Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












janeiro 31, 2012

O Perfil do duvidoso

Quero cumprimentar ao amado visitante ao nosso blog com a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo, que um dia disse aos seus discípulos: “... Paz seja convosco...” Jo. 20:21ª
Tem sido uma benção amadas irmã e amados irmãos estar aqui deste lado do blog, escrevendo as mensagens que Deus coloca em nosso coração e ver você vindo ao blog para receber de Deus a próxima mensagem. Esta noite passada, após ter feito minha devocional e quando fui dormir, Deus me incomodou com a mensagem que vou lhes trazer. Não consegui dormir até que Deus me deu a mensagem inteira, e vou colocar ela aqui. Seja abençoado você que talvez esteja procurando por algo que falasse sobre isto, e/ou talvez necessite esta resposta para ajudar alguém ou mesmo para sua própria edificação. Deus seja louvado, Ele é fiel. Glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de Deus que sempre vem ao nosso encontro com toda circunstância. Deus me lembrou de quantas vezes eu estava em algumas áreas da minha vida não completamente correta diante Dele; mas, eu cria ser uma crente fervorosa. Deus sempre é misericordioso, hoje vejo como eu era faltosa nas áreas que eu era teimosa, eu cria que eu poderia viver conforme eu estava fazendo, pois eu não via porque motivo eu tinha que mudar só porque o Pastor da minha igreja me chamava atenção.   “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. – 1 Ts. 5:24  E Deus que é fiel usa os vasos para nossa correção também, hoje eu vejo que Deus usou aquele pastor para me manter no bom caminho. Aleluias, Deus seja louvado.
Mas, vamos a mensagem de hoje.
O Perfil do duvidoso.
Tiago fala à Igreja iniciando falando sobre os benefícios das provações e continua nos versos seguintes sobre a sabedoria. Se alguém necessita peça... Ele diz no verso cinco. Hoje porém, não falaremos sobre a sabedoria em si, e sim sobre o perfil de uma pessoa que é duvidosa em sua fé, quando ela vem a Deus.
Tg. 1:6-8 “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Hb. 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
Hb. 11:1 “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.
Quando pesquisamos num dicionário o antônimo de certeza, vemos que é dúvida. Eu gosto de sempre olhar no dicionário, e aprendi isto com um professor no ginásio. Sempre que perguntávamos professor como se escreve: ...? Ele falava: “Pesquise”, lembro-me até hoje como riamos deste professor dando-lhe o apelido: “Pesquise”. Isto porém resultou em algo muito bom na minha vida, pois em minha busca aprendi a pesquisar na Bíblia respostas que mudaram minha vida, e continua me mudando; pois cada vez que há duvida, podemos pesquisar pela verdade.
Diz a Palavra de Deus peça com fé, em nada duvidando.  O Espírito Santo me lembrou na meditação sobre o que é fé. Fé o firme fundamento das coisas que não se veem.
Vamos reunir estes três versos e vamos ver se faz sentido isto, o que estava visitando minha mente esta noite.
Quando eu você chegamos a Deus em oração Deus espera de nós que vamos pedir com fé. Ele nos ensina a pedir com fé, que é o firme fundamento das coisas que se espera, e a prova das coisas que se não veem. Porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense alguém de nós que vamos receber o que estamos pedindo do Senhor; se no coração está um pequeno pensamento que diz, quem sabe, Deus vai me dar! O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Ora, sem o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem; é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
 No verso 8 Tiago segue nos ensinando: “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”. Eu fui olhar no Dicionário Aurélio o que significa: “dobre”.
Veja: Significado de Dobre  s.m. Tocar de sino que anuncia a agonia ou a morte de uma pessoa: dobre de finados.[1]
Na Bíblia Shedd o veso 8 diz: “ O homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Se depois desta pesquisa entendi bem, o que Deus quis trazer ao meu coração cheguei a conclusão que a mensagem de Deus é:
Se, eu vier a Deus em oração e tiver dúvida em meu coração se de fato vou alcançar algo. Diante de Deus eu sou igual uma pessoa de ânimo dobre, um coração que está ânimo agonizante. Creio que todos já sentimos esta agonia no coração enquanto não alcançamos o que pedimos.
Eu creio que fé e dúvida são exatamente opostas entre si. A fé é a certeza das coisas que se esperam, e a dúvida, ela é a incerteza das coisa que se espera.
Agora vamos ao âmago da questão em si. O Espírito Santo me fez lembrar-me do primeiro verso onde alguém foi tentado com a dúvida. Gn. 3: “ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”
A serpente lançou uma dúvida no coração de Eva, e esta começou a ponderar sobre o assunto, e deu lugar ao questionar, nesta hora a dúvida já estava reinando em seu coração. Ânimo inconstante é como a onda do mar, impelido para lá e para cá. Eva ficou inconstante entre o que Deus havia dito e o que a serpente sugeriu. Ela resolve agir sobre o fato, que a fruta é boa para comer, e porque não né?
Isto gerou a morte, do ser criado por Deus, o Deus de amor.  Quando Eva deu lugar à dúvida que foi gerada pela serpente, isto gerou morte. Naquele dia, Adão e Eva decaíram da graça de Deus. Em Ro. 5: 12 lemos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
Vamos buscar ao nossos Deus que possamos ser igual Tiago nos escreve em sua carta: em nada duvidando. Quando nos achegamos do Trono de Deus, vamos pedir com Fé em nada duvidando, com a certeza das coisas que nós esperamos Deus fazer por nós.
Que Deus nos abençoe ao ter fé. Miss. Antonina



[1] http://www.dicionariodoaurelio.com/Dobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM