Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












agosto 31, 2013

5ª lição sobre Esther – Usando de sabedoria para ter vitória


5ª lição sobre Esther – Usando de sabedoria para ter vitória.

Paz amados, neste dia de sábado queremos nos reunir e contemplar o capítulo 4 de Ester.  Temos uma grandiosa lição para aprender neste capítulo. Que Deus possa nos abençoar e que possamos aprender a usar de sabedoria, para que nosso status não nos suba a cabeça; e sim, que possamos usar igual Ester fez para beneficiar o povo sobre o qual fomos colocados. Ester aprendeu com Mardoqueu a ser sábia naquilo que ela iria fazer. Quero fazer questão de postar o capítulo todo aqui para você poder ler.

Ester capítulo quatro:
1  QUANDO Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;
2  E chegou até diante da porta do rei, porque ninguém vestido de saco podia entrar pelas portas do rei.
3  E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.
4  Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.
5  Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.
6  E, saindo Hatá a Mardoqueu, à praça da cidade, que estava diante da porta do rei,
7  Mardoqueu lhe fez saber tudo quanto lhe tinha sucedido; como também a soma exata do dinheiro, que Hamã dissera que daria para os tesouros do rei, pelos judeus, para destruí-los.
8  Também lhe deu a cópia da lei escrita, que se publicara em Susã, para os destruir, para que a mostrasse a Ester, e a fizesse saber; e para lhe ordenar que fosse ter com o rei, e lhe pedisse e suplicasse na sua presença pelo seu povo.
9  Veio, pois, Hatá, e fez saber a Ester as palavras de Mardoqueu.
10  Então falou Ester a Hatá, mandando-o dizer a Mardoqueu:
11  Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que todo o homem ou mulher que chegar ao rei no pátio interior, sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, salvo se o rei estender para ele o cetro de ouro, para que viva; e eu nestes trinta dias não tenho sido chamada para ir ao rei.
12  E fizeram saber a Mardoqueu as palavras de Ester.
13  Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
14  Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
15  Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
16  Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.
17  Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou.
 
A situação toda começou se agravar contra os judeus porque Mardoqueu se recusou a inclinar diante de um ser humano que queria ser aplaudido de tal forma que o povo se inclinasse diante dele e se prostrasse cada vez que passassem por ele. Mardoqueu decidiu que ele não iria manchar sua conduta diante de Deus. Gostaria de ressaltar aqui que cada filho de Deus deve buscar sabedoria de Deus como proceder quando nos encontramos em situações assim. Procure a Deus e sua sabedoria para saber o que falar e o que a dizer, antes de agir; para não se expor de ridículo e para também não expor nosso Deus a ser caluniado pela falta de sabedoria nossa.

Eu creio que Mardoqueu fez isto em obediência a Deus e claro, ele teve que encarar as consequências disto. E, ele ensinou a Ester também como agir em sabedoria, e alertou ela do fato que não foi por acaso que ela chegou ao posto onde ela estava. Ele a mostrou que ela tinha uma importante posição nisto tudo, e ela poderia transformar tudo em benção se ela obedecesse a Deus e agisse cautelosamente com sabedoria. No verso 13-14 lemos que ele diz: “Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?”
 
Sabemos pela leitura que Ester foi jejuar e fez conforme ela combinou com seu pai Mardoqueu e na próxima lição vamos estudar como isto aconteceu, mas, hoje quero te perguntar algo: “Você se encontra em alguma situação parecida com a de Mardoqueu na qual você decidiu agir de certa forma para honrar a Deus e agora parece que tudo se virou contra você?”  Talvez você não tenha saída segundo seu pensar, mas creia- me Deus proverá de um meio de você poder agir e continuar agindo de tal forma que o povo de Deus será abençoado através disto. Sim, pagamos um preço alto para ser um embaixador do reino dos céus aqui na terra. Mas, o preço que Jesus pagou por nós era muito maior.  

Mardoqueu e Ester agiram corretos. Primeiro buscaram a Deus para buscar sabedoria e a benção e proteção de Deus para poder ser posicionar contra os opressores do povo de Deus. Oraram, jejuaram e agiram conforme Deus mostrou. Vamos aprender com eles a agirmos assim também, amém?
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM