Etapa I:
1. Leia e estude o Estudo Principal desta matéria. Você deve nos dar seu resumo comentado, um sobre liderança e outro sobre o livro de temperamentos.
2. Leia e estude 1 Timóteo 3.1-13. Elabore 10 frases tomando como base o texto acima e concentre-se em quais são os requisitos apresentados por Deus para os líderes da Igreja. Descreve-as resumidamente tipo uma ou duas frases para cada requisito. Considere que este assunto fosse o tópico de um estudo bíblico e apresente o no final junto com a tarefa da Etapa II.
Etapa II - Estudo Principal
PRINCÍPIOS BÍBLICAS DE LIDERANÇA
Antes de aprendermos o amplo conceito de liderança ou os principios de liderança, precisamos ter certeza de que a Bíblia fala sobre este tema. Algumas pessoas alegam que, pelo fato da palavra “liderança” ou “líder” não aparecer em certas versões da Bíblia ou aparecer somente no AT em outras, não há base suficiente para ensinarmos sobre liderança ou até mesmo chamarmos outra pessoa de “líder”. A Bíblia nos fala muito sobre liderança, princípios, valores e estilo de vida de líderes; o conceito está claramente esboçado nas páginas bíblicas. Quando examinamos, por exemplo, o significado da palavra “liderança”, nós descobrimos o quão bíblica é esta palavra.
Liderança e integridade são de extrema importância, que Deus nos abençoe que possamos ser fiel ao nosso chamado em Cristo Jesus. É um privilégio sermos alunos de Jesus e por isto vamos procurar a andar em seus passos e representá-lo fielmente aqui. Jesus deixou uma lição a ser observado, em cada ato e cada atitude seus eram esboçadas integridade e excelência. Ele treinou os seus discípulos e deu exemplo de vida em todos os sentidos. Jesus de fato era líder capaz de treinar, discipular, e implantar esta liderança em seus seguidores; até os dias de hoje com você e comigo. Jesus não havia necessidade, por ele mesmo de vir ao mundo para ser nosso líder; ele poderia ter nos liderado junto ao Pai lá na glória. Jesus não precisava ter assumido a forma humana. Jesus veio por nossa causa, era de extrema importância que “Deus-filho” viesse ao mundo assumir nosso lugar no calvário para nos justificar perante o “PAI” lá na glória eterna. Ele veio conforme diz na palavra “corpo preparado pelo Pai para nossa justificação”; Heb 10:5 – “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseram, Mas corpo me preparaste;” e veio aqui nos liderar nesta grande jornada aqui até ao eterno lar.
I – A LIDERANÇA TEM BASE BÍBLICA
1.1 Traços de caráter e personalidade de líder
Estudar sobre liderança e integridade nas Escrituras Sagradas é maravilhoso; dão-nos a base para tudo que necessitamos saber para sermos transformados em líderes qualificados. Qualquer pessoa pode ser um líder, desde que tenha em sua personalidade e caráter a habilidade de influenciar e conduzir as pessoas a ir e fazer o que não se faria por conta própria. O líder através de seu exemplo de liderança transfere propósitos e alvos, que o liderado não teria alcançado se não fosse o caso do líder estar ensinando e mostrando o caminho; influenciando-o com seu próprio exemplo. As pessoas seguem o líder tanto em atitudes, modos de pensar, e ações; sendo influenciados positiva ou negativamente. O líder proporciona uma diferença na vida de seus liderados, porque a admiração estimula o desejo de ser igual.
Na vida secular como na vida de um filho de Deus olhamos para o exemplo do líder, ao qual admiramos. A Igreja olha para Jesus Cristo que é o seu líder e o seu Senhor. O ser humano tem a habilidade inata para ser líder. A habilidade de influenciar pessoas em seu redor para segui-lo são traços de personalidade. Jesus com certeza era um líder, pessoas lhe seguiam em massas por aonde ele ia. Jesus não era apenas um líder, ele era um embaixador representando seu Pai que estava no céu; conseqüentemente cumprindo com a missão para a qual ele fôra enviado. Jesus era um líder íntegro, fiel e leal ao seu Pai. Jesus disse: “que assim como o Pai havia lhe enviado, ele estava preparando e enviando os que nele criam com a mesma missão”. Leia João 20: 20-22 e compare com Lc 24: 37-43, Jo 17: 18 - 22,23 e Mt 16:19.Assim como meu Pai me enviou eu envio a vós.
1.2. Jesus chama os discípulos dizendo a eles que os faria pescadores de homens.
Jesus ao falar isto declarou claramente que iria fazer deles líderes, os quais iriam alcançar outras pessoas que seguiriam a mesma vida e mesma fé que eles estavam tendo. Jesus havia escolhido a dedo a cada um deles. Jesus no início havia dito a eles que faria deles pescadores de homens. Jesus usou figura de linguagem, pois era óbvio que eles não iriam usar um anzol e pescar pessoas. Os doze que iriam continuar sua obra, e mesmo assim eles ainda tinham a opção de aceitar ou recusar a ser um seguidor; e ir e observar o mandato que lhes foi entregue. Um deles o rejeitou, Judas acabou se atrapalhando, entre segui-lo e a sua própria vontade. Judas queria ser senhor de sua vida, e claro isto não funcionou. Judas estava com o coração dividido, entre servir o seu mestre e o que ele cria ser permissível. Quando seguimos nosso Senhor Jesus, não podemos querer ser senhor de nossa própria vontade/vida, porque no caso já o entregamos a Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário