19ª Lição = A importância da intercessão com perseverança.
Paz amados visitantes e alunos, amigos e amigas em Cristo Jesus. Grande é a nossa alegria vendo todos vocês vir visitar nosso blog para ler as preciosas mensagens que Deus nos dá em sua Palavra. Hoje estaremos aprendendo mais um pouco. Em Gn. 18 temos uma passagem onde pela primeira vez vemos Abraão interceder seriamente pela cidade onde o sobrinho morava. No versículo 17 lemos que o Senhor fala: Ocultarei eu a Abraão o que faço? Em algumas traduções isto é escrito em forma de pergunta. Na NIV em Inglês vemos que é em forma de pergunta.
Nesta passagem vemos que Deus vem e diz que vai avaliar como está a cidade e ele avalia a promessa feita a Abraão e depois disto o relato que Deus faz que por causa de Abraão que Ele havia prometido que iria se multiplicar numa grande nação através da promessa de Deus. Abraão começa a interceder pela cidade, e creio que é impressionante como Abraão fala com Deus sobre esta cidade.
Vamos ler:
Gênesis 18:
(Em Inglês) =.17 Then the Lord said, “Shall I hide from Abraham what I am about to do?[1]
( Em Português) =17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,
18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?
19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.
20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
26 Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
33 E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.[2]
Abraão intercede pelo povo da cidade e questiona Deus se houver 50 justos na cidade, se Deus iria destruir a cidade. Incrível como Deus aceita a negociação por causa da insistência de Abraão. Deus ouve ele, enquanto está ali na presença de Deus pedindo pela cidade. E Abraão várias vezes pede para Deus, se atreve a falar novamente, e ele insiste a falar repetidas vezes pelo bem estar da cidade por causa da quantia de justos que possa ter lá.
O que eu gostaria de ressaltar aqui hoje é o fato que a Igreja de Jesus Cristo tem muito poder na oração. O poder da intercessão é ilimitada. Enquanto uma pessoa está diante de Deus pela fé verdadeiramente; Deus ouve. A Palavra de Deus nos dá inúmeras passagens onde diz que Deus ouve a oração do justo. Diz também que tudo é possível ao que crê. Abraão cria que se ele fosse falar com Deus, que Deus ouviria ele, e de fato ouviu. Em Mateus 21:22 “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.”
Heb. 13:8 - Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, e a mesma maneira como Ele agia com seus filhos no começo assim Ele faz agora também. Quando buscamos a Deus pela fé e intercedemos pelo próximo, Deus ouve. A Palavra diz também: Jer. 33:3 - Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
Agora minha indagação é:
1. Quantos de nós alcançou de Deus o que pediu?
2. Quantos de nós fomos perseverantes na oração?
3. Quantos creram como o pai Abraão?
4. Quantos tiveram fé para ir e interceder por uma cidade que a maioria fazia o que é mau?
5. Quantos de nós somos perseverantes na intercessão até que alcançamos de Deus o que pedimos?
6. Será que Deus faz questão de ouvir a você e a mim da mesma feita como fez com Abraão?
7. Quantas vezes insistimos com Deus como Abraão fez?
8. Quantas vezes nos baseamos naquilo que Deus diz quando oramos?
9. Quantas vezes razoamos com Deus igual Abraão fez?
10. Você já leu algum verso na Bíblia onde Deus nos convida e diz: Vinde e arrazoamos?
11. Quantas perguntas vieram a sua mente enquanto você leu esta lição?
Se Deus é o mesmo, e se Ele deseja que nós chegamos a Ele, porque tão poucos oram de verdade. Oração baseado verdadeiramente na Palavra de Deus. Faça uma indagação e veja em quantas áreas você ora biblicamente. Você sabe se de fato sua oração é Bíblica? Eu questiono isto, porque eu percebi uma época atrás que a forma que eu orava não era bíblico, e comecei a buscar na Bíblia passagem que nos ensinam como devemos orar; e percebi o quanto mudou o resultado de minha intercessão.
Se chegarmos à presença de Deus conforme Ele nos ensina, Deus tem prazer em nos responder. Vamos buscar ao nosso Deus conforme sua Palavra nos ensina e creio que teremos respostas assim como Abraão teve. Deus disse, se eu encontrar a quantia de pessoas que você me pediu eu não vou destruir a cidade. Deus atendeu a oração de Abraão e Ele atente também a sua e a minha. Esta é a promessa na Palavra de nosso Deus.
[1] http://www.biblegateway.com/passage/?search=Genesis%2018&version=NIV
[2] http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?act=ler&cap=18&livro=Gen&ver=ACRF&modo=0&form=basic
Nenhum comentário:
Postar um comentário