observação: se vc gostaria de ter a apostila toda sobre este estudo, fale conosco, nos deixa um comentário e podemos lhe enviar em formato PDF
paz
Vamos analisar este amor um pouco. O Apóstolo João nos fala vede quão grande amor nos tem dado o Pai. 1 Jo. 3:1-3 lemos os seguintes versículos: “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
paz
Vamos analisar este amor um pouco. O Apóstolo João nos fala vede quão grande amor nos tem dado o Pai. 1 Jo. 3:1-3 lemos os seguintes versículos: “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
Vamos analisar então as prioridades deste amor:
1) Por causa deste amor, também fomos chamados Filhos de Deus.
2) Ainda não é manifestado o que havemos de ser lá na glória; mas quando for manifestado, seremos semelhante a ELE.
Você já ouviu aquele dito popular: “tal pai, tal filho?” Pois é, Deus quer que os filhos sejam tal qual ELE o PAI; cheios de amor, e que a motivação principal seja este amor. Porque se trabalhar no reino dele sem esse amor, nos tornamos semelhantes ao metal que soa, mas sem sentido.
Você quer ser alguém que faz as coisas sem sentido? Eu não. Por este motivo, vamos prosseguir em estudar o que o apóstolo nos ensina.
Quando vos reunirdes, ele fala no verso ou (I Corintios 14:26) – “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” Neste verso ele fala daquilo que os membros vão fazer quando se reúnem.
1) Que fareis, pois, irmãos?
2) Quando vos ajuntais, cada um de vós tem...
a. Salmo
b. Doutrina
c. Revelação
d. E termina a lista dizendo = Faça-se tudo para edificação.
- Principal motivação o amor do Pai, para que agente seja manifestado o que havemos de ser.
- Um tem um salmo, como vou aprender a ir lá na frente levar este salmo em benção, para que Deus me use na oratória? Muito simples, faça sua parte, vai lá na frente e faça a sua parte e permite Deus te usar. Se, você estiver no amor do Pai, você não irá apenas soar como metal, muito pelo contrario, aos ouvintes será música de nosso Deus.
- Segunda opção que ele fala, doutrina, agora é a vez de quem vai trazer a palavra da doutrina. Pelo que tudo indica, o que o apóstolo mostra aqui, vai levar a palavra, aquela pessoa que pela liderança foi indicada. Este é o ponto alvo de nosso estudo, a pessoa que foi designada a ir lá na frente para falar na unção de Deus.
Pondere um pouco, quantas destas respostas acenderam a ira de Deus, como o fez Moisés com sua conversa...
Um Orador Necessita ter visão.
Analisemos um pouco nosso exemplo o qual começamos a estudar. Moises antes de Deus transformar ele no líder que ele se constituiu; ele tinha uma visão muito pequena e medíocre. Não sabia avaliar os resultados a longa data dos seus atos.
a) Moises queria resultados imediatos = foi e matou o egípcio = Êx. 2:11-15
b) Conseqüência de agir na carne, pelo seu eu = teve que fugir para não ser morto.
c) Agir por necessidade imediata sem consultar a Deus, sempre resulta em tragédia.
d) Gl. 6:7 diz: “Não vos enganeis, de Deus não se zomba, o que o homem semeia, ele colhe.” Moisés semeou ação na carne e como ainda estava no mundo seu senhor era do mundo e à este Moisés obedeceu. O diabo falou a ele: “Não aceita isto, se vingue vai lá e mata esse que maltrata teu povo.”
e) Quantos de nós caímos na armadilha de satanás. E perdemos a benção porque agimos na carne sem consultar a Deus.
f) O que Moisés deveria ter feito, já que ele sabia que Deus o chamara para libertar seu povo?
g) Devia ter buscado a Deus em Jejum e oração para que Deus viesse falar e mostrar a solução.
h) Teve dois motivos porque a época de Moisés não era época de Deus.
i) Em Gn. 15:12-21 você pode conferir que quando Deus fez uma aliança com Abraão ele disse: “Gn. 15:13-16 - Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.”
j) Que por 400 anos o povo dele seria afligido, porque na quarta geração eles voltariam com grandes riquezas; e que a medida da injustiça dos amorreus não tinha que está completa. Moisés agiu antes da hora e sem permitir que os planos de Deus se cumprissem que ELE já havia predito e Deus não pode voltar atrás em sua palavra.
Porque estamos destacando este fato aqui? Muitos filhos de Deus cometem o mesmo erro que Moisés fez. Inclusive eu, já procedi desta mesma forma. Deus faz o projeto, ele precisa criar forma, igual uma criança no ventre da mãe durante a gestação. SE, nessa hora então agimos na carta, abortamos o projeto, que Deus plantou em nós.
Vamos visualizar você que está lendo essa apostila, ou talvez ouvindo o ensino no CD. Em qual época do chamado de Deus você está? NO início, mais ou menos na idade média espiritual, ou já tem maturidade para enxergar o que Deus faz em tua vida?
No Monte Horebe, ali Deus abriu os olhos de Moisés e falou, eu estou te enviando, agora era a hora. E Deus o constituiu diz a Palavra. Necessitamos esperar Deus nos constituir na obra onde ele nos quer colocar; e para isso necessitamos aguardar em obediência a obra de Deus em nós.
Não temos a visão que Deus tem, porque quando somos ainda jovens na fé, ou nenês recém nascidos em Cristo, ainda não enxergamos os fatos em vista da Eternidade que Deus nos prometeu. Tão pouco visamos o reino espiritual em muitas de nossas decisões. Moisés agiu pela mente dele, e fez um enorme estrago nos planos e projetos de Deus. Resultado; Moisés teve que viver quarenta anos no deserto.
Dar-nos o direito à expressão é conquistar a liberdade de ser, é tomar posse de novos territórios, é afirmar-se perante a vida, é transformar-se no encontro com o “outro”; isto é meu irmão, minha irmã, através da vida de Cristo em mim. É preciso aprender a buscar a própria palavra de Deus, como quem busca a própria identidade. Porém não esquecer que somos vasos que Deus usa para “EDIFICAR A IGREJA DELE”.
Compreender a dimensão do processo comunicativo é um caminho para compreender a própria vida espiritual; em espírito e em verdade. Deus deseja viver através de nós, e deseja nos usar para edificar a Igreja de Cristo na terra.
O mundo ecoa de acordo com as comunicações que estabelecemos com os nossos semelhantes. Somos o meio e o produto dessas relações. Será que de fato estamos transmitindo o amor eterno de nosso Deus, que flui através de nós?
Investigar a forma como revestimos e expressamos os pensamentos nos possibilita a análise das várias facetas de nossa personalidade, o que nos mostrará como atuamos; nos vários grupos departamentos em nossa igreja e em relação a reuniões sociais.
Esse é um mapa necessário, que fornece oxigênio para um mergulho interior e para uma aprendizagem desafiadora, tão necessária para nos tornarmos melhores como seres humanos para fazer a obra que Cristo nos confiou! O Salmista diz: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Sl. 42:11) Com certeza é um aprendizado desafiador conhecer-se por dentro, muitas vezes nem sabemos porque a alma se abate, assim como Davi falou aqui em sua oração. O mundo está cheio de psicólogos e psicanalistas tentando ajudar muitas pessoas a se entender. Só Deus nos conhece por completo, a cada ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário