Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












novembro 09, 2017

31ª Lição Discipulado Conforme o Coração de Deus.







19º capítulo = SUBMISSÃO X OBEDIÊNCIA


Qual é a diferença entre submissão e obediência?
ü  Submissão é uma atitude interior;
ü  Obediência é uma ação exterior.
ü  Submissão é absoluta; obediência é relativa.
ü  Submissão é incondicional;
ü  Obediência é condicional.
Para servirmos a Deus devemos ser em primeiro lugar submisso e obediente ao nosso Deus no mesmo nível. Líderes aqui na terra se submetem geralmente; porém muitos têm uma atitude negativa contra seu superior ou são muito rebelde contra ele. Para poder servir a Deus Devemos ser submissos e obedientes aos nossos líderes aqui na terra. Isto me lembra de Miriã e Arão. Teve uma época onde os dois se indignaram com Moisés por causa da mulher dele. Creio que seja uma ótima oportunidade de meditarmos um pouco sobre submissão e obediência aqui, observando o que aconteceu na vida dos três irmãos. Moisés, Arão e Miriã os três eram usados em profecia por Deus, porém um deles era o líder constituído por Deus. Moisés se submetia a Deus e obedecia a Ele. Arão e Miriã também faziam isto, porém Deus havia colocado Moisés como autoridade espiritual sobre eles também.  Vamos analisar o que se passa em Números capítulo 12:
1  E FALARAM Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.
2  E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.
3  E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
4  E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
5  Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram.
6  E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
7  Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
8  Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
9  Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se.
10  E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
11  Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.
12  Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.
13  Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.

Vamos estudar esta situação um pouco, tanto Miriã quanto Arão criam que tinham um motivo digno de se posicionar verbalmente e falar o que criam sobre o fato que Moisés havia casado com uma mulher que não era dos hebreus; ela era cusita. Lemos neste capítulo que eles falaram contra Moisés; veja os versos um e dois: “E FALARAM Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.” E falaram contra Moissés = porcausa da mulher cusita com quem casara. 
Mas, o fato era que eles estavam rebeldes contra ele pelo fato que ele era líder sobre eles, e isto era a única coisa que acharam para falar contra ele. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. Agora pensa bem, na realidade o que tem haver o fato que ele casou com a cusita e que Deus também falava através deles? Um assunto tinha nada haver com o outro na realidade. Mas, a atitude deles demonstra que eles não queriam mais se submeter ao líder e se indignaram a toa. E a passagem nos diz que o Senhor o ouviu. Deus vê tudo, Ele tem consciência de tudo, e Ele ouve tudo.
E a Palavra nos diz que Moisés era o homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Se ele era manso foi porque não era ele que iniciou a dissensão entre eles. Em seguida vemos que Deus após ouvir o que eles estavam falando vem e chama os três para uma reunião. E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.  Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
Deus não disse que Ele não falava com Arão e Miriã, de fato falava; mas, Ele esclareceu o fato que Moisés tinha um chamado mais elevado que os outros dois, e Deus impõe o respeito ali entre eles. Foi Deus que criou a hierarquia entre eles, e se Deus faz isto, devemos honrar e respeitar isto. Submissão a Deus e à pessoa que Deus coloca como líder. Obediência em primeiro lugar à Deus e para com a pessoa que Ele escolhe como líder aqui na terra. Não adianta obedecermos externamente quando estamos cheios de críticas internamente, cheio de ressentimentos e rebeldia. As duas coisas devem andar juntas: nós devemos ser submissos de coração e obedecer em amor, quando formos solicitados à ação. No que diz respeito à autoridade delegada, humana, nós não podemos obedecer cegamente a quem quer que seja. Não podemos obedecer a nossos líderes quando eles nos mandam fazer aquilo que viola a vontade de Deus; pois a autoridade de Deus é superior à autoridade de qualquer líder humano.
No entanto, nós podemos desobedecer e ao mesmo tempo permanecer submissos. Isto é, alguém pode desobedecer a uma autoridade terrena enquanto mantêm um espírito de humilde sujeição, respeito, e reverência, ao invés de expressar um espírito de rebelião, insulto e subversão. Tipo se a pessoa obedece as ordens do patrão, pelo fato que necessita do emprego, porém isto não significa que é submisso. Agora se submete pacificamente em respeito à pessoa que é o superior a ela, neste caso tem a reverência em questão e isto convida a obediência para ação.
Outro exemplo era a rebelião de Saul e sobre isto Deus afirma o seguinte: 1 Sm. 15:22-23 -  “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” 
Nesta passagem vemos destacado o fato que uma coisa é rejeitar uma palavra de um ser humano; porém é bem diferente rejeitar a Palavra de nosso Deus. Vamos analisar um pouco o que Deus diz aqui ao rei Saul através do seu profeta Samuel. Vamos verificar quatro coisas que se destacam nestes dois versículos.
A primeira pergunta é: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor?” Saul é confrontado com a pergunta para ele analisar isto. Tem porventura..? Ele faz questão aqui de dizer que Deus na verdade não necessita do holocausto e do sacrifício. Primeira razão pelo fato que tudo aqui na terra é de Deus; é tudo criação Dele. A ênfase aqui é o fato de prioridades. A prioridade entre estas coisas mencionadas aqui é o fato que o requesito que é mais valorizado por Deus é o fato que o ser humano se submeta a Ele e a sua Palavra em obediência. Note aqui a submissão e obediência andam de mãos dados. Um não funciona sem o outro.
Deus dá a primeira observação: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”  Deus precisava um rei que dirigisse o povo conforme a sua Palavra e que se submetesse a Deus e obedecesse Ele em tudo, para o bem de todos. Deus disse você era para me atender ao que eu te mandei, e não me trazer o que mandei se livrar e me sacrificar isto. Se, Deus quisesse isto, teria dito, traz todos os animais e sacrifique diante de mim. Mas, não fora esta a Palavra de Deus. Deus havia dado ordens restritas o que fazer e como. Saul desobedeceu e não se submeteu ao que Deus lhe havia ordenado a fazer. Deus esclarece para ele o fato: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria.” Deus diz a ele que a rebelião é como o pecado de feitiçaria, pelo fato que as duas ações rejeitam a Deus como Deus e é feito o que outro comanda, seja no fato nosso ego ou outro espírito. Isto indica claramente que obedecemos algo ou alguém mais do que a Deus. 
E em quarto lugar Deus lhe fala as consequências deste ato dele: “Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”  Observe a consequência de nossos atos, em Gálatas lemos o fato que colhemos o que semeamos. Saul de fato colheu o que semeou, diz a Palavra aqui porquanto tu rejeitaste a Palavra de Deus, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.  Deus tirou a liderança dele, se nós não sabemos como nos submeter a Deus e obedecer a Ele fielmente, não servimos para ser líderes em seu Reino. Vamos ler dois versos de Gálatas 6:7 e 8: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”  Podemos notar duas coisas aqui, primeiro, ele nos chama a atenção ao fato que não devemos nos enganar, não erre em sua decisão e seus atos. Não existe como enganar a nosso Deus. Deus tudo vê, tudo sabe. Deus não aceita escarnecimento. Agora te pergunto: Você sabe o que vem a ser escarnecer?  Vamos ao dicionário?
Significado de Escarnecer v.t. Fazer escárnio de; censurar sem piedade, ridicularizar; zombar, mofar, fazer pouco de (alguém); escarnir.
Acredito que neste caso do verso em Gálatas significa que não podemos fazer pouco caso de Deus e daquilo que Deus diz, ou desrespeitar a sua Pessoa e sua Palavra. Deus não aceita isto, se Ele disse, é para ser respeitado e efetuado. É para este fim que Deus deu a Palavra inicialmente para ser efetuada conforme dito. Os nossos atos, gestos, pensamentos, ações ou palavras que irão escarnecer a sua Pessoa; irão voltar a nós como colheita. Pois tudo que fazemos à Deus, estamos plantando uma semente que irá produzir uma colheita; seja ela boa ou má. Deus é a Autoridade Máxima no Céu e na terra, pois todo o universo e todo cosmo e tudo foi feito por ele.  O escarnecimento é algo que Deus não aceita contra sua Pessoa. Deus não é um ser humano que possamos zombar e sair ileso disto.
Quando ele fala ou age por Deus, rebelar-se contra sua autoridade é rebelar-se contra Cristo. Rejeitar as palavras de um líder quando este expressa os pensamentos de Deus, é rejeitar a autoridade de Deus. Isto sim, é pecado de rebeldia.  O Líder deve liderar pelo exemplo (João 13.12-15; At 1.1). No caso Saul rejeitou tudo que o profeta Samuel havia lhe instruído, sendo usado por Deus. De igual forma obedecemos a Pessoa que o nosso Senhor e Salvador usa. Antes de ensinar ou de fazer qualquer coisa, Jesus primeiramente mostrava o que e como fazer. Ele primeiro estabeleceu o exemplo; depois sob as suas vistas, ensinou como os discípulos poderiam praticar. Como líderes, somos chamados primeiramente para estabelecer o exemplo. Todo ensinamento deve ser fruto do que temos vivido, e não do que pretendemos viver. Ele ministrava, agia e liderava os doze discípulos, dos quais constituiu apóstolos, os quais fundaram a Igreja; através do agir de Deus neles.

O líder dever ter aprovação divina diante dos homens (Atos 2.22). Jesus foi aprovado por Deus diante dos homens. Isto significa que Deus agiu através Dele confirmando Seu chamado e unção. A unção de Deus sobre nossas vidas deve ser visível diante dos homens, através de palavras e de obras de amor, misericórdia, ajuda, cura, libertação, conselho, etc.



A Paz do Senhor,
Que Deus lhe abençoe imensamente.
Autora do Capítulo Missionária Antonina Penner.
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
Jr. 3:15 “E Dar-Vos-Ei Pastores Segundo O Meu Coração, 
Os Quais Vos Apascentarão Com Ciência E Com Inteligência”
A. PENNER PUBLISHING
Copyright...  
DISCIPULADO CONFORME O CORAÇÃO DE DEUS
ISBN NUMBER:  978-0-9881063-2-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM