(foto tirada da net)
Paz amados visitantes e alunos. Deus seja convosco. É uma grande alegria podermos continuar os nossos estudos sobre o Pai de fé = Abraão. No Manual Bíblico de Halley temos uma linda descrição sobre o chamado de Abraão; página 87 lemos sobre isto. “ORA, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn. 12:1-3).
Aqui a partir deste capítulo começa a redenção. Temos apenas indícios dela no jardim do Éden (Gn. 3:15). Agora, 400 anos depois do Dilúvio, Deus chama Abraão para ser o fundador de uma nação por meio da qual Deus concretizaria a restauração e a redenção da raça humana. Deus prometeu a Abraão, homem justo que creu em Deus, e não nos ídolos dos povos que o cercavam, que seus descendentes herdariam:
1 – herdariam a terra de Canaã.
2 – seriam uma grande nação.
3 – seriam uma benção para todas as nações.
“1 DEPOIS destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.”
A Palavra de Deus veio a Abraão em visão: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”. Esta promessa serve de fundamente para o restante da Bíblia, se abrirmos em Gálatas lemos que os da fé são descendentes de Abraão.
Gal 3:7,9 - “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.”
“Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” (Genesis 15:1,5,6). Deus diz a Abraão não temas, eu sou teu escudo. Pensa bem o próprio Criador do Universo... Àquele que nos criou, diz: Não temas, eu sou teu escudo. Sou eu que te defendo. Se estivermos em Cristo e Ele estiver em nós, esta promessa também é para nós e Deus diz o mesmo para você e para mim. “Não temas eu sou te escudo”.
Deus diz que Ele é nosso galardão, a recompensa por confiar Nele, = “não temas”. Gostaria de lhe perguntar algo; “Por acaso você teme algo em tua vida, ou em teu futuro?” Alguma vez você já se deu conta o que isto de fato significa ter o próprio Deus como escudo e galardão de sua vida? Acredito que nem Abraão no início entendeu tudo, porém ele decidiu confiar em Deus e seguir Ele. Vemos que entre as promessas que Deus fez para ele estão as seguintes:
- e o abençoarei
- tornarei famoso o seu nome
- você será uma benção
- abençoarei os que o abençoarem
- amaldiçoarei os que o amaldiçoarem
- Benção divina para os judeus, bem como para os gentios
- a promessa é eterna
- reis descendentes ocuparão Canaã
- Deus será o Deus de Israel para sempre
A Bíblia se refere a Abraão em muitos livros, e vemos que Abraão não era forte, correto e perfeito desde o início e nem foi ele que conquistou todos estes méritos para ser abençoado assim. Deus o chamou e Abrão o seguiu. Deus falou e Abraão ouviu. Quando Deus o chama Ele diz: “Não temas, eu sou teu escudo”. Deus diz o mesmo a você e a mim. Agora, se analisarmos nossa fé e nossa vida. Será que nós alcançamos o mesmo resultado do que Abrão? Abrão não sabia o que estava adiante dele, ele não sabia o que ele iria enfrentar. O futuro era desconhecido para ele. Abrão não sabia nada daquilo hoje lemos como a história dele. Tudo era oculto ainda. Muitas pessoas se defendem dizendo: ah, mas eu não faço ideia de como será minha vida como posso prosseguir? Abrão também não tinha ideia nenhuma a não ser do fato que Deus o disse: “Sai da tua parentela e farei de você uma grande nação, vai para a terra que eu vou te mostrar.” Ele não ganhou a passagem na mão dele, com o nome do destinatário lá dentro, Deus apenas disse que iria conduzir ele, para onde deveria ir. Deus prometeu a Abraão:
- Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar.
- Assim será a tua descendência.
- E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
Abraão creu em Deus, e isto foi-lhe imputado como justiça. Temos um grande exemplo na vida de Abraão, e vamos aprender muito nas lições a porvir sobre isto. Hoje Deus também diz a mim e a você: não temas, eu sou teu escudo. Deus te abençoe.
A paz do Senhor Jesus seja contigo; Miss. Antonina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário