1.3. Traços de caráter – excelência e integridade
“Jesus como líder foi um exemplo em tudo, pois ele tinha uma vida de oração, um relacionamento íntimo com seu Pai em primeiro lugar. Jesus tinha um caráter digno de ser imitado, agia com excelência e era íntegro e em tudo fiel àquele que o enviou.
Ele tinha comunhão com seu Pai que estava no Céu. Ele também tinha comunhão com seus discípulos, ele gastou muitas horas, dias, semanas para transmitir a eles na íntegra tudo que eles haviam de fazer. Vemos que anos mais tarde os discípulos tinham o mesmo proceder que seu mestre tinha; e é mister ressaltar aqui, que nós também de igual forma devemos ter o mesmo.”
O apóstolo Paulo tinha o máximo cuidado de ensinar a Timóteo, ele fala a respeito dele na carta aos Filipenses que a experiência serviu para estar ali ajudando ele como um filho ajuda um pai. Paulo foi selecionado por Barnabé e com certeza foi influenciado pelos apóstolos se tornar igual aos que Jesus treinou nos três anos. Isto, após o próprio Senhor Jesus aparecer no caminho à Damascus e escolher também e chamá-lo para essa missão. Homens que foram aprovados por Deus e enviados por Jesus; assim Deus faz conosco também. Todos os discípulos de Cristo eram maduros e humilde, igual o Mestre Jesus. O apóstolo Paulo fala em seu discurso sobre seu procedimento em humildade e não na soberba quando ele chega a Éfeso. (Atos 20)
Um líder na Igreja de Jesus Cristo não deve ser um neófito e sim alguém que foi treinado no ensino e na prática, e que seja aprovado como tal. Veremos neste estudo que o líder necessita de confiança, inteligência, integridade, e Entusiasmo; qualidades necessárias para poder exercer a liderança. Ser nascido de novo pela obra do Espírito Santo é o mais importante. Uma pessoa para ser líder no reino de Deus precisa ser genuinamente convertida ao Senhor Jesus, porque do contrário; não haverá a obra do Espírito Santo nem na vida dele e nem no seu ministério. Um líder cristão deve ter em seu caráter Integridade e Excelência. É possível uma pessoa ser íntegra sem ter santidade; porém, é impossível ser santo sem integridade e excelência.
Integridade de acordo com dicionário da língua portuguesa online significa: “do Lat. Integritate s. f., estado ou qualidade de íntegro, de intacto; fig., inteireza moral, honestidade; rectidão; imparcialidade; inocência.[i]
Estado ou qualidade de íntegro, inteireza moral, intacto que coisa mais linda. Uma pessoa diante da sociedade pode ser qualificada assim; porém nos sabemos que só Deus pode nos dar pureza de espírito. Tornar-se limpo diante de Deus, é possível mediante o sacrifício na cruz, e através da capacitação do Espírito Santo. A pessoa se mantém íntegra quando ela confessa os seus pecados e permite ao Espírito Santo trabalhar em sua vida para purificá-la. Uma coisa é buscar idoneidade moral diante da sociedade humana; porém, a idoneidade espiritual só alcançamos mediante a obra do Espírito Santo. A inocência no Senhor Jesus necessita ser praticada, e a retidão em Cristo Jesus para que as pessoas que nos seguem possam vê-lo em nós. Quando isto acontece em nós então eles serão estimulados a quererem seguir a Ele também.
Outra coisa muito importante que vemos no exemplo de Jesus que ele levava os seus discípulos por aonde ele ia, e ao fazer a obra, ele treinava eles alí na prática. Quando eles já sabiam o suficiente Jesus os enviava pra fazer a tarefa, uma vez ele enviou os 70 de dois em dois.
“Lc 10:1 - E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
Lc 10:17 - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.”
Vemos nestas duas passagens que Jesus os ensinou, os fez participar da tarefa, praticar e agora tiveram que ir e praticar longe dele. E eles voltaram alegres; eles experimentaram que tudo que Jesus havia os mandado fazer foi um sucesso. Jesus chama, habilita e capacita. Algo que me chama atenção é o fato que Jesus inicia sua carreira na Sinagoga onde ele lê do Profeta Isaías o trecho que descreve ele e a missão dele. 16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
Lc 4: 17-21 “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.”
Vemos nesta passagem que Jesus sabia que ele foi enviado para pregar liderdade aos cativos. Jesus sabia que ele veio restaurar vista aos cegos naquela é poca e at é o final dos tempos. Jesus sabia que ele veio pôr em liberdade os oprimidos, e a anunciar o ano aceitável do Senhor. Jesus sabia tudo que Ele veio fazer aqui; porque nos diz em Hebreus que antes da fundação do mundo o Deus já havia decidido salvar desta forma a humanidade.
[i] http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário