Ministério Educativo Visão de Águias

Ministério Educativo Visão de Águias












abril 12, 2011

Lição 11 = Continuação o Estudo do Profeta Zacarias sobre o Messias

Em Jo. 1:43-48 Temos a passagem onde Filipe encontra Natanael e lhe diz que encontraram aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem os Profetas se referiam: “Jesus, o Nazareno, filho de José”. E Natanael pergunta: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? E este lhe responde, vem e vê. E quando ele chega lá, Jesus diz a respeito dele: Eis um verdadeiro Israelita, em quem não há dolo. Então no verso 49 este lhe responde: “Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.” As palavras que eles referiram aqui foram citadas em: Zacarias,Mq. 4:4 onde as promessas foram dadas a Jacó em Betel (Gn. 28:1-12) se cumprem em Cristo que é maior que esse patriarca, conforme Jo. 4:12. E 4:25 = “Messias” é um vocábulo aramaico que como “Cristo” significa “Rei Ungido”.  Confere Dn. 9:25,26; Sl. 2:6-7 “(Salmos 2:6) - Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.”
9:9 – “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.”
12:8-9 - “Naquele dia o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do SENHOR diante deles. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia.” = Isso se cumpriu na morte sacrificial de Jesus, num só dia, quando ele foi erguido, como a serpente de bronze, como já foi explicado, ele quando foi colocado na cruz, naquele dia ele tirou a iniqüidade desta terra; como também de toda humanidade.
Zc. 11:12-13 – “O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.”
(Mateus 26:14-15) – “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,” (Mt. 27:9-10)
Zc. 12:10 “(Zacarias 12:10) – “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.”
“(Zacarias 13:1) - NAQUELE dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia.”
Incrível como Zacarias descreve algumas das partes certinho sobre a crucificação de Jesus, hoje olhando para trás vemos que tudo se cumpriu em Jesus Cristo.
1 Pe. 1:10-1210     Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”

Malaquias

3:1; 4:5 nos fala que “Seria enviado um mensageiro, que prepararia diante do Messias o caminho.” Confirma em Mateus 11:7-14 Jesus, falando a respeito de João Batista, cita este texto de Malaquias e declara expressamente que se trata de João Batista.
Após isto vêm 400 anos de silêncio onde Deus fica quieto e não envia mais ninguém para falar com seu povo, e nesta época surgem 4 impérios diferentes que governam sobre Israel, mais precisamente Judá. Nestes 400 anos houve uma enorme mudança religiosa por causa dos impérios que estavam com o poder na mão. E todos os judeus também mudaram muito, mas sempre ainda crendo que um dia Deus iria enviar o Messias, como de fato crêem até o dia de hoje; e vão crer até o dia em que vão clamar: “Bendito é o que vem em o nome do Senhor.” Vemos cumprido aqui o que foi dito através de Daniel, dos quatro impérios. E com certeza o Messias nasceu no quarto império, o de Roma.

Assim terminamos o que o Antigo Testamento fala sobre este assunto, próxima mensagem começaremos com o estudo sobre o que o Novo Testamento fala de Jesus como Messias, sua Unção e sua Missão.
Deus te abençoe.

A. Penner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOD LOVES YOU - BY REV. BILLY GRAHAM