Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












março 17, 2014

21ª Lição = A fé de Abraão é provada.

21ª Lição = A fé de Abraão é provada.
 

(foto tirada da net)
 
A paz amados visitantes, de longe e de perto, que Deus te abençoe hoje e sempre. É pura benção poder falar mais um pouco sobre Abraão. Lemos no capítulo 22 de Gênesis que Deus prova a fé de Abraão; acredito que Deus também prova a minha fé e a sua.
 
Vamos ler a passagem de Gênesis 22:1-19[1]:
1  E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3  Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4  Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5  E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6  E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7  Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8  E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9  E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10  E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11  Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12  Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13  Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14  E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
15  Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16  E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17  Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18  E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
19  Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
Lemos nesta preciosa passagem que Deus provou a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Deus chama Abraão pelo nome, e Abraão respondeu, Eis-me aqui. E a minha primeira indagação é, como que eu e você respondemos quando nosso Deus nos chama; quando Ele quer falar conosco? E talvez você pode pensar, mas e Deus faz isto conosco atualmente também? Eu acredito que sim, Deus também um dia chamou a Samuel quando ele ainda era novo. E ele cria que era o sacerdote Eli que estava chamando ele, e ele foi se apresentar a ele. Mas, Deus mostrou a Eli que Ele queria falar com Samuel, e este então apenas diz: a próxima vez que você ouve a voz te chamando diz: Eis-me aqui. Isto é uma resposta de prontidão, mostrando que estamos dispostos a ouvir. Nem sempre o ser humano está diposto a ouvir a Deus. Devemos nos treinar diante de Deus e nos submeter a Ele, para que quando Ele quer falar estamos à disposição; prontos para ouvir.
E Deus diz a Abraão: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Isto era uma grande prova, e fico imaginando como eu ou você teria reagido se Deus pedisse isto de um de nós. Muitas vezes Deus permite que um de nossos filhos falece, e Deus o leva para a glória quando eles ainda são novos, e sofremos quando isto acontece. Eu acredito que em seu íntimo Abraão também sofreu, porém ele agiu pela obediência a Deus. Nesta altura Abraão já havia aprendido o suficiente que quando Deus promete, com certeza Ele cumpre.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longeAbraão sabia onde ele deveria ir fazer este sacrifício, Deus estava guiando ele em tudo isto. E o que mais me impressiona é que ele diz a seus moços: “Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.”  Pela fé ele falou fica aqui, eu vou com meu filho e quando agente tiver adorado, nós vamos voltar para vocês. Ele não disse, eu vou voltar e sim, havendo adorado tornaremos a vós.  Agiu na fé, falou pela fé e vemos que com certeza isto era difícil, mas fez.
No verso 6 em diante diz: E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.   Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?   E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
Eu fico imaginando como deve ter sido difícil para Abraão ouvir seu filho dizer: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?   E pela fé Abraão lhe responde: “Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.”
Enquanto estamos andando e sabemos que a prova virá e isto é difícil, mas pensa bem, na hora de ele colocar o filho no altar. Abraão edifica o altar, e ele pôs a lenda em ordem, e depois disto ele amarrou a Isaque seu filho e o deitou sobre o altar em cima da lenha. Para mim é impossível imaginar o que possa ter passado pelo coração do Isaque nesta hora,  mas por um lado penso ele deve ter lembrado seu pai sempre lhe contar as lições sobre a fé. Mas, por outro lado o desespero deve ter batido no coração dele. Meu pai vai me sacrificar?? Meu Deus o que ta havendo, se meu pai te serve, me liberta disso!!! Socorro Deus. Mas, não vemos nada disto acontecer, pelo menos a Bíblia não relata nada disto. Tudo isto era uma prova de fé para ambos, tanto Abraão quanto Isaque creio eu.
 Em seguida lemos que quando estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.  Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Agora Abraão aprendeu uma nova lição com o seu Deus. Abraão pôde aprender que Deus na verdade não queria que ele realmente sacrificasse a seu filho; mas, apenas estava provando ele, se ele amava o filho mais que a Deus.
Verso 13:  Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
 Esta experiência marcou um novo começo para Abraão. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Uma grande lição que todo ser humano pode aprender disto, é o fato que quando Deus te pede algo, Ele realmente provê tudo que necessitamos para passar pela prova. Nós apenas temos que confiar e obedecer. Temos lições onde alguns servos de Deus não obedeceram totalmente a Deus, e tiveram que aguentar as consequências. Para Saul Deus disse que obediência é melhor que sacrifício.
Em seguida vemos que  o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,  E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.  Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
Que preciosa lição Abraão aprendeu. A minha pergunta é se Deus decidisse provar a mim e a você, qual seria o final da história? Será que Deus poderia registrar em sua Palavra como fomos obedientes a Ele e isto tudo trouxe a glória a Ele; para o bem da humanidade?
Medite nesta preciosa lição enquanto o Espírito Santo ministra ao seu coração.
A paz do Senhor Jesus,
Missionária Antonina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM