Introdução: Fundamento = “themelios”
Uma das palavras gregas traduzidas como fundamento ou alicerce em nossas Bíblias é “themelios”. Esta palavra é usada para denotar uma pedra que serve como alicerce de uma construção, mas também é usada metaforicamente nas Escrituras para identificar o ministério do Evangelho e as doutrinas da fé cristã.
O apóstolo Paulo nos serve de exemplo nisso, observe: “E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio”; “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” e “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.
Vamos comparar isto com uma passagem clássica do Novo Testamento. O Senhor Jesus usou o exemplo do alicerce (fundamento) para ensinar importantes lições sobre como edificar nossas vidas sobre a Palavra de Deus.
Utilizando este método do paralelismo natural de coisas espirituais, o Senhor Jesus, ensinou que nossas vidas são como casas que precisam de fundamentos, ou seja, nós que somos nascidos do Espírito, e que vivemos vidas espirituais, devemos edificar nossas vidas sobre fundamentos e verdades espirituais.
Fundamentos São Importantes - Um Paralelo Natural De Coisas Espirituais
A Bíblia usa a metodologia de ensino usando metáforas e/ou simbologia, normalmente usando exemplo de coisas naturais para explicar e esclarecer coisas espirituais.
Ao conhecer este método bíblico, podemos compreender facilmente muitas de suas verdades. Do exemplo já mencionado, quando Jesus estava falando sobre pessoas que construíram suas casas sobre certo tipo de alicerce, ele estava usando o paralelo natural de uma verdade espiritual.
Ele estava usando coisas naturais para explicar verdades espirituais. Pessoas que construíram sua vida sobre ensinos religiosos que não eram confiáveis; ensinos meramente humanos. Promessas de “homens” que só pensam em satisfazer seus próprios interesses e colocavam grandes fardos na vida de seus súditos. Jesus mostrava que não era assim, que Deus dá ao ser humano um sólido alicerce sobre qual pode construir os princípios de sua vida.
Ana já disse: “(I Samuel 2:2) - Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus”. (negrito/ênfase, minha)
E O Salmista diz: “Sem fundamentos, que poderá fazer o justo?” Este texto fala literalmente dos fundamentos de uma nação, quando eles estão abalados e há desordem por toda parte. Mas ele se aplica perfeitamente à verdade que queremos destacar, ou seja, que não importa o quão justo você seja, se não há fundamentos, não se pode fazer nada para melhorar ou mudar uma situação.
Se, você já foi justificado e salvo por Jesus, mas se sua vida espiritual não estiver fundamentada sobre o fundamento que a Bíblia nos dá, não poderá crescer espiritualmente. Por isto que os fundamentos são importantes! Se você não conhece as promessas de Deus a respeito do mesmo, não terá como se manter inabalável em tempo de tribulação.
Os fundamentos de um alicerce determinam nossa condição futura; eles sustentam a construção toda.
________
Rm. 15:20; 1 Co. 3:10,11; Ef. 2:20; Lc. 6:46-49; Sl. 11:3; Cl 1:22-23; 1 Tm. 6:18-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário