Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












dezembro 14, 2013

9ª lição – Fé e paternidade se aprende.

9ª lição – Fé e paternidade se aprende.


Nesta lição de Abrão, veremos  que tem duas coisas que ele aprendeu com Deus. A primeira lição era ter fé em Deus, e a andar nesta.   A  segunda coisa que Abrão aprendeu é a paternidade. No início ele não teve filhos, mas teve um sobrinho, e para este sobrinho ele era uma figura paterna.  Fé e paternidade. Na trajetória do capítulo 12 lemos que Abrão tentou fazer as coisas, primeiro da sua maneira e quando se deu conta que isto não deu certo, ele invocou a Deus.
Leia Gênesis 13 online se você não tiver uma Bíblia disponível aí onde você está:    http://www.chamada.com.br/biblia/index.php?pesq=Genesis+13&ver=ACRF&modo=0

Quando Abrão estava lá com Faraó, este lhe deu gado e muitas coisas e na verdade a Bíblia não nos diz quanto tempo ele permaneceu lá; mas, no capítulo 13 já diz que ele era muito rico. Obviamente deu tempo de crescer em número e potencial, tanto ele quanto seu sobrinho Ló. Eles eram ricos, e tinham funcionários, que na época eram escravos. Cresceram tanto que numa pequena meia água não dava pra viver mais unidos. Meia água pra quem não conhece esta expressão, (rsrsrsrs) é uma casa unida com a outra onde as duas tem uma parede em comum; que une as duas casas pra economizar material. Antigamente quando eu era nova existiam muitas destas casas. Abrão cresceu em número de família... mesmo que ele não tinha filhos. Abrão unia a si a todos a quem ele cuidava. Eram servos e servas e sobrinho e família.
Abrão aprendeu que existe mais coisas envolvido quando se cresce em número e também nas aquisições, e encontrou a primeira dificuldade para lidar com a circunstância. Hoje queremos nos deter em alguns versículos deste capítulo para aprender uma preciosa lição; mas peço leia o capítulo inteiro para sua meditação.
Versos 5-9:
5  E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
6  E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
7  E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
8  E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9  Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.

Separação, se você vai pra lá eu vou pra cá!!!

Muitas vezes a melhor ação é separação. A separação é dolorosa geralmente para o filho ou filha que é tipo forçado a ir começar sua vida sob os próprios pés. Ou como se diz aprender a ser um bom mordomo de suas coisas e ter a responsabilidade pelas coisas que tem, faz e produz. Parece dureza da parte de Abrão dizer pra ele se você vai pra esquerda eu vou para a direita. Mas, creio que Abrão agiu de acordo com o que Deus lhe falou quando ele invocou a Deus, um pouco antes como diz no verso 4. Ali não está descrito o que Abrão falou a Deus na hora da invocação; mas, penso que pela sua sabedoria ao agir com Ló, percebe-se que ele deve ter buscado a Deus sobre isto.
A primeira linda lição de paternidade temos nesta passagem, Abrão faz questão de fazer Ló ir começar a enfrentar a vida como autônomo. Ló dali para frente era responsável pelas suas ações, e não tinha mais Abrão ali para responder pelas decisões da família. Agora Ló virou chefe de sua família, e ele apenas havia aprendido observando seu tio até naquele dia.  Pela fé Abrão incentivou a Ló iniciar com coragem sua caminhada como chefe de família. E vemos posteriormente que aquela região tinha muitas pessoas que precisavam a Deus. Era uma terra que era sedenta por Deus, o povo lá precisava Deus; e, se Ló tivesse levado Deus para lá, talvez os resultados teriam sido diferente.
Abrão fez questão de mencionar para que não haja contenda, nem entre nós e também não entre nossos funcionários. Que exemplo lindo de um patriarca, ensinando uma vida pacífica, ele ensinou a boa paternidade, agir pela fé pois primeiro invocou a Deus, e também ensinou ser um bom mordomo. Tudo isto faz parte de aprender andar por fé e também aprender a paternidade. Esta paternidade vem de Deus; pois Deus é nosso Pai Celestial, e devemos aprender agir desta forma com nosso povo também.
Deixa eu te perguntar algo:
Quais lições você aprendeu na vida até hoje que mudaram a sua história?
Porfavor deixa um comentário aqui nesta lição nos contando, e lembre alguém que irá ler teu comentário poderá aprender com isto, conforme aprendemos com Abrão, amém?

 

Abraços em Cristo Jesus,

Miss. Antonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM