A Defesa contra os Adversários.
Construindo os muros, Neemias e os seus companheiros da cidade de Jerusalém. Sempre desde o A.T. cada vez que um ser humano se dispõe para obedecer a Deus, levantes surgem; e não era diferente com Neemias. Os inimigos se levantaram muito rapidamente. Os Moabitas, amonitas, asdoditas, árabes e os samaritanos recém-importados que agora possuíam a terra – fizeram oposição astuta e amarga contra a reconstrução dos muros de Jerusalém. Neemias, porém, com fé em Deus, armou e dispôs seus homens estrategicamente e levou a obra adiante sem interrupção, de dia e de noite. E, a despeito de todos os obstáculos, o muro foi terminado em 52 dias. Quase um século e meio depois de sua destruição em 586 a.C. Jerusalém voltou a ser uma cidade fortificada. (Manual bíblico de Halley, página 244).
Lendo o capítulo 4 de Neemias você pode constatar que quando os inimigos ouviram que Neemias e seus homens estavam erguendo os muros e trabalhando para ser uma cidade fortificada, o inimigo veio zombar deles.
- Na vida de cada cristão acontece isto, se por um tempo nos desviamos da igreja, e seguimos nossos caminhos; e ai ao ouvir Deus nos chamar de volta, obedecemos o que acontece?
o O inimigo começa usar os que nos rodeiam para zombar de nós.
o Vão falar mesmo que você volta para a igreja, você vai achar que agora que tava acostumado com esta vida aqui fora você vai ser feliz e realizado?
- Qual foi a resposta de Neemias? Neemias ora. 4:4-5 lemos e Neemias ora dizendo: “Ouve, ó nosso Deus, pois estamos sendo desprezados; caia o seu opróbrio sobre a cabeça deles, e faze que sejam despojo numa terra de cativeiro. Não lhes encubras a iniquidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois te provocaram à ira, na presença dos que edificavam.”
Nos versos seguintes constatamos que assim eles edificaram o muro e todo muro se fechou. Vejo que a estratégia de Neemias era feita pela fé. E observamos que Hebreus 11:1 diz que a fé é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que se não veem. Neemias esperava concluir todo o trabalho dele, e ele fez isto primeiro buscando a Deus em oração. Depois disto ele foi reuniu seu povo e agiu conforme Deus o havia orientado enquanto buscava Deus.
O que podemos aprender neste capítulo?
- Buscar a Deus, confiar nele.
- Usar a estratégia que Deus nos dá, e não a nossa.
- Ter a convicção do fato que se oramos a Deus, Deus garante o bom resultado e não o nosso esforço.
- Neemias e os seus companheiros trabalharam unidos, conforme a estratégia que Deus os deu.
O corpo de Cristo deve trabalhar assim, a liderança busca a Deus, e age conforme Deus fala em sua Palavra e a revelação que o Espírito Santo dá a sua Igreja, o corpo de Cristo. Nós oramos, buscamos a Deus, e Deus nos mostra. Devemos então pela fé agir em cima da Palavra de nosso Deus tendo a firme convicção das coisas que esperamos, e ter a certeza que nosso Deus vai operar conforme Ele nos disse.
Ao analisarmos a oração de Neemias vemos que ele orou de acordo com que a Palavra de Deus nos ensina como Deus lida com aqueles que rejeitam a Ele. Se, o amado leitor tomar o tempo e ler em Hebreus 10: 26-31 lá você encontrará o seguinte: “26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? 30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Neemias estava lidando com o povo que havia quebrado a lei de Moisés, e ele e Esdras em seguida nos próximos capítulos buscam a Deus pelo seu próprio povo; mas ele orou no capítulo quatro contra os inimigos deles que buscavam a destruição deles.
A igreja de Jesus necessita aprender a usar as estratégias que Jesus ensinou aos discípulos como edificar a Igreja de Jesus aqui na terra. Faça uma pesquisa na Bíblia sobre o que Jesus disse como devemos agir. Depois, compare com aquilo que você vê de modo geral acontecer nas igrejas que você conhece. Estamos atualmente agindo igual Neemias nos fundamentando em cima daquilo que a Palavra de Deus diz?
Neemias se posicionou sobre a lei de Moisés, e Deus deu a ele e o seu povo vitória pelo fato que tomaram a Palavra de Deus como estratégia e a principal arma para o combate.
Na próxima lição vamos aprender qual foi a medida contra a usura que Neemias toma. Leia os capítulos 4 a 6 novamente para ter um panorama dos acontecimentos.
A Paz do Senhor Jesus,
Antonina Penner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário