em seu coração. Ânimo inconstante é como a onda do mar, impelido para lá e para cá. Eva ficou inconstante entre o que Deus havia dito e o que a serpente sugeriu. Ela resolve agir sobre o fato, que a fruta é boa para comer, e porque não né?
Isto gerou a morte, do ser criado por Deus, o Deus de amor.  Quando Eva deu lugar à dúvida que foi gerada pela serpente, isto gerou morte. Naquele dia, Adão e Eva decaíram da graça de Deus. Em Ro. 5: 12 lemos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
Vamos buscar ao nossos Deus que possamos ser igual Tiago nos escreve em sua carta: em nada duvidando. Quando nos achegamos do Trono de Deus, vamos pedir com Fé em nada duvidando, com a certeza das coisas que nós esperamos Deus fazer por nós.
Que Deus nos abençoe ao ter fé. Miss. Antonina



[1] http://www.dicionariodoaurelio.com/Dobre

janeiro 30, 2012

VENCENDO O GIGANTE

Continuação da Mensagem:
COM QUAL ATITUDE VOCÊ ENFRENTA OS TEUS GIGANTES?
Na meditação de hoje vamos meditar um pouco sobre a vida do Rei Saul. Saul era um rei constituído por Deus. Deus havia enviado o Profeta Samuel ungir a Saul.
1 Sm. 9:17 “E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu: Eis aqui o homem de quem eu te falei. Este dominará sobre o meu povo”.
1 Sm. 10:1 “ENTÃO tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor por capitão sobre a sua herança?”
Saul era um homem que foi escolhido por Deus para ser aquele que era para dominar sobre o povo de Israel. Deus envia o profeta para ungir ele. Lemos mais tarde que Saul estava no meio dos profetas e ele também profetizava. 1 Sm. 10:11 - “E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?”
Aqui está um homem escolhido por Deus, ungido por Deus, e profetiza em nome de Deus. Porém vemos que certa altura de sua vida, Saul não estava mais andando sob direção do Deus que ungiu ele.
a.      1 Sm. 15:1 “ENTÃO disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do Senhor”.
b.      1 Sm. 15:10-11 "Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: 11 Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor”.
Saul tinha tudo para ser um homem abençoado e próspero sob a unção que recebeu de Deus. E ele decidiu fazer as coisas da maneira dele. Se você tomar um tempo para ler os capítulos 14 e 15 de 1 Samuel você irá ver o que acontece na vida de Saul e as atitudes dele como ungido do Senhor.
Vamos tomar cuidado para que não venhamos errar como Saul errou, venha e medite comigo sobre os próximos versos: 1 Sm. 15:22-24 “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz”.
1.      Deus valoriza a obediência a Palavra dele mais do que sacrifícios.
2.      Obedecer é melhor do que sacrificar.
3.      Rebelião é como pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria.
Temos que nos conscientizar diante de Deus com nossos atos, condutas e nossos sentimentos e como nós servimos nosso Deus.
-        O que é que eu estou fazendo com a unção que Deus me deu?
-        O que estou fazendo com os dons que Deus me deu?
-        O que faço com os bens que Deus me deu?
-        O que estou fazendo com a linda família que Deus me deu? Estou amando a família que Deus me deu?
-        O que é que estou fazendo no altar de Deus? Será que trago o sacrifício igual Saul fez?
Quero incentivar a você fazer igual o Apóstolo Paulo nos sugere: 1 Co. 11:28 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice”. Creio eu que em tudo devemos nos examinar diante de Deus.
Deus sabe qual é o gigante que você está enfrentando, eu não sei. Saul tinha o seu gigante, e este o venceu, e Deus tirou a unção dele. E se você necessitar de ajuda, estamos aqui para orar a seu favor. Estamos aqui para conversar se você necessita. Mas, achegue-se a Deus em humildade e se examine diante dele, como você enfrenta o gigante. Faça como Davi, vai em nome do Senhor Jesus enfrentar teus problemas, e o mais te será acrescentado.
Miss. Antonina
Fica na Paz do Senhor Jesus.

janeiro 27, 2012

13ª lição no Ministério da Palavra


1. A Palavra de Deus a Ferramenta Principal.

É claro que a primeira e principal ferramenta do pregador e da pregação é a Palavra de Deus, a Bíblia. Na verdade, tudo começa com ela. Os princípios hermenêuticos e homiléticos não são de uso exclusivo da comunidade cristã. O nosso diferencial está em no nosso livro-texto, a Palavra de Deus – a Bíblia.
Para que você obtenha melhores e mais extensos resultados na preparação do texto para sua mensagem, é necessário que você possua:
• Versões diferentes da Bíblia. Se você tem condições de adquirir diferentes versões da Bíblia em português, adquira pelo menos as versões Bíblia Shedd, Edições Vida Nova,  Nova Versão Internacional (NVI), a Versão Atualizada 2ª Edição e a Nova Tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje. Versões diferentes da Bíblia lhe proporcionarão conhecimentos adicionais sobre os textos bíblicos, tornando-os mais claros ou fornecendo opções diferentes na tradução das palavras e/ou frases empregadas.
• Textos Bíblicos Nas Línguas Originais. Se você tem acesso e pode ler em hebraico e/ou grego, procure adquirir os textos nas línguas em que a Bíblia foi originalmente escrita. Isto lhe dará uma compreensão muito mais das palavras empregadas e uma maior precisão na interpretação de palavras e frases. Se você não tem acesso às línguas originais, algumas Bíblias de estudo podem suprem um pouquinho esta falta, pois elas normalmente trazem opções de traduções ou mostram as palavras e seus significados de acordo com o original. Concordâncias, dicionários e comentários bíblicos também podem ajudar nisto.

• Passagens Paralelas. É importante que sua Bíblia principal de estudo tenha uma boa quantidade de referências paralelas. Estas referências nos ajudam a descobrir e estudar outras passagens bíblicas que trazem palavras, conceitos, idéias e frases similares ao do texto estudado em outras partes da Escritura.
 2. É ótimo também ter outros livros como os seguintes que vamos apresentar. Isto é uma sugestão, sabemos que nem tem condições de ter estes livros, o mais importante é sempre a Bíblia.
Embora a Bíblia seja a ferramenta indispensável para a preparação da mensagem, outros livros também podem ser úteis, tais como:
v Uma Boa Bíblia De Estudo. Existem algumas boas Bíblias de estudo em português: Bíblia de Estudo Indutivo (Ed. Vida), Bíblia Anotada (Mundo Cristão), Bíblia Anotada por Scofield (Chamada da Meia-Noite), Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD), Bíblia Shedd (Edições Vida Nova), Bíblia Vida Nova (Edições Vida Nova), Bíblia em Cores (Bom Pastor). Nenhuma destas edições é completa e o melhor seria ter um exemplar de cada uma. Se o dinheiro não der, escolha aquela que oferecer mais recursos e/ou esteja mais próxima de suas aspirações como estudante da Bíblia. Ao escolher uma Bíblia de estudo, lembre-se do seguinte:
v O verdadeiro valor de uma Bíblia de estudos está nas notas arqueológicas, históricas e culturais, e no significado original das palavras, não nas notas interpretativas ou homiléticas.
v As notas interpretativas de uma Bíblia de estudo sempre seguirão a linha teológica-doutrinária de seus editores e publicadores. Isso, por si só, deve nos manter conscientes de que é possível encontrarmos notas que não refletem o verdadeiro ensino das Escrituras, mas tão somente a opinião do editor/publicador.
v Não dependa demais das notas da Bíblia de estudo. Consulte-as somente depois de você ter estudado um assunto ou passagem bíblica por conta própria.
v Um Bom Comentário Bíblico. Existem diversos comentários bíblicos que nos ajudam a entender melhor algumas passagens bíblicas ou que lançam luz sobre questões que ainda não havíamos compreendido bem. Aqui também se encaixam as mesmas considerações que fizemos em relação à escolha de Bíblias de estudo.
v Um Dicionário Expositivo De Palavras. Este tipo de auxílio apresenta as palavras bíblicas no original e quais são os seus significados de acordo com a língua de origem, bem como o uso bíblico das mesmas.
v Uma Boa Concordância. Uma Concordância Bíblia é um dever para todo estudante da Bíblia. Nela você encontrará todas ou a maioria (dependendo do tipo e volume da concordância) das referências bíblicas relacionadas à uma determinada palavra. A Bíblia Thompson oferece uma excelente concordância temática.
3. Métodos de Estudo e Princípios de Interpretação da Bíblia

Além da Bíblia e de outros livros, você precisa saber aplicar os métodos e princípios de estudo e interpretação da Bíblia. Estude os cursos “Como Estudar a Bíblia” e “Hermenêutica e Exegese” para apropriar-se destas ferramentas. Alguns textos bíblicos poderão ajudar-lhe a compreender definitivamente que há necessidade de preparação e estudo séria da Bíblia para ser um pregador ungido usado por Deus:
v 2 Timóteo 2.15. O obreiro aprovado é aquele que maneja (divide corretamente) a Palavra da Verdade.
v 1 Timóteo 1.3-7. O bom pregador promove o plano de Deus através de mensagens com qualidade.
v 1 Timóteo 4.15-16. O ministro da Palavra é diligente no seu estudo da Bíblia.
v 1 Timóteo 3.2. Os que ministram devem ser “aptos” a ensinar.
Você precisa da Bíblia, precisa de outros livros e também precisa saber usar os métodos e princípios de estudo e interpretação da Bíblia. Obviamente, a Bíblia é a primeira e mais necessária ferramenta para a preparação de mensagens bíblicas. No entanto, o seu compromisso com a Bíblia e com a excelência em seu ministério, bem como o seu compromisso com o seu público, desejamos que Deus te abençoe com as ferramentas que você tem condições de ter. Se, não tiver condições, você tem o mais importante: O Espírito Santo em você e a Bíblia; leia e estude ela para ser apto a ensinar. Deus te abençoe.

A paz do Senhor Jesus
Miss. Antonina

janeiro 26, 2012

COM QUAL ATITUDE VOCÊ ENFRENTA OS TEUS GIGANTES?


Hoje quero postar para os amados leitores uma Palavra que Deus me deu ao meditar em sua Palavra pela manhã.
-        Qual é o gigante que você enfrenta cada dia?
-        Qual é sua maior preocupação na vida?
-        Você tem uma vida corrida que quase não da conta de cuidar dela?
-        O que é que aflige seu coração?
-        Vida financeira, ou talvez...
-        Uma circunstância que você até tem vergonha de comentar na frente dos outros?

O povo de Deus estava em guerra contra os Filisteus. Davi não era um dos soldados treinados ainda, ele era moço e apenas cuidava das ovelhas do pai. Mas, ele servia a Deus, O Senhor dos Exércitos.

Vamos meditar numa passagem de 1 Sam 17:32- 45:
32        E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
Homem segundo o coração de Deus age assim, ele toma uma posição e diz aos seus companheiros, seu chefe, seu rei, a todos: “Não desfaleça o coração de ninguém”. Quando eu e você temos o Senhor dos Exércitos em nossa vida, não se faz necessário nosso coração falhar diante de circunstância nenhuma, Deus é conosco. Quando o Senhor dos Exércitos guerreia por nós,  porque temer?

Diz a palavra de Deus: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Ro. 8:31 Amém?
Vemos, porém no texto que Saul não tem esta atitude, e ele devia ter, pois teve um dia que ele foi ungido pelo profeta de Deus, cuida lá para você não perder a unção como Saul perdeu. Apesar de Saul já ter tido a unção anteriormente. Saul conhecia o Deus dos Exércitos de quem Davi falava. Saul tratou Davi como se dissesse e quem você acha que você é para lutar contra este Golias, se enxerga!!

Vamos ler:
33        Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.

Aqui Davi da um Currículo ao Rei, daquilo que ele já fez em sua vida, quando o Rei diz que ele é muito jovem para enfrentar este filisteu, ele é homem de guerra desde a sua mocidade:
34        Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho,
35        Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.
36        Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
37        Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.

Davi fala ao Rei, se você pensa que eu não tenho experiência nenhuma, você está enganado, aqui está minha vida.
Nos versos a seguir Saul tenta vestir a Davi com as ferramentas meramente humanas. E Davi recusa isto, e segue adiante com a vestidura que Deus deu a ele.

38        E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
39        E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.

Muitos cristãos já tentaram andar a vida cristã na roupagem de outrem, e isto não funciona. Ou nós nos vestimos com a roupagem do novo homem como diz o apostolo Paulo e nos despimos das roupas do velho homem. Viver e andar em Espírito. Não podemos viver no espírito e lutar na carne. Davi agia correto.
Verso: 40        E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforge de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
41        O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
42        E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.

O gigante literalmente desprezou a Davi. Da mesma forma como Saul olhou com os olhos carnais a Davi, e o julgou incapaz para tal. O gigante ainda fez pior. Todo ser humano passa por situações onde é tratado desta feita, o opositor se torna um gigante. Lutas todos têm, mas importa como olhamos para o gigante e como vamos enfrentá-lo.

Verso 43 nos diz: Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44        Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.

Veja a réplica de Davi para o gigante:
45        Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

A replica de Davi é:
  • Tu vens contra mim com espada e com lança e com escudo
  • Porém... eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos
  • Na verdade quem vai lutar contra você é o Senhor dos Exércitos a quem você te afrontado.
  • Esta é a diferença de quem luta no espírito e quem adereça a questão no nível da carne.
  • Davi era um homem segundo o coração de Deus.
Talvez teu gigante seja o desemprego, talvez seja um relacionamento ao ponto de se desfazer, talvez você lute com dívidas. Ansiedade, ou talvez alguma doença que segundo os médicos não existem solução.
Eu não sei qual seja o teu GIGANTE, MAS DEUS O SABE, E O SABE MELHOR DO QUE VOCÊ!! Hoje eu li o Salmo 139 para minha meditação, e ao ler o verso onde diz que Deus conhece todos nossos dias antes que nenhum deles ainda existia, ai se percebe quão bem Deus conhece os detalhes de nossa vida. Para nós os acontecimentos provavelmente vêm como surpresa, mas pra Deus não. Ele conhece tudo.
Vamos aprender com Davi a ir e pelejar contra nosso gigante em o nome do Senhor dos Exércitos. Quero alentar você nesta caminhada com o seguinte pensamento. Se, você diz ser de Deus, e expressa pelas tuas palavras que você é um filho de Deus, ande de tal maneira como Davi. Ande e viva de tal maneira que quando a pessoa olha para você ela possa dizer igual falaram de Pedro: “Essa pessoa anda com Jesus”. “Eu sei que você é cristão”.  Quando as pessoas leem tua vida e enxergam Cristo nela é porque você é uma pessoa segundo o coração de Deus.

Olha bem a situação.
-        Saul tinha sido ungido por Deus, mas agora Deus tirou a unção.
-        Deus se provê de um novo Rei, para substituir Saul.
-        Davi andava conforme a vontade de Deus
-        Saul andava conforme ele cria ser certo servir a Deus quando ele achava correto.

A grande diferença entre dizer que anda em verdade e age na verdade. Como também dizer que anda e vive no Espírito, quando na verdade anda na carne.
1 Sm. 16:1 “ENTÃO disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei”.
1 Sm. 16:12-4 “Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 13 Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. 14 E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.”

Antes deste acontecimento, Deus já havia ungido Davi diante de todos seus irmãos que estavam lá como soldados no exército do Rei Saul.  O Profeta fora ordenado por Deus para ungir Davi

Vamos seguir o exemplo de Davi, que era um homem segundo o Coração de Deus, Aleluias.

Paz,

Miss. Antonina

janeiro 24, 2012

12ª lição de Ministério da Palavra

I – SETE TIPOS DE PREGAÇÃO

1. Pregação Textual
O pregador usa um texto bíblico e explica-o versículo por versículo, frase por frase ou palavra por palavra. Os pontos de sua mensagem são extraídos diretamente do texto bíblico. É um excelente método para pregar sobre narrativas bíblicas.

2. Pregação Tópica ou Temática
O pregador apresenta um assunto ou tema e desenvolve-o sistematicamente. É excelente para ser apresentado em série. Toda pregação tópica deverá apresentar:
• A definição ou conceito do assunto.
• A origem, procedência ou causa.
• Os efeitos, conseqüências ou implicações.
• A solução, resposta, conclusão ou aplicação.
3. Pregação Tipológica
O pregador usa um tipo bíblico para ilustrar uma doutrina ou verdade bíblica. Um tipo é uma ilustração do AT que encontra seu antítipo (cumprimento) no NT. Algumas dicas importantes para este tipo de pregação são:
• Use tipos simples e facilmente identificáveis.
• Mantenha-os no genérico; não tente forçar um texto para que cada detalhe seja um tipo e/ou tenha um antítipo.
• Não seja dogmático; não crie doutrinas baseadas em tipos. De fato, o tipo não cria doutrinas, mas apenas ilustra-as.
• Esteja aberto para aplicações diferentes.

4. Pregação Expositiva
O pregador explica o significado e verdades contidas numa determinada passagem bíblica. É um dos tipos mais usados e efetivos de pregação. É uma exposição clara e sistemática de princípios bíblicos.
5. Pregação Biográfica
O pregador usa a história de uma personagem bíblica para ensinar lições práticas. Algumas coisas importantes devem ser observadas:
• Estude o nascimento da pessoa – as circunstâncias, família e etc.
• Perceba os tratamentos de Deus para esta pessoa – como ele reagiu? O que ele aprendeu?
• Ele foi bem-sucedido no que fez? Por quê?
• Como era seu relacionamento com Deus?
• Como era sua vida familiar?
• Como ele terminou sua vida?
• O que nós podemos aprender de sua vida?
Os erros e fracassos das personagens bíblicas são para nossa advertência. Os seus acertos e sucessos são para nosso exemplo.

6. Pregação Analítica
O pregador faz uma análise detalhada de um assunto para extrair o máximo de ensinamentos dele.
Este tipo de pregação é mais eficaz quando a audiência é composta de pessoas interessadas em estudar a Palavra de Deus.

7. Pregação Analógica
Assim como na pregação tipológica, o pregador utiliza símbolos ou figuras para ensinar verdades bíblicas. A diferença é que neste tipo de pregação as coisas naturais usadas para ilustrar verdades espirituais podem ser da Bíblia ou não.
As analogias não podem ser usadas como doutrinas, mas apenas para ilustrar os princípios que serão ensinados.
V – A PREPARAÇÃO DA MENSAGEM
Após a nossa aquisição de um conhecimento básico da arte de preparar mensagens bíblicas no tópico anterior, nós queremos agora ir um pouco mais além e nos concentrarmos na preparação da mensagem em si.

Preparar mensagens bíblicas certamente exige unção e dependência do Espírito Santo. No entanto, estas não são as únicas coisas necessárias. Nós precisamos obter um equilíbrio saudável nesta área para que possamos atingir os propósitos do ministério da Palavra, como vimos no início deste curso. Se você sair da zona de equilíbrio, você será um pregador pobre, irrelevante, sem poder e, conseqüentemente, aqueles a quem você ministra sofrerão com isto. Portanto, somemos à unção, outros requisitos necessários para uma boa preparação de mensagens bíblicas.

janeiro 23, 2012

Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

A paz do Senhor Jesus a todos!!
Gostaria te cumprimentar com a palavra de Isaías 43:11-13 “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”

Quero meditar um pouco sobre esta passagem abençoada, que o profeta Isaías nos traz. Deus usa seu servo para falar com o povo de Deus. Naquela época o povo de Deus estava em meio de um povo que servia a outros deuses. E muitos dos Israelitas buscavam a Deus, e queriam saber quem era Deus.
Deus sempre estava usando os seus servos para falar com seu povo. Deus nunca deixou seu povo abandonado, e vemos que desta vez Deus não deixa seu povo sem resposta.
Pode ser que você esteja orando a muito tempo por algo e parece que Deus esta dormindo. Mas, e Deus dorme? Deus não dorme não. O Salmista já nos fala Sl. 121:3-4 "Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel."
Deus não dorme, ele está muito atento a vida e as necessidades de todos os seus filhos. Nada fica desapercebido dos olhos de nosso Deus.
E este nosso Deus usa seu servo para nos falar que: Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. 
Quero incentivar você a se agregar a todos que querem obedecer ao pedido de nosso Deus, sejamos testemunhas de Deus. Vamos nos animar e testemunhar que temos consciência que existe um só Deus Vivo e Verdadeiro. E que não há nenhum Salvador além de nosso Deus.
E nosso Deus continua dizendo: "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” 

Quando nós oramos e pedimos, Deus nos ouve, e quando Ele age, ninguém pode impedir!! Pode ser que Deus ainda não agiu até este momento que você esteja vendo com teus olhos, mas isto não significa que Deus não está no Controle da situação. Isto não quer dizer que Deus não está cuidando.
Deus age a favor dos seus, e quando ELE age, ninguém impede.
Vamos deixar Deus agir em nossas vidas, amém??

A FIDELIDADE DE NOSSO DEUS

A Pedido do irmão Fábio, aqui re- escrevi a mensagem sobre a Fidelidade de nosso Deus.
Hoje quero incentivar você a pensar na fidelidade de Deus na sua vida. Muitas vezes tomamos por óbvio o fato que Deus nos cuida e assim por diante. O Fato que está acontecendo em muitos lugares atualmente na terra, onde Deus permite um Tsurinami destruir tudo, me fez lembrar da passagem do profeta Jeremias, no capitulo 18 onde Deus manda-lhe falar sobre o vaso na mão do oleiro, e em seguida ele fala sobre o que Ele Deus disser a respeito de uma nação. Faz aproximadamente um ano que o desastre bateu la no Japão, e comecei a ponderar sobre a Fidelidade de Deus sobre uma nação e sobre uma pessoa.
Deus diz pelo profeta Jeremias, que igual o oleiro faz com o vaso, Ele Deus faz com uma nação.  Jr. 18:7-10 "No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir, Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar, Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria."

Deus é muito Justo, e ELE  quer que uma nação não sofra, e  sim, que esta se converta da sua maldade. Apenas Deus pode averiguar de fato, se uma nação está ou não praticande esta maldade da qual ELE fala nesta passagem. Deus fala se a nação se converter.  Isto me faz lembrar dos Israelitas em sua caminhada pelo deserto. Teve épocas onde muitos deles também eram rebeldes, fizeram até um bezerro de ouro para adorar, enquanto Moisés estava sobre a montanha buscando a Deus.
Mas, teve outras épocas que eles se arrependiam e seguiam fielmente o que Deus dizia.
Deus fala com seu povo e manda Moisés guardar uma prova de sua fidelidade. Na época quando Deus enviou o Maná, Deus fala com Moisés e lhe diz: Ex. 16:32-35 “E disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações. Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.”

Deus sabe o que o ser humano vai fazer muito antes disto acontecer, e ele também sabia que um dia arqueólogos iriam buscar uma prova. E Deus manda guardar uma prova.
Para futuras gerações para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando vos tirei do Egito.  Deus não apenas nos tira do Egito. Ele nos tira do Egito sim, mas, ele também nos dirige pelo deserto. Ele nos alimenta e nos guarda dos inimigos e ainda quando estamos sendo alimentado por ele, ele diz: guarda um ômer cheio disto, para que vejam.
Eu não sei qual prova você passa, nem sei também a série de coisas que você terá que fazer nos próximos dias. Mas, eu sei de uma coisa, Deus cuida de você, ele te alimenta, ele te guarda e ele é socorro bem presente na hora da angústia.
Pode ser que Deus não faz tudo como você sonha. Mas a fidelidade dele não depende de cumprir com nossos sonhos e sim; prover que estamos em seus cuidados.
Faça uma análise em sua vida e veja quantas provas Deus já te deu de sua fidelidade. E quantas vezes talvez até murmuramos sem ser necessário só porque Deus não faz o que queríamos.
Deus me ensinou algo muito importante, que é bom que o ser humano erre. E ponderei muito sobre isto. Cheguei à conclusão que só saberemos de fato que somos vasos de barro quando este se desmancha debaixo de tanto fardo.
Lembro-me de Moisés que uma época era para levantar as mãos e enquanto suas mãos estavam no alto o povo ganhava a guerra.
Claro, isto nos ensina enquanto louvamos a Deus na luta estamos triunfando. Mas, quando nos sentimos exaustos debaixo do fardo de louvar e devagar baixamos as mãos devido o fato de sustentar o fardo por muito tempo; não se da conta do fato que as mãos vão baixando sem que se queira, mas o fardo os empurra para baixo. E, Deus vendo que o fardo era pesado demais Deus envia dois companheiros para segurar as mãos de Moises, para que este não pare de estar em atitude de adoração diante de Deus. Pois, o povo de Deus não alcança vitória com outra atitude.
Deus é justo, ele envia socorro, Deus é fiel e Deus também disciplina.
Tudo isto com certeza faz parte da Fidelidade de nosso Deus.
Que Deus nos abençoe que possamos amar e servir este maravilhoso Deus mais e mais com muito amor, com todo entendimento e de todo coração.
Paz,
Miss. Antonina

janeiro 21, 2012

11ª lição do Ministério da Palavra

QUATRO ÁREAS DA HOMILÉTICA

A Homilética é dividida em quatro partes e todas são importantes para o pleno desenvolvimento da arte de pregar e ensinar.
A seguir nós apresentaremos estas quatro áreas:
1. Conceito – É a arte de receber a mensagem de Deus. O conceito é o tema central da mensagem o assunto que será ministrado.
Ele responde às perguntas:
-       O que é que o Senhor quer comunicar?
-       Qual é o ponto central da sua comunicação ó Deus?
-       Qual é a principal necessidade do teu povo?
-       O que teu povo necessita ouvir?
2. Composição – É a arte de pesquisar e analisar o conteúdo do tema a ser ministrado. É preciso estudar exaustivamente e anotar todas as descobertas. Você deverá usar os métodos de como estudar a Bíblia e os princípios de interpretação bíblica para compor a sua mensagem.
Enquanto fazemos a composição devemos ter o hábito de estar conversando com Deus enquanto estudamos e preparamos o assunto.
3. Construção – É arte de reunir os pensamentos construindo-os de um modo organizado. O resultado da construção é o esboço escrito do que você irá ministrar.
Jesus ia ao monte para orar, e creio que ele como ser humano, mostrava ao PAI o lado humano da causa e também mostrava como Deus Filho para Deus Pai tudo que ele estava passando aqui, e as necessidades que o povo tinha e o que ele tinha. Baseado nisto, o PAI o enchia com conteúdo, tanto é que, vemos cada vez que ele descia do monte ele estava cheio do poder. E rios de água viva fluíam de Jesus. Deus quer fluir agora através da Igreja que ELE está edificando aqui.
ü Como você acha que Deus quer edificar sua Igreja?
ü Uma maneira é através dos vasos que se dispõe a levar a mensagem Dele.
ü Buscar de Deus o Tema
ü Buscar de Deus os subtemas
ü Buscar de Deus o conteúdo da mensagem
ü Estar aberto para Deus, sempre que em meio a pregação Ele queira mudar deixa ele te usar.

4. Comunicação – É a arte de expor de forma clara e efetiva o conteúdo da mensagem. É necessário apresentar o tema de modo atrativo e compreensivo, desde que você esteja sob a liderança do Espírito Santo. Lembra Ele é o que fala com o povo usando você como vaso. A diferença de um comunicador em outras áreas, é que lá é o apresentador que é dono da mensagem. Na Igreja não é assim, Deus é o dono da mensagem, nós somos o canal através a mensagem flui.
Um pouco mais à frente nós estudaremos detidamente cada uma destas partes quando nos determos na “preparação da mensagem”.
TRÊS TIPOS DE APRESENTAÇÃO
1. Pregação Escrita
A pregação escrita é aquela em que o pregador transmite uma mensagem lendo-a para a sua audiência. Isto requer que ele tenha algumas habilidades específicas como: excelente dicção, saber ler e escrever muito bem.
O problema básico deste tipo de apresentação é que o público não é atraído para escutar mensagens escritas e nem o pregador interage eficientemente com o público.
2. Pregação Com Notas
Este é o estilo mais popular e talvez seja o mais eficiente. Neste tipo de O pregador escreve os pontos principais da mensagem num esboço claro e bem desenvolvido, e usa-os como um roteiro para ministrar.

3. Pregação Espontânea
Neste tipo de apresentação, o pregador não possui nada escrito e prega “o que vem na hora”. Pregadores com largo conhecimento bíblico e grande experiência na pregação utilizam este método facilmente.
Os perigos deste tipo de apresentação são: falta de um conteúdo significativo, emocionalismo, irracionalidade, não ser convincente, etc.
Com amor no Senhor Jesus,
Miss. Antonina

P.S. Encontrei este site e gostaria de compartilhar contigo, dicas sobre a Homilética

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM