Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












junho 24, 2011

Lição 10 - Jesus usou sete princípios no aconselhamento

C – SETE PRINCÍPIOS BÁSICOS
Há sete princípios básicos no aconselhamento cristão. Estes princípios são baseados no ministério da Palavra e do Espírito, conforme vimos no ponto:  “A - O que é Aconselhamento".
Jesus usou estes sete princípios no Seu ministério:
Ele ensinou uma nova atitude e um novo comportamento. Ver, por exemplo, Mateus 5: "Ouvistes o que foi dito...eu, porém, vos digo". No aconselhamento, o ensino pode ser formal e sistemático, ou informal e aleatório. A ênfase, porém, deve ser a de produzir mudança de mente (arrependimento) e estimular a ação para um novo estilo de vida e comportamento. E, lembre-se: todo ensino deve ser baseado na Palavra de Deus e não em opiniões. Devemos usar este mesmo método que Jesus usava. Você ouviu como a Palavra de Deus diz, e você irá ilustrar com aquilo que a Bíblia diz sobre o assunto com o qual a pessoa está tendo dificuldades.
Digamos por exemplo: se a pessoa tem um hábito de mentir. A Bíblia tem ensinos sobre a mentira? Tem. Portanto, você irá instruir a pessoa a buscar da Palavra de Deus a resposta.

Jesus repreendeu com amor e firmeza as atitudes, ações e pensamentos errados, quando um dos discípulos foi usando pelo inimigo pra responder a Jesus; veja: Mc. 8:33 “Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens”. Outra vez os discípulos querendo fazer descer fogo do céu e creio que Jesus deve ter até rido pois percebeu que eles não estavam vendo a situação como ela deveria ser vista; de acordo com os planos de Deus. Leia comigo: Lc. 9:54-55 “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois”.
Aconselhar não é concordar com, amaciar, diminuir ou negar os erros (pecados). No aconselhamento é preciso abraçar e também usar a vara. Lembremos também que repreender é mais do que somente reprovar; é também convencer do erro. Mas, tudo isto dirigido pelo AMOR DE NOSSO DEUS, que mora em nós através da presença de Deus em nós. A Bíblia diz que Deus é amor; portanto se Jesus habita em nós, é o amor de Deus que vai repreender a pessoa em seu caminho errado; conforme as Escrituras.
Nunca repreenda uma pessoa como você pensa e aquilo que venha somente de ti, deixa Deus te usar nessa hora e será vitória para todos. Amém?
Aqui nós podemos abrir um parêntese para tratar um pouco da questão de um irmão pecar contra nós. Em Lucas 17.3-4 “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”
Jesus ensinou que se um irmão pecar contra nós ele deve ser repreendido. Se ele se arrepender, nós devemos perdoá-lo, não importa quantas vezes peque contra nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM