Leitura requerida:
Antes de continuar a ler o estudo por favor, leia Ex. capítulo 3,4,5,6 e o verso 1 do capítulo 7.
Um Exemplo de Líder dentro da BíbliaVamos tomar, por exemplo, o líder na Bíblia que dirigiu o povo de Deus para fora do Egito. Nem é necessário falar seu nome e você em sua mente e em seu espírito já vê Moisés lá com muita garra levando o povo de Deus como este o desejava. Ignorar o ensino bíblico neste sentido é ignorância total, pois sabemos que ninguém consegue ser um líder espiritual no reino de Deus, sem que Deus mesmo o dirija e seja Senhor em sua vida.
Fincamos nossa estrutura pessoal por meio das comunicações que praticamos. Se os meus pensamentos têm qualidade e consigo transmiti-los com inteligência, empatia e sensibilidade, isso pode me assegurar maior excelência nas relações interpessoais, gerando maior sucesso nas ações cotidianas. Afirmo isto porque a Bíblia nos diz que Cristo foi Profeta igual Moisés.
Hb. 3:1-3 – “POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão. Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.”
Você crê que Moisés naquela luta de levar o povo de Deus para fora do Egito em busca da terra prometida; que um dia Deus iria comparar a figura de sua liderança com o Salvador do Mundo??? Constitui-se necessário ser conhecedor do reino dos céus para poder comunicar sua linguagem e também assunto a respeito dele. Ninguém consegue anunciar o Reino dos Céus sem ter conhecimento dele; e porque devemos anunciá-lo e porque deve ser anunciado. Temos por obrigação saber o que anunciar e porque devemos anunciar e quem deve fazer isso. Moisés em seu relacionamento com Deus chegou a conhecer ele intimamente. Leia a história dele no Pentateuco e você verá como era conhecido por Deus, e como era seu relacionamento com ele. Ele passava muito tempo na presença de Yaveh.
Vamos dar uma olhadinha na conversa de Deus com Moisés no monte quando ele viu lá a sarça queimar. Quando Deus falou Moisés e disse que iria enviar ele ao Faraó, Moisés usa a desculpa que é gago, que Faraó não iria ouvir ele, e monte de outras desculpas.
Vamos comparar a lista de desculpas de Moisés com a minha e a tua.
- Não posso ir Deus sou gago.
- Faraó não vai me ouvir.
- Se ele me pergunta quem te enviou, o que vou falar?
- Envia outro, mas não eu
- Quem sou eu?
- Tanto é que em Ex. 4:16 diz que a conversa de Moisés e suas desculpas acendeu a ira do Senhor; confere o versículo.
Êx. 4:11-16 – “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.”
Eu acredito que isto que Deus prometeu a Moisés, Ele promete a nós também. É Deus que coloca em nossa boca o que haveremos de falar diante do povo Dele. Deus prometeu a Moisés veja bem: e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
Todos devem ser treinados a falar em público? Acredito que de certa forma sim, sabe por quê? Como um cristão pode cumprir ao Ide de Cristo sem saber o que ele vai anunciar e como fazer isso, sem ser treinado.
Porque você crê que Jesus treinou os discípulos durante três anos para fazer deles os apóstolos que iriam iniciar a Igreja de Jesus aqui na terra?
Quando nos comunicamos bem, realizamos uma viagem em direção à essência secreta do coração e da mente do outro, e nos tornamos companheiros/cúmplices nessa travessia! Agora pense um pouco, levamos a vida de Deus para o perdido pecador. É motivo suficiente de procurar se preparar nesse sentido?
Para isso, não basta falar bem, utilizando corretamente as regras gramaticais, temos obrigação de falar nosso idioma corretamente. Porém, há necessidade de muito mais; necessitamos ser cheio do Espírito Santo e também compreender o chamado!
É também preciso mobilizar nossos recursos internos e externos para facilitar a arte do diálogo, que não é um simples despejar de palavras, é ir ao encontro, é abster-se de julgamentos precipitados, dando chances para a troca experiências maravilhosas com nosso Deus, propiciando assim um clima de confiança e bem estar, utilizando a empatia na busca do processo de evangelizar a pessoa, com a mensagem preciosa da salvação que vem de nosso Deus.
Além disso, é necessário buscar opinião quanto a nossa atuação. Só conseguimos construir relações verdadeiras a partir do momento em que enxergamos com maior propriedade quem somos nós e qual o impacto que causamos em nossos ouvintes. Cada um de nos deve ter consciência de sua Identidade em Cristo. Quem sou eu? Como eu posso me enxergar diante da palavra de nosso Deus?
Ter consciência dessa imagem de Filho de Deus que somos, faz parte da ação corajosa de quem busca uma comunicação plena do Evangelho de Deus para ir resgatar os seres humanos que estão lá fora no mundo sem Jesus.
O Ser Humano é produto da comunicação que viveu, a Bíblia diz que o mundo jaz no maligno. Por esse motivo devemos levar a luz de Deus ao mundo para que o Evangelho resplandeça nas trevas. Após ter nascido de novo pelo poder e graça redentora de nosso Deus, somos produto da comunicação que o Espírito Santo produz em nós. Por este motivo você e eu temos por obrigação de nos preparar a levar a linda mensagem da salvação ao próximo e para isto treinar bem como falar diante do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário