Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 09, 2011

Lição 9 = De Ezequiel à Jonas, a Mensagem sobre Nosso Messias = Jesus

Ez. 34:23-24“E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.”
Nota Homilética: Davi é que as apascentará. Compare com o v. 15 “(Ez. 34:15) - Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.” que declara que o próprio Deus apascentará as Suas ovelhas. Jesus Cristo tem cuidado dos Seus na Sua qualidade de Filho de homem, tendo Sua plena humanidade na família real de Davi. (Mt. 1:6-16; At. 3:25) Ele mesmo se autodenomina do Bom pastor que cuida de suas ovelhas, e que elas ouvem a sua voz. (Jo. 10:11,14-15)
Ez. 37:24-25 Chama o Messias como o líder da casa de Davi
“E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.”
Uma Visão gloriosa do cumprimento final da promessa feita por Deus a Davi. Não somente será o Messias, descendente de Davi, e sim um bom pastor para o seu povo, como também os seus súditos viverão segundo as leis de Deus num reino de paz. Isto também está confirmado através da passagem de João 10:11,14-15.
Ez. 47:1-12 descreve ele como o Rio Vivificante – Ao descrever o reinado do Príncipe, Ezequiel apresenta um quadro de beleza transcendente do impacto vivificante da presença de Deus, com a imagem de um rio que flui, a partir do templo, para o mundo inteiro. Os rios de água viva através de quem crer, como ele falou a mulher.

Daniel

Os Quatro Reinos ou Impérios
Capítulo 2 de Daniel verso 44 “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.”
No decurso de quase seiscentos anos, desde Daniel até Cristo, houve quatro impérios mundiais: a Babilônia, a Pérsia, a Grécia e a Roma. Eles são descritos com exatidão na linguagem figurada do segundo capítulo de Daniel. Em Daniel 7, os mesmos quatro impérios são descritos com mais exatidão. Foi nos dias do Império Romano que Cristo surgiu; cumprindo-se desta forma a Profecia sobre o Messias, na sua vinda.

Oséias

Os Gentios serão incluídos. Os. 1:10  = No lugar onde se diz a eles: “Vocês não são meu povo”, eles serão chamados  “filhos do Deus Vivo”.
Aqui , Oséias repete o que já havia sido dito em inúmeras ocasiões, que o reino do Messias incluirá todas as nações.
Do Egito - Os. 11:1 Do Egito chamei meu filho. É uma maneira de dizer que parte da infância do Messias seria no Egito. Confere em Mt. 2:15.

Joel – O dia do Senhor

O Livro de Joel nos fala no capítulo 2:28 a 3:21 sobre o dia do Senhor, que se aproxima. Em Atos 2:17-21, Pedro cita este trecho do livro de Joel. Ele mostra que o profeta predisse e o que estava acontecendo ali em Pentecostes era a explicação dada no livro do profeta Joel. Deus havia dado ao profeta uma visão antecipada como haveria de ser no dia de Pentecoste e descreve isto em forma de mensagem. Uma figura profética da era do Evangelho. Seria um dia de juízo para as nações (3:12). Joel expressa semelhante juízo sobre as nações de seu tempo que eram inimigas de Judá: os sidônios, os filisteus, os egípgios, e os edomitas. (3:4,19).
Entretanto, significava mais do que isso. A grande batalha do vale de Josafá (tradicionalmente identificada como vale de Cedrom, no lado Leste de Jerusalém; 3:9-12) é mencionada em linguagem apocalíptica: a colheita está madura (v.3), o dia do Senhor vem no vale da Decisão (v.14) o Senhor rugirá de Sião [Jerusalém] (v.16), a terra e o céu tremerão (v. 16) e uma fonte fluirá da casa do Senhor (v.18) --- e tudo isso é uma continuação do pensamento de 2:28-32, que Pedro aplicou à era do Espírito Santo. Esse trecho, portanto, visto globalmente, parece ser uma figura da era cristã, na qual a Palavra de Deus, expressa no evangelho de Cristo é levada à totalidade da raça humana mediante as influências graciosas do Espírito Santo, serviria de foice para ceifar uma grande colheita de almas.  

Em Amós

Capítulo 9:11-14 O Trono caído de Davi será levantado, de acordo com este texto Israel será restaurado da mesma forma que a dinastia de Davi, na pessoa do Messias (Cristo). Mas, o governo do Messias não será limitado exclusivamente a Israel --- incluirá também os gentios. (v. At. 15:12-21.)
Jonas 1:17 --- Um Sinal de Nínive. Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe. Jesus interpretou esse fato como prefiguração de sua morte e ressurreição --- um sinal para o mundo inteiro (Mt. 12:40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM