Paulo escreveu em Efésios 4:8 que quando Cristo subiu às alturas, ele deu dons aos homens. Quais foram esses dons? Estão alistados no verso 11: “e Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, e outros para pastores, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres... Jesus tinha que cumprir todos estes ministérios, pois diz que ele foi experimentando em tudo igual nós fomos,
Na realidade, Jesus estava nesses ministérios e ele é nosso exemplo em cada um deles.
Hb. 3:1 “por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Jesus.”
A palavra grega apóstolos, traduzida pó “apóstolo”, significa “uma pessoa enviada”, e Jesus é o exemplo supremo de “Pessoa Enviada”. Ele foi enviado por Deus e pelo Espírito Santo.
“(Lucas 4:24) - E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.”
“(João 6:14) - Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.”
“(João 4:19) - Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”
“(Lucas 4:18) - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,” “É isso que o evangelista é ungido para fazer: pregar o Evangelho, as Boas-Novas.
“(João 10:14) - Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” “(I Pedro 5:4) - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” Pedro chama Jesus de o Supremo pastor.
Quinto: Jesus = Mestre.
“(Mateus 23:8) - Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.”; “(Lucas 6:40) - O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.”
Cumprindo o que todas as profecias diziam sobre ele, os quatro Evangelhos dizem mais a respeito da sua obra de ensinar do que a respeito de qualquer outra coisa; é só você lê-los e sublinhar as formas do verbo “ensinar”. Jesus ensinava mais do que curava. Ensinava mais do que pregava. O ensino ocupava o lugar de primazia com Ele.
E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ENSINANO nas sinagogas, PREGANDO o evangelho do reino e CURANDO toda sorte de doenças e enfermidades (Mt 9. 35).
Seu ministério consistia em ensinar, pregar e curar. Há uma unção para acompanhar cada um desses cargos.
(Lucas 24:25-30) – “E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.”
Veja Jesus os chama de néscios, porque Jesus esperava que eles já tivessem aprendido depois que Ele os ensinou por três anos e ainda não sabiam discernir os acontecimentos. Jesus começando com Moisés e por todos os profetas mostrou que ele haveria de padecer tudo isso.
As Escrituras Sagradas nos indicam que Jesus cumpriu tudo que foi disse a seu respeito enquanto estava aqui como Filho do homem aqui na terra, e com certeza haverá de cumprir o restante que está escrito sobre o Messias também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário