Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












fevereiro 21, 2015

5ª Lição sobre Pedro


 

Grandes lições Pedro e os discípulos aprenderam. Sobre o que é que você se fundamenta?


Bom dia graça e paz em nome do Senhor Jesus a todos que buscam e o amam a sua presença. Grandes são as lições na Palavra de nosso Deus e hoje mais uma vez queremos meditar sobre a vida de Pedro e o que ele aprendeu em sua jornada seguindo a Jesus Cristo.

Eu gosto de estudar o Manual Bíblico de Halley pois nos ensina muitas coisas que nos dão uma ideia mais clara. Se você tiver este manual, você encontrará na página 478 mais informações sobre este assunto. Vamos apenas mencionar algumas aqui para ajudar a compreender melhor o assunto aqui.

A confissão de Pedro também é narrada em Marcos 8 e Lucas 9. Neste manual nos explica que já faziam uns três anos que Pedro aceitara Jesus como o Messias; de acordo com Jo. 1:41,42. Um ano depois, ele o chamara de “Senhor” conforme Lucas 5:8. Aproximadamente 6 meses depois disto o chamara de “ O Santo de Deus” = Jo. 6:68,69 (Biblia Shedd da Vida Nova).

Agora depois de passar dois anos e meio viajando com Jesus, expressa a convicção de que Jesus é o filho de Deus vivo.

Toma um tempo para meditar um pouco, há quanto tempo que você segue a Jesus, depois ter aceito ele em seu coração? Você declara o que sobre Jesus diante das pessoas? Ou, você é uma das pessoas que apenas creem nele, e vivem como acham certo; porém não crê ser necessário sempre pregar sobre Deus?

Temos que ser muito cauteloso nisto, pois uma coisa é pregar, outra bem diferente é deixar Jesus brilhar através de nossa vida. E, Pedro com certeza deixava a sua luz brilhar, ele não tinha vergonha de confessar o que ele cria sobre Jesus; o mestre que agora ele seguia.

No verso Mt. 16:18 Jesus responde sobre esta declaração de Pedro o seguinte: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

Sobre esta pedra (v. 18) A rocha sobre a qual Jesus edificaria a sua igreja não é Pedro; mas sobre o fato que ele como ser humano confessou que, de que Jesus é o Filho de Deus. A divindade de Jesus é o alicerce sobre o qual a igreja se assenta, é o credo fundamental da cristandade. Esse é o significado inconfundível dessa linguagem.

As chaves do Reino dos céus. (v.19) A interpretação  comum desse versículo é que Pedro abriu a porta da salvação aos judeus, no dia de Pentecostes (Atos 2); e posteriormente aos gentios 9Atos 10. Não lhe foi concedido o poder de perdoar os pecados, mas para proclamar as condições do perdão. Seja qual for a autoridade assim outorgada a Pedro, foi também outorgada aos demais apóstolos conforme Mateus 18:18. e Jo. 20:23. – e isso somente no sentido de poderem declarar o perdão da parte de Cristo.

Tudo isto aconteceu em Cesaréia de Filipe situada no extremo norte de Israel, num dos afluentes iniciais do rio Jordão ao sopé do monte Hermon, 80 km a sudoeste de Damasco estava a cidade que, nos tempos do NT era chamada Cesaréia de Filipe. (Manual do Halley pg. 478).


Muito temos a aprender com a vida de Pedro e os outros discípulos que aprenderam enquanto andavam com Jesus; igual você e eu. Aprendemos em nossa jornada diária.  Notamos que Pedro tinha uma reação muito natural como ser humano ao que Jesus disse a eles no verso 21 a eles.  

Mat 16:21-23 – “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.”

Vemos nitidamente que nesta hora Pedro reagiu como uma pessoa que pensa com a mente humana. A revelação que ele declarou antes foi lhe dada pelo Espírito Santo; porém, nessa hora ele agiu como Pedro apenas. Vemos o amor e respeito que ele tinha por Jesus e como amigo e mestre que Jesus era, Pedro queria apenas proteger ele de tal sofrimento e tudo que ele tinha dito que ele iria passar. Nem sempre pensamento com a mente de Cristo que nos é dada; e foi isto que aconteceu com Pedro nesta hora. Isto é natural, e nesta hora necessitamos que Jesus nos mostra novamente o propósito que Deus tem em tudo isto. Pedro aprendeu uma profunda lição aquele dia. E eu e você aprendemos o que com a experiência de Pedro?

Porque você crê que Jesus respondeu a Pedro: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Acredito que foi porque Pedro permitiu que satanás colocasse pensamentos na mente dele, que não procediam de Deus. Cada um de nós que somos seguidores de Jesus Cristo, temos que pedir sempre discernimento se aquilo que veio em nosso coração para falar foi inspirado pelo Espírito Santo ou se veio de outra fonte. Grande lição a ser aprendida. Glórias a Deus. Jesus tem paciência em nos ensinar, aleluias. Glórias a Deus por isto.

 

Missionária Antonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM